200 mil

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

200 mil

Mensagempor maxborn » 23 Jul 2010 02:58

Pessoal há um bom tempo venho planejando dar um passo um pouco maior e mais arriscado a fim de crescer financeiramente e enfim a oportunidade apareceu e com ela o primeiro desafio: conseguir 200 mil reais para iniciar o projeto. Porém não tenho (ainda) muito conhecimento sobre possibilidades de financiamentos, patrocinios, etc... Logicamente estou perdendo noites estudando tudo que é possível mas como acredito que os amigos são a força do sucesso resolvi colocar essa questão aqui pois quem sabe alguém que já tenha passado por momentos assim, possa dar umas dicas.

Abraços a todos e obrigado
maxborn
Bit

Mensagempor guest2003 » 23 Jul 2010 08:18

Max,

Pelo que pude perceber o assunto é serio e voce que opnioes reais do pessoal aqui, entao acho que o post ficaria melhor em outro lugar. (Estava no Boteco, coloquei aqui no Assuntos Gerais)

Vou move-lo.

[]'s
Editado pela última vez por guest2003 em 23 Jul 2010 11:35, em um total de 1 vez.
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor brasilma » 23 Jul 2010 10:50

Já tentou conversar com o pessoal do SEBRAE?
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor jean » 23 Jul 2010 12:15

Max,

Este assunto é bem delicado, pois é uma grana alta.
Bom, tenho um amigo que trabalha em um banco privado e a função dele é a de viabilizar financiamentos para empresas, e segundo ele existem várias linhas de financiamento para diversos tipos de projetos e claro diversas taxas de juro.
Seria legal você conversar com o gerente do seu banco e expor isso pra ele e tentar achar uma forma que se encaixe na sua necessidade.
Outro coisa que pode ser feita é você procurar a associação de micro e pequena empresas da sua região e se informar, pois eles tem os contatos de orgãos de investimento.
Outras fontes são bancos de desenvolvimento regionais, ou até mesmo o BB que tem vária slinhas de credito.
Outro, comoo brasilma citou, é o SEBRAE que também pode te dar uma orientação sobre isso.
[]
Jean

"Quem quer fazer alguma coisa, encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa."
Roberto Shinyashiki
jean
Byte

Mensagempor KrafT » 24 Jul 2010 15:10

Hum... Eu me conheço um cara que vai adorar ajudar a gastar isso daí... Dá para ficar uns meses sem trabalhar...

Mas usar esse dinheiro para fabricar algum produto eletrônico no "Brazil" é fria. Não dá nem para fazer um molde de injeção bacana, pq não sobra dinheiro para o resto.
KrafT
Dword

Mensagempor fabim » 24 Jul 2010 15:12

KrafT escreveu:Hum... Eu me conheço um cara que vai adorar ajudar a gastar isso daí... Dá para ficar uns meses sem trabalhar...

Mas usar esse dinheiro para fabricar algum produto eletônico no Brazil é fria. Não dá nem para fazer um molde de injeção bacana...

Hehehe, o meu novo emprego.

sou 100% responsavel por todo o projeto, o qual tem 2 anos e é FINEP.

200 Mil é só um dos 36 items do projeto....

Tipo, EU desenvolveria o produto por uns 10 contos...

Se você ver, o que vai atras de um produto para uma empresa tu ficaria doido..

Só de normativas, são 875 paginas...

DEFUDER
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor KrafT » 24 Jul 2010 15:47

Bom Fabim, sua resposta ficou dúbia... Mas interpreto que voce concorda que 200k não dá para fazer um produto inovador, exceto algo muito especifico e simples.

Quando há processos de homologação/certificação o furo é bem mais embaixo. Exemplo: Produto eletronico para vender para a Comunidade Européia.
KrafT
Dword

Mensagempor fabim » 24 Jul 2010 17:16

KrafT escreveu:Bom Fabim, sua resposta ficou dúbia... Mas interpreto que voce concorda que 200k não dá para fazer um produto inovador, exceto algo muito especifico e simples.

Quando há processos de homologação/certificação o furo é bem mais embaixo. Exemplo: Produto eletronico para vender para a Comunidade Européia.
,
Dúbia ? tipo turva ? de obscura e sem fundamento ? ou sem logica ?

Então gostaria que eu falasse assim.

Amigo, hoje em dia 200K num da nem pra pagar custas de certificação INPE, o qual é responsavel pelos testes EMI/RFI no BR.
Tome cuidado, para um produto ser desenvolvido, não pode apenas pensar em alguns equipos e seu salario para X tempo.
O buraco é muiiiiiiiiiiito mais embaixo, seja qual for a area.
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor guest2003 » 24 Jul 2010 19:05

Max,

No BNDES tem varias linhas de credito tanto quanto para inovação quanto para outros fins, da uma olhada na pagina deles.

O pessoal gosta de dar opnioes resumidas demais, não se apegue a isso não, va enfrente com sua ideia e não desista.

Já tem um plano de negocios detalhado? com certeza vai precisar de um para conseguir esta grana.

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor maxborn » 26 Jul 2010 01:38

Obrigado aos amigos pelas dicas! São de grande valia.

Já entrei em contato com o SEBRAE mas acredito que devido a natureza do projeto que envolve várias areas, senti uma forte polarização no direcionamento que nos forneceram. Mas com certeza é uma opção.

Já tenho o plano de negócio pronto e seguindo a dica dos amigos Jean e Guest2003 estou estudando as possibilidades do BB e BNDES.

Grande abraço
maxborn
Bit

Mensagempor albertorcneto » 27 Jul 2010 08:39

Serviria tambem?

http://info.abril.com.br/noticias/ti/4l ... 010-47.shl

So acho muito pouco provavel que compense bolar um produto com um financiamento bancario. Nao sei qual o patamar de juros no Brasil atualmente mas juros de 3,5% a.m. equivale a 51,1% a.a. e acho dificil algo que lucre mais do que isso. A nao ser a juros subsidiados, como o caso do BNDES.
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor mastk » 27 Jul 2010 12:57

Albertorcneto, 3,5% ao mes, esta muito baixo, na minha opnicao, tudo o que precissa eh de um desenvolvimento curto, para colocar o produto no mercado rapidamente.
mastk
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 27 Jul 2010 14:06

Curiosidade como voce chegou nesse "Back-of-the-envelope-calculation " de R$ 200.000,00 ?

Pergunto pois ja vi produtos nascerem sem nada e ja vi morrerem com empresas que tinham valores enormes financeiros para gastar devido ao PPB.

Procure trabalhar com dinheiro dos outros e não o seu. Se não tem dinheiro crie um network com quem tem ou um cliente que tem a necessidade e voce pode atender. Minimize o risco.

Conciliar ganhar dinheiro e satisfazer a necessidade projetar algo, geralmente são coisas que não combinam, tenha seu objetivo bem definido. Se for trabalhar com produto começe a pensar em parar de projetar e ate mesmo trazer de fora quando for mais viavel.

Boa sorte
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor fabim » 27 Jul 2010 14:15

EDSONCAN escreveu:Curiosidade como voce chegou nesse "Back-of-the-envelope-calculation " de R$ 200.000,00 ?

Pergunto pois ja vi produtos nascerem sem nada e ja vi morrerem com empresas que tinham valores enormes financeiros para gastar devido ao PPB.

Procure trabalhar com dinheiro dos outros e não o seu. Se não tem dinheiro crie um network com quem tem ou um cliente que tem a necessidade e voce pode atender. Minimize o risco.

Conciliar ganhar dinheiro e satisfazer a necessidade projetar algo, geralmente são coisas que não combinam, tenha seu objetivo bem definido. Se for trabalhar com produto começe a pensar em parar de projetar e ate mesmo trazer de fora quando for mais viavel.

Boa sorte
Edson

Isso mesmo, gaste o dinheiro dos outros.
Se não der certo, tu sai ileso...
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor KrafT » 27 Jul 2010 15:49

Como disse acima, voce pode até projetar algo em caixa patola, mas que diferencial isso vai ter?

Para conseguir um dinheiro do FINEP, a burocracia é bem grande e come de antemão uma parte do dinheiro ainda incerto. Ou seja: Voce vai colocar dinheiro na frente para quem sabe talvez conseguir o financiamento.

Também vejo que pouca gente dá bola às certificações. São processo caríssimos e demorados.

Eu já tive essa fase "oba-oba" vou fazer isso e ficar rico, mas não é bem assim. Se não eu venderia minha casa e ficaria rico sem fazer financiamento.

Como o Guest disse, precisa ter muito claro o que voce quer, aonde voce pode chegar e em quanto tempo.

Mas esse papo de velho não é gostoso de ouvir... O bom é saber que basta ir no meu amigo agiota, arrumar o dinheiro e todos serão felizes para sempre.
KrafT
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais