Prezado leard2006:
Respodendo a sua pergunta => segundo os livros e toda a teoria sobre familias TTL ... NAO FUNCIONA! Porque os niveis de tensao da familia HC sao DIRETAMENTE compativeis com os sinais provindos do PC (porta paralela), e os niveis de tensao da familia LS sao um pouco diferentes (DEPENDENDO DO CASO - da placa mae do seu PC, podem nao ser compativeis ...)
Mas vou lhe relatar minha experiencia propria ... Supondo que seu circuito opere pela porta paralela ...
Apos muito montar estes gravadores de uC via porta paralela, lhe AFIRMO o seguinte:
1) Realmente, o CI ideal e o 74HC244 (ou 74HCT244), MAS se o seu cabo da porta paralela for superior a 1,5 metros, e dependendo do nivel de ruido de 60 Hz na sua bancada, isto nao vai mudar em nada ... Ou seja: seu gravador NAO vai funcionar ...
2) Dependendo da placa me do seu PC, o 74LS244 PODE funcionar ... Vc tem que testar ... Pra ser mais especifico - no meu PC FUNCIONOU !
3) Use o cabo da porta paralela com NO MAXIMO 1 (UM) METRO !!!
Acredite, muita gente nao da a devida atencao a este detalhe (inclusive eu !), o que causa MUITOS problemas de ruido ... E o gravador nao funciona ...
4) Nao sei qual uC vc quer gravar, mas com um cabo de cerca de UM METRO, espetado na porta paralela, eu nem precisei usar este CI (74LS244), e consegui gravar NORMALMENTE um uC ATMEL AT89S8252 (Gravacao ISP) ...
5) Caso vc queira comprar um 74HC244 (ou 74HCT244), eu sugiro a AMJ Eletronica, em BH ...
6) Eu uso, com muito sucesso, este esquema de gravador ISP:
http://www.kmitl.ac.th/~kswichit%20/SPI ... Pgm37.html
Pro meu uso, este programa e DEZ ! Eu conecto os pinos da paralela diretamente no AT89S8252 e funciona BLZ ! Se vc quiser eu te mando o esquema de conexao dos pinos ...
7) Por mais simples e funcionais que sejam, TODOS os gravadores caseiros tem suas limitacoes ... Por exemplo: eu ate hoje nao consegui gravar (nenhunzinho mesmo ...) AT89S8253 ... Fazer o que ...
Tive que comprar um gravador Profissa ...
Espero poder ter te ajudado ...
E desculpe a acentuacao ... o teclado do meu laptop ta com pala !!!
Um abraco.
NbJ