Circuito Impresso

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Alexandro » 18 Jun 2010 14:10

Quer dizer que Jato de tinta na transparencia nao tem outra maneira de melhorar a nao ser sobrepondo ?!

Putz , vou ter q comprar uma Laser entao ?!

ou tem outro milagre ?!
Alexandro
Byte

Mensagempor ÁgioFelipe » 10 Jul 2010 18:28

Pessoal, estou querendo comprar esse FASTPCB para testar, vocês indicam? Ele funciona mesmo?
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor Beto_s » 10 Jul 2010 22:25

Nao querendo puxar brasa pra sardinha do Austrax , mas o produto é bom mesmo...
Já usei há muito tempo atras aquele Tecno tr### , funcionava mas era muito crítico para acertar , deixava aquele maldito véu ... e só dificuldade.

Tenho feito algumas pci bem legais , até dupla face ficou legal.
Agora adquiri o kit com mascara sold resist e tinta para identificação do lado dos componentes , esperando chegar para testar .

Recomendo!
Editado pela última vez por Beto_s em 11 Jul 2010 16:38, em um total de 1 vez.
Beto_s
Bit

Mensagempor Gilsom » 11 Jul 2010 16:35

Eu uso esta resina e ela é ótima.
Gilsom
Nibble

Mensagempor ÁgioFelipe » 27 Jul 2010 17:03

A minha Fastpcb chega amanhã e já estou me preparando para usá-la.
É, uma pergunta, no video tutorial ele fala que devemos usar um positivo e no pdf que ele me mandou quando comprei o produto fala em negativo, qual é o correto?
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor Gilsom » 27 Jul 2010 22:11

Você deve usar o fotolito negativo.

Gilsom
Gilsom
Nibble

Mensagempor Beto_s » 27 Jul 2010 22:15

Ou seja , a luz sensibiliza a resina que FICARÁ na placa após a revelação. Portanto o fotolito deve impedir de passar a luz nas partes que serão corroidas depois.

O mesmo se aplica para o processo da máscara verde ( solder resist ) .
Beto_s
Bit

Mensagempor ÁgioFelipe » 01 Ago 2010 09:58

O produto realmente é muito bom, aprovei.

Agora outra pergunta, na secagem da placa antes de expor a luz UV no manual fala do tempo apenas utilizando estufa que é em torno de 15 min, no caso de uso de secador ele não fala nada, eu testei uma vez com 30min e outra com 45min e a´última ficou melhor. Nessa parte do processo, o melhor é que a resina fique completamente seca?
ÁgioFelipe
Word

Mensagempor styg » 01 Ago 2010 13:56

ÁgioFelipe escreveu:O produto realmente é muito bom, aprovei.

Agora outra pergunta, na secagem da placa antes de expor a luz UV no manual fala do tempo apenas utilizando estufa que é em torno de 15 min, no caso de uso de secador ele não fala nada, eu testei uma vez com 30min e outra com 45min e a´última ficou melhor. Nessa parte do processo, o melhor é que a resina fique completamente seca?

Cara, ultimamente tenho tido uns problemas nesse processo da resina e talz.. nao sei se pelo frio que ta fazendo aqui em SC.. mas eu faço assim, peguei uma caixa de papelão e furei uma entrada onde boto o secador de cabelo, dai boto a placa ja com a resina aplicada dentro da caixa, fecho e ligo o secador, ela fica tipo uma estufa, dai deixo assim uns 15 minutos.

e sim, o bom é que ela fique beeemm seca.
Lucas
styg
Word

Mensagempor ky2003 » 04 Ago 2010 15:16

Alguém sabe como eu entro em contato com o Austrax ?

Essa tinta FastPCB me interessou bastante.

Entrei no site da Microtecnet, peguei o telefone e liguei mas ninguém atende e a caixa postal está lotada, tentei mandar um email mas o endereço contato@microtecnet.com.br
dá falha de delivery e o mail volta.
ky2003
Bit

Mensagempor verd » 05 Ago 2010 17:12

Também quero uma Austrax!
"Tem pessoas qua acham que sabem tudo....
eu já acho que não sei nada!!!"
verd
Byte

Mensagempor austrax » 06 Ago 2010 13:45

Styg quais os problemas vc tem enfrentado com o uso da tinta? Me informe por favor para que possamos resolvê-los.

ky2003 e Verd lhes mandei uma MP.

Abraços
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." (Henry Ford)
austrax
Byte

Mensagempor styg » 06 Ago 2010 17:48

austrax escreveu:Styg quais os problemas vc tem enfrentado com o uso da tinta? Me informe por favor para que possamos resolvê-los.

ky2003 e Verd lhes mandei uma MP.

Abraços

Austrax, na verdade, a única coisa que tem acontecido, é que tá demorando muito pra secar (mais de 30 minutos na minha estufa diy) com o secador, mas acho q é por causa do frio aqui no sul.

O problema de soltar o toner da transparencia na placa, ou é pela resina nao estar totalmente seca, ou por causa o enegrecedor. Não sei, as vezes dá pau, as vezes, não.

Também o fato de usar transparência pra jato de tinta, que tem aquela meleca e é mais fosca, aumenta bastante o tempo necessario sob luz UV para sensibilizar.
Lucas
styg
Word

Mensagempor austrax » 06 Ago 2010 18:20

Styg o aumento no tempo de cura da tinta (maior que 10 ~15 minutos a 70°C) pode ocorrer quando a espessura da camada está além dos 16µm máximos recomendados. Como você tem aplicado a tinta no laminado?

Para placas de até 20x20cm você poderá utilizar uma centrífuga com 1500rpm ou mais, para distribuir a tinta e conseguir uma camada com a espessura desejada. Basicamente você irá espalhar a tinta na placa e colocá-la para centrifugar por um minuto.

Para diminuir a viscosidade da tinta, se necessário, voce poderá pré aquecer o laminado a 35°C antes da aplicação. Para placas maiores ou aplicações profissionais, recomendo aplicar com tela serigráfica de poliester tipo T de 70 a 120 fios.

Na figura a seguir pode-se observar a camada "ideal" (A) que foi obtida com o processo de centrifugação que descrevi e a camada que provavelmente trará problemas de secagem e exposição (B). Use-a como referência.

Imagem

Abraços!
"Corte sua própria lenha. Assim, ela aquecerá você duas vezes." (Henry Ford)
austrax
Byte

Mensagempor styg » 06 Ago 2010 19:18

Pode ser esse o problema mesmo, minha placa não fica como o B que está muito exagerado, mas é um meio termo entre os 2.

Eu to aplicando com um pedaço de papelão com fita adesiva colada dobrada na ponta, como mostras num videos.

Desse jeito que eu faço fica difícil aplicar uma camada fina e uniforme perfeitamente, então acaba tendo que carregar um pouco mais para garantir uma placa livre de falhas.
Lucas
styg
Word

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais