Fontes Chaveadas 1

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fontes Chaveadas 1

Mensagempor MOR_AL » 25 Jun 2010 14:48

Olá pessoal!! Tudo bem?!

Estou iniciando um tópico, que gostaria que servisse de incentivo à criação de muitos outros por parte de vocês.
A idéia seria de criar mini tutoriais, de modo a transferir a nossa experiência adquirida, ao pessoal interessado no assunto.
Como sugestão, seria interessante criar um novo item, aqui no fórum, denominado “Tutoriais”.
Não sei das dificuldades de implementação que isso implica, portanto fica apenas como sugestão.
Como primeiro tópico desse empreendimento, gostaria de mostrar algo sobre fontes chaveadas. Informo que não sou expert no assunto, de modo que mostrarei apenas o que eu sei. Com esse intuito preparei o que seria o primeiro de uma série de passos, até entendermos como funcionam algumas das mais comuns, utilizadas na indústria.
O primeiro passo pode ser visto no arquivo a seguir. A medida do possível, irei acrescentando maiores informações.

Em tempo: Meu antivirus é o McAfee Total, portanto acho que não há problemas com vírus no arquivo.
[]'s

http://www.datafilehost.com/download-0bdd0ff8.html

Arquivo deletado. Mais atualizado adiante ...

MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 27 Jun 2010 10:24, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor kaoalex » 25 Jun 2010 18:49

Tudo bem Moris!
Sou seu fã! :wink:
Vou ficar de olho, pois sempre quis montar uma fonte chaveada!

Até +
kaoalex
Byte

Mensagempor fabim » 25 Jun 2010 18:57

Moris.

O grande problema de um cara conseguir fazer um trafo é:

1-°! Como o cara sabendo a area transversal, e a frequencia, consegue achar qual a maxima potencia, e qual potencia segura, o nucleo suporta.
2-°! Sabendo-se qual potencia precisa total, a frequencia que vai operar, qual a area real do nucleo para tal potencia em tal frequencia.

Se você só explicar o que é AL, indutancia, histerese, corrente de fault pelos ditos maximos 50% do ton da dada frequencia, resistencia de material, e gap, bemmmmm simplizim.
E fazer o 1 e 2, mais apurado, ai sim o negocio fica bom.

Eu aprendi mesmo por observaçao de informações, mais isso eu não explico pra ninguem, pois não sei nem como passar isso.. hehehe
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Jun 2010 19:45

Pessoal. Avancei mais um pouco.
O próximo item será fonte do tipo step-down, ou Vsaída é menor que Ventrada.
Caso ocorra alguma dúvida sobre o que foi escrito, é só perguntar. Se eu souber responder, eu respondo, ok??!!

http://www.datafilehost.com/download-e311b598.html

Arquivo deletado. Mais atualizado adiante ...

kaoalex.
Valeu! O caminho é longo, mas vamos aos poucos para andarmos junto.

Fabim.
... Cara! Que metralhada heim?!! Hehe! :lol:
Olha! Para saber tudo isso, leva um bom tempo. Pretendo mostrar antes, como funcionam algumas fontes chaveadas. Acho que é mais fácil entender que calcular. Depois é que eu poderia entrar na parte dos cálculos. Mas acho que seria melhor "pegar um atalho". Após entender como funcionam, pode-se pegar um montão de softwares das empresas do ramo, que elas calculam os valores dos componentes da fonte para você. O único problema é que costumam especificar os núcleos encontrados no exterior. Para quem não quiser comprar lá fora, tem um modo de "levantar as características" dos componentes e montá-los. Aliás, isso já foi feito em um outro tópico. É só procurar, pois ele vai ser usado aqui também.
[]'s
MOR_AL
Editado pela última vez por MOR_AL em 27 Jun 2010 10:24, em um total de 1 vez.
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 25 Jun 2010 20:30

metralhada nada.......

Só o 1 e 2, que é interessante.
O resto qualquer texto somente explicando o que é e como serve ja basta.

Veja, esses softwares de nucleos no exterior.

Solos Polvo de ierro, donde.
Los cabras safados dos fabricantes fazem igual a falecida sontag.

São putamente qualificados no que fazem, e conhecem quase que todos os testes possiveis para determinar um tipo de mistura, para um tipo de aplicação.

A infelizmente falecida sontag, disponibilizava para cada tipo de nucleo um XY de potencia em função de frequencia, e uma Z informando a temperatura de atuação...

Tipo, tu queria fazer uma fonte de 50W, para 35khz.

Tu ia lá nos EE ou EI, olhava as tabelas e achava um nucleo que em 50W e 35khz, ficasse bom nos XX°C.....

Os fabricantes de peito lá de fora, disponibilizam isso tudinho!!!

Agoa no bRAZIL, pé rapados, tem ideia e descobrem como fazer o nucleo, pressão temperatura de cozimento para cura, quais os materiais semi ligas, resinas dieletricas.........

Bom, ai fazem um forma igualzinha da mecanica lá de fora.
Ai, enrolam umas 20 espiras bem distribuidas, e aferem a indutancia a 0,25T em 1/10/20/30/40.......khz com um HP.

com isso acham a plotagem ideal do nucleo "kakakak", para frequencia de resposta, e assim fazem.

Indutancia encontrada / numero de espiras ao quadrado = AL.

ETC ETC.

Ai tu liga lá, AE IRMÂO, to kerenu um nucreo pra uma fonte de 50khz e 35W, qual tu indica.
R: Zóia Sr, o Sr que tem que olhar as informações nos datasheets e dizernos qual precisa.. HAHAHAHA

Olha isso aqui.

http://www.thornton.com.br/terminologia.htm

você sabe descrever com certeza o que é o "SUM I/A", ou FATOR DO NUCLEO.

Lembrando que.

SUM Corrente/Area efetiva transversal = fator do nucleo.

Se tirar por base disto.
Vai entender que.
Se pegar a area transversal e multiplicar pelo fator do nucleo, vai encontrar a maxima corrente suportavel para o nucleo.

Agora, lembra que o teste do nucleo foi em no maximo 35khz apurado, e 0.25T...

Ja f**** né ? rsrsrs

Cara, se eu pego o filho da **** que inventou essa sacanagem e não deixou o manuél pratico funcional, eu mato ele novamente.

CTRC

CTRL+V ABRAX

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 26 Jun 2010 19:38

Fabim.
Eu tenho esse manual impresso da Thornton, acho que da década de 80, se não for antes disso.
Confesso que o valor de Al nunca bateu com a prática.
Tenho diversos núcleos E deles. O que eu faço é testar com a corrente nominal. Coloco algumas espiras e vejo onde o núcleo começa a saturar. Aí uso um ponto de operação um pouco menor. Mas isso, espero que ainda vejamos mais adiante.
Quanto às suas perguntas, infelizmente ainda não poderei te ajudar, mas não fique estressado não. Se você quiser saber as respostas com antecedência, existe um livro que te ensina a calcular esses dados. O detalhe é que vai depender se você está usando apenas um quadrante da curva BxH (o primeiro) ou dois quadrantes (o primeiro e o terceiro). Para cada caso há uma expressão. São os casos de fontes do tipo flyback (1), forward (1) ou pushpull (1 e 3 quadrantes).
O chato desse ótimo livro, é que para fazer um projeto, você tem que ler (e entender) quase todos os capítulos e isso leva tempo. Por isso é que eu mencionei o atalho, via softwares dos fabricantes. Realmente não há necessidade de se aprender esta teoria toda. Bastaria saber como a fonte funciona e usar esses softwares. Como eu informei, nem tudo são rosas, os núcleos magnéticos são comercializados por eles, ou seja, importados.
Mas é como aprender a andar de bicicleta. Depois que se aprende e se esquece, basta um pouco de treino e tudo se ilumina. Hehe!

Em tempo: "Somatório I/A = Fator do núcleo [cm-1]
" ... O "I" é comprimento, que dividido pela área, dá a dimensão [cm-1].

Pessoal, depois de lerem o pouco do já apresentado, vamos ver como uma fonte do tipo Step-Down funciona, ok? Até agora foram menos de três páginas. Quase nada. Isso é o mínimo e começando praticamente do zero. Como estou tendo que reler e escrever, dá tempo mais que suficiente para acompanhar.
Assim que eu puder avanço mais um pouco.
Abraços a todos.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 26 Jun 2010 20:59

Morris, não são perguntas não!!!
São sugestões!!!

hehehe, eu ja tenho quase tudo referente a fonte SMPS, e até como escolher o nucleo para dada corrente em dada frequencia para dada máxima temperatura.

Abraços

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Jun 2010 07:18

fabim escreveu:.... hehehe, eu ja tenho quase tudo referente a fonte SMPS, e até como escolher o nucleo para dada corrente em dada frequencia para dada máxima temperatura.

Abraços

Fabim

Legal Fabim!
Se você quiser contribuir com a gente, posta o que você tem.
Melhor ainda se já montou algum componente magnético e teve bons resultados.

Pessoal, continua no endereço adiante:
http://www.datafilehost.com/download-c6e9d792.html

Vou deletar os arquivos anteriores a cada novo acréscimo, ok?

[]'s
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor fabim » 27 Jun 2010 12:22

Congractulatins morris.

é a primeira vez em uns 10 anos, que eu vejo alguém explicando algo tão didaticamente. Tipo como se estivesse presente, e conversando descontraidamente!!

Abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor MOR_AL » 27 Jun 2010 17:45

fabim escreveu:Congractulatins morris.

é a primeira vez em uns 10 anos, que eu vejo alguém explicando algo tão didaticamente. Tipo como se estivesse presente, e conversando descontraidamente!!

Abraços

Valeu, Fabim!! Já já tem mais.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 30 Jun 2010 14:05

Segue a continuação do projeto da fonte step-down.

http://www.datafilehost.com/download-5cd5daba.html

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 30 Jun 2010 19:50

Belo trabalho
Me fez lembrar do Jose Carlos Prates da CoilBras e as tardes que ficavamos discutindo construção de indutores e transformadores, as maluquices em 50Kv e os indutores que viravam capacitores, problemas sexuais.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor EDSONCAN » 01 Jul 2010 16:51

Não crei tutorial conforme o post sugeria, mas criei algumas ferramentas de ajuda e coloquei no site:

1) Calcula bobinas de nucleo de ar e pcb, esta dando alguns resultados estranhos, mas quando tiver um tempo verifico. Se alguem quiser ajudar mando o arquivo php com as formulas.
http://www.idroid.com.br/idroid-calculo-bobinas-ar.php

Em breve faço as de ferrite e etc.

2) Rastreadores
Essa meu amigo William da WLD Eletronica me ajudou muito
Ela mostra pontos no mapa do rastreador e um arquivo txt com o log:
http://www.idroid.com.br/rastreador-mos ... o-mapa.php
Para testar use 123456 no id.

Se quiser mandar algo use GET do rastreador ou o prompt do browser http://www.idroid.com.br/rastreador/idr ... essage=SOS

Crie seu id (maior que 4 digitos) que o sistema cria automaticamento o log.
Infelizmente terei que apagar de vez em quando devido ao espaço do servidor e pode ficar um ponto lento.

Se der alguem erro me desculpem

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor MOR_AL » 01 Jul 2010 21:01

É isso aí Edson!!
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 14 Jul 2010 23:31

Pessoal.
Estou com alguma dificuldade de apresentar um tutorial que calcule o projeto de um indutor para fonte chaveada. O processo correto daria muito trabalho e traria muitas dúvidas. Acho que não teria o aproveitamento que eu gostaria de transmitir. Por esse motivo que eu pensei em apresentar um método alternativo, que não chega a uma solução na primeira tentativa, mas que chega a uma solução e que é mais fácil de se entender. O método se baseia na geração das formas de onda encontradas nas figuras 1 e 2 do meu tutorial. Se você leu e entendeu o início do tutorial, então estará apto a entender esse método e saberá construir seus próprios indutores.
Ele precisa de um circuito que chaveie uma tensão cc sobre o indutor e um osciloscópio que mostre o comportamento da corrente através dele. Quanto ao circuito, não é crítico e acho que qualquer um de nós temos a maioria dos componentes retirados de sucata de fontes de PCs.

Adiantei o trabalho mais um pouco. Quem quizer, me envie uma MP.

Um abraço.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais