Duvidas sobre ARM

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Duvidas sobre ARM

Mensagempor rcakto » 26 Jun 2010 21:00

Bom, meu livro ainda não chegou por culpa da copa ( ODEIO FUTEBOL...) e estou com algumas duvidas lendo livros em ingles...

O que é coprocessador??

Pq falam tanto em baixo gasto de energia sendo que sua alimentação e de 3v3 +- 150mA?? Isso e baixo demais ja....
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 26 Jun 2010 21:27

baixo de mais pra ligar na força, agora imagine o seguinte.

Um cortex M3 rodando a 100mhz e com todos os perifericos desligados xupa que é de uva, entre 30 e 45mA.
Agora, um ARM7 rodando a 72mhz chupa entre 60 e 90mA.

Veja o seguinte, comparando a performance dos dois no quesito mA@mhz. O cortex é bem superior. Imaginando o seguinte.

Você tem uma aplicação que irá ser usada, por bateria e com um tempo improvavel mais que você sabe que tem que ser maior que X.

Se um ARM7 a 72mhz, e chupando entre 60 e 90mA, pelo clock da conta do recado, só que o consumo é alto.
Tu pode usar um Cortex M3, rodando a menos de 72mhz, que irá ter um consumo entre 20 e 30mA..
Chutemos 20mA.

Olha a **** diferença de 20mA, para 80mA... para ter a mesma performance de processamento!!! Isso faz toda a diferença em produtos embarcados onde existem exigencias conforme mencionei..

Agora Co processador é um Co processador oras..
É um peão, mal pago que fica do lado do processador para fazer coisas tipo calculos matematicos, etc..

Imagine tipo , um DUAL CORE, onde 1 é pra tudo, e o outro só pra calculos e alguma outra coisa onde o processador principal não precise ser oportunado...

Judo ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 26 Jun 2010 21:35

mais ou menos, n aparte de energia sim, mas no coprocessador não

ele e um componente externo ou interno?? se for externo me fala um modelo para eu correr atraz para maiores informações...
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 27 Jun 2010 12:09

rcakto escreveu:mais ou menos, n aparte de energia sim, mas no coprocessador não

ele e um componente externo ou interno?? se for externo me fala um modelo para eu correr atraz para maiores informações...

Antigamente, usava-se. Coprocessador externo.
Hoje isso não é mais usado!!

Esquece coprocessador, isso é coisa obsoleta.

Hoje em dia quando vai programar um PROCESSADOR que tem COPROCESSADOR, você nem sabe o que esta havendo, a IDE que faz tudo da melhor forma possivel...

E para de ficar lendo essas tranqueiras em sites antigos, sem noção...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 27 Jun 2010 13:18

vlw, me esclareceu bastante!!
pode deixar farei o possivel...
rcakto
Word

Mensagempor enigmabox » 28 Jun 2010 07:23

rcakto,

Antigamente na decada de 70 e 80 começaram a usar coprocessadores externos, para realizar calculos matematicos avançados. Tipos Intel 8231 e i8087, tipos motorola MC68881 e MC68882, entre outros.
Hoje, com o avanço da eletronica várias CPUs e MPUs possuem este nucleo coprocessador internamente.
Somente se justifica usar um nucleo com coprocessador se vc realizar muitos calculos matematicos de ponto flutuante.
Mesmo que a CPU ou MCU não possua um coprocessador matematico interno, pode realizar calculos matematicos avançados, simulador por software, mas levará mais tempo.
Agora, se o nucleo ARM possuir um nucleo coprocessador matematico interno, e não for utilizado em sua aplicação, somente haverá consumo maior de energia.
enigmabox

Voltar para ARM