Iniciante

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor fabim » 12 Jun 2010 12:57

rcakto..
Eu programo em.
ASM para PICS.
PASCAL - ANSI C- BASIC para pics

ANSI C "KEIL" para ARM7, CM0,1,2,3.....

Seguinte, sobre o ASM que ficou todo arrepiadinho lá encima...

Imagina um uC de 8 bits, com alguns alguns KB de flash, e algumas dezenas ou centenas de bytes de RAM. Onde exige o projeto, calculos matematicos, projeto enxuto no talo pra caber tudo, etc...

Agora imagine o seguinte.
um Cortex M3, com 32 bits, com 100mhz/1.15Dmips, perifericos com 100mhz, alguns com mais.. mult, div, sub, tudo via hw... 15 registradores gerais de 32 bits, e mais 2 registradores de N flags de status, e mais 512KB de flash, e 68K de ram......
Uma **** IDE super inteligente, KEIL "que ta cheio de bug no STDIO.H da versão 3.4 pra cima".

Que motivos você teria para aprender o ASM para esse cara ? Lembre-se usaria sim asm, para calculos complexos e de tempo precisos, fora isso nadinha de asm...

E o melhor!!
Lembra que no pic, você tinha até 4 bancos de flash/ram? Tinah que setar o PCLATCH ?

O ARM são 512Kflah pós os 68Kram.. tudo num barramento compartilhado... nada de ficar setando banco, medinho de criar buffer acima de 256bytes e perere...

Detalhe, e o Rodrigo,e os outros podem confirmar isso..

ARM é mais simples e facil pra trabalhar do que a maioria dos PIC´s.. Pode até parecer bobeira, mais eu estou participando de um projeto com o PROEX usando um cortexM3 e tirando até agua dele.. Dificuldade com o processador = 0.. mesma coisa que arm7, e muito mais facil do que se tivessemos de mexer com PIC, e ficar batendo cabeça pra ver como iriamos fazer pra caber dentro dele toda a aplicação...

Pergunta para o proex, o qual quis lhe ajudar lá encima, "acostumesse com o cabra, o bixo é meio doido mesmo".."olha quem fala "<< hehe

Se ele quer mexer com PIC de novo? Nem F¨%%¨#$, eu até pego uma coisa ou outra, mais somente consultoria pois o custo de um projeto com pic é mais caro do que um com arm...

E da licenciacia, que vou coomer um caneloni da hora que eu fiz agora;;;

Abraços meu, e não precisa se preocupar...
ARM mais facil do que PIC, pode acreditar...
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor RobL » 13 Jun 2010 15:35

O bom é que para tempos precisos, não precisa assembly. Tem o modo FIQ para tal.
Dependendo do compilador escolhido, dá para fazer um RTOS, simples ou complexo, todo em C.
Mais fácil que um PIC, concordo com a conotação, só se estiver de acordo em deixar o "init()" do compilador comer o quanto ele quiser(em torno de 8k de flash). Se não, vai ter que setar um montão de trapezungas, sabendo o que está fazendo. Nada tão difícil, mas tem mais detalhes a considerar.
Há muita coisa diferente, interrupções, portas, etc e o melhor é a facilidade para debugar.
Mas até para esses casos, de CM3 com pequena flash, o fabricante da IDE + compilador, já faz um trabalho legal, economizando o máximo de flash, dispensando asm (já pronto).
Onde o C não vai, depende do compilador (periféricos), vai de "like C" ou tem tudo pronto com asm inline (com cara de função), feito por expert.
Os casos raros, como funções matemáticas mui particulares, dentre outros casos específicos, aí pode até ser necessário asm. Trabalhar em assembly, mesmo para para esses casos, é extremamente complexo e trabalhoso, comparado a um micro simples como PIC, AVRs, etc.
Portanto é exatamente o dito pelo proex.
RobL
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Jun 2010 18:04

Olá pessoal, tudo blz com voces??
Bom, primeiramente venho pedir desculpas pelo desaparecimento... precisei me mudar com URGENCIA...fora que a porcaria do meu TCC esta me deixando sem tempo livre por culpa disso tb...
Congratulações para mim mesmo pois finalmente sai da vida de desempregado, estou trabalhando na CVST XD....

agora voltando ao assunto do topico.. comprei o livro que me recomendaram sobre microcontrolador ARM 32bits de um fulano que esqueci o nome e nao estou achando agora que comeca com a letra "F"

Com o decorrer dos meus estudos vou voltando aqui e passando assim talvez eu possa ajudar a algum iniciante como eu XD...

sobre o C/C++, por acaso o prorama KEIL usa linguagem C ou C#???
achei umas coisas na net que falam que ele so trabalha com C# mas aqui ninguem comentou isso.....

PS.: alguem por acaso tem conta no www.sonsivri.com, se tiver me passa invite to la na lista
nick rcakto

VLW por tudo pessoal!!
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 22 Jun 2010 19:29

Meo. fala sério, você tem disturbio bipolar né ?
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Jun 2010 21:20

fabim, pq?? não entendi aonde quer chegar??
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 22 Jun 2010 21:55

rcakto escreveu:fabim, pq?? não entendi aonde quer chegar??

hahahaha, to falando........
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor tcpipchip » 22 Jun 2010 22:01

"Porcaria de TCC" ?????
tcpipchip
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Jun 2010 22:02

Opa... erro VIOLENTO meu....

o livro que eu comprei e o
Tecnologia ARM - Microcontroladores de 32 Bits
Autor(es): Fábio Pereira

e esse cara e bem falado pra caramba... meu professor de eletronica digital me falo que ele manja de tudo... XD

malz ae.... ninguem e perfeito....

EDIT: nome errado do livro.. nem vi...copiei e colei do site da livraria....
Editado pela última vez por rcakto em 22 Jun 2010 22:04, em um total de 1 vez.
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 22 Jun 2010 22:03

tcpipchip escreveu:"Porcaria de TCC" ?????

!!!!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 22 Jun 2010 22:05

TCC = trabalho de conclusao de curso

to me formando em tecnico em eletrotecnica.
rcakto
Word

Mensagempor renatokodaira » 23 Jun 2010 12:05

o livro que eu comprei e o
Tecnologia ARM - Microcontroladores de 32 Bits
Autor(es): Fábio Pereira

e esse cara e bem falado pra caramba... meu professor de eletronica digital me falo que ele manja de tudo... XD

Jah que comprou o livro do Fabio, pra aproveita-lo melhor eu sugiro o kit ARM que ele mesmo vende, eh bem barato e ajuda pra caramba:

http://www.sctec.com.br/content/view/101/30/

Metade dos livros sobre microcontroladores editados no Brasil sao de autoria do Fabio, precisa dizer mais alguma coisa ?? Um cara super simples e super cabeça. Tenho o prazer de conhece-lo pessoalmente e os livros dele sao obrigatorios na minha estante.
renatokodaira
Byte

Mensagempor rcakto » 23 Jun 2010 13:32

renatokodaira,

Ae sera que voce não concegueria ver com ele se ele vende pessoalmente o kit não?? R$ 120,00 + sedex e muito para agora... so recebo meu primeiro salario dia 05/07 ou 20/07......
rcakto
Word

Mensagempor fabim » 23 Jun 2010 13:40

rcakto escreveu:renatokodaira,

Ae sera que voce não concegueria ver com ele se ele vende pessoalmente o kit não?? R$ 120,00 + sedex e muito para agora... so recebo meu primeiro salario dia 05/07 ou 20/07......

Cara, um conselho.
Com licença Deus.

Amigo, eu ja passei uns perrengue fodasticos, dividas absurdas, e não tinha dinheiro nem pro mercadim da semana. Minha esposa, me ajudava pra caramba, e nunca sobrava dindin pra comprar kit, nem livro nem nada.
E nem por isso eu deixei de aprender tudo que eu sei hoje.

Esse negocio de livro, kit, e o carai a 4....tudo coisa boba...

Não gaste com kit, com essas coisas.. Vais ver que vai ficar encostado no canto, e muiiiiiiiiiiiito raramente vai usar pra alguma coisa.

Eu aprendi tudo que eu aprendi, sobre uC e programação para os tais, brincando com IDES olhando projetinhos, olhando datasheets, lendo livros digitais que rodeiam a net, e com auxilio dos amigos.

Vai com calma, e não precisa se empolgar em sair gastando dinheiro com kits.
Vai lendo livros, brincando de debugar com o keil, brincando com o LPC2138 no proteus em 12mhz... vai assim, que vai aprender muito mais que ficar passando raiva com um kit..

Abraços

E fica tranquilo, faça sua parte, e deixe o restante com o tempo.

FK CM DEUS !!!
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor rcakto » 23 Jun 2010 13:49

Fabim, até que nao discordo com voce, mas no meu caso o livro eu ganhei de presente da minha tia ( o mulher santa ) e não to querendo abusar dela, por isso que o kit eu pago... se for para aprender mesmo ela paga, so nao paga se for besteira... tipo, video game, filme, e por ai vai... resumindo coisa para lazer proprio.... mas concordo com voce em relação de dinheiro gasto a toa depois de um tempo... mas no meu caso eu ja so meio osso duro de aprender so lendo... agora praticando eu acabo me interecando mais ainda sem contar no fato de me vangloriar por ter feito algo funcionar e mais interece de melhorar ou acaba adcionando mais cacareco nas protoboard ( pois acho que aquela placa e para ser usada em protoboard.... ).

Fuiz... apareceu um trampo para fazer aqui perto XD... fui dispensado novamente do servico.. o engenheiro falto denovo para ministrar o treinamento de benzeno :P .. nada melhor que ficar em casa e receber por isso....
rcakto
Word

Mensagempor renatokodaira » 23 Jun 2010 15:35

Claro, ele vende pessoalmente sim, voce vai ateh Joinville, passa na SCTEC que eh a empresa do Fabio e ele lhe vende pessoalmente. Eu fiz isso.
renatokodaira
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para ARM