Tem algum embasamento teórico este produto?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor MOR_AL » 22 Jun 2010 16:04

Bom.
Minha opinião:
1 - Pra você medir 90Hz e 120Hz no lugar dos 60Hz é muito estranho. A frequência é gerada na velocidade de rotação dos geradores. A massa desses geradores, acoplados às turbinas (caso de hidrelétricas) é qualquer coisa de fenomenal. Já estive próximo a geradores com cerca de 10m de diâmetro (aprox. em Itaiú, Salto Santiago e outro no norte do país). Acredito que deva chegar às dezenas de toneladas, alguns até, acredito também, com centenas de toneladas. Para haver um desvio de frequência de 1Hz nesses monstros mecânicos, seria necessário tanta energia que é quase impossível de conceber. Por outro lado, a estabilidade da frequência é muito melhor que a apresentada. Em raros casos é superior a 1Hz.
2 - O anúncio apresenta um equipamento que seria de excelente qualidade, no entanto, erram de forma elementar na unidade apresentada.
"Economia de consumo de kW", quando a dimensão seria kWh. Você economiza energia. Potência não é uma unidade apropriada, usada em elétrica ou eletrônica.

Se considerarmos que no anúncio consta:
"Conteúdo da embalagem:
1 - Filtro estabilizador de frequência.
1 - Manual detalhado de instalação."

O cara está vendendo apenas um Filtro. O problema começa quando ele complementa com "estabilizador de frequência". Isso pressupõe que pode entrar outra frequência e o aparelho corrige a frequência para os 60Hz.

Bom. Eu não compraria esse produto sem maiores explicações. Até poderia ser um produto honesto, mas faltam muitas explicações para torná-lo sério.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor xultz » 22 Jun 2010 16:34

Essa questão da frequência é bastante séria na geração. É a unidade de medida padrão para o funcionamento do gerador. Se pensarmos só no gerador, sem carga, ele tem uma massa que gira pela força da água. Se chove prá burro, o nível da água aumenta, aumenta a pressão, e o gerador gira mais rápido. É possível fechar a comporta, para a pressão diminuir, mas isso é uma tarefa lenta (pense no tamanho de uma válvula dessas para Itaipu...). Se o gerador está girando mais rápido, a frequência aumentou. Só que ela PRECISA ficar cravada em 60Hz. O que faz para então para a turbina girar mais devagar? Freia ela. Só que fazer um freio mecânico é problemático, tem desgaste, etc. Então faz um freio elétrico, ou seja, coloca uma carga que consome a corrente, vai aumentando a carga até a turbina chegar a 60Hz.
O grande pepino de todo setor elétrico se chama horário de pico. Todo setro elétrico é superdimensionado para o maldito horário de pico. Então pense em Itaipu gerando energia para os vários estados que atende, durante o horário de pico: tem uma tremenda carga segurando a turbina, e mais outras usinas em paralelo jogando energia para atender o povo. Daí acaba a novela das 8, e de repente o consumo despenca. Na teoria, a turbina de Itaipu iria começar a girar mais rápido, mas isso não pode ocorrer. A solução é colocar uma carga no sistema para segurar a turbina. O que é feito? Pega alguma usinas que estavam gerando energia, e faz delas carga, a turbina via um motor que tenta girar menos que a água. Sim, um monte de energia é desperdiçada somente tentando segurar a água. Isso é feito porque o fechamento da válvula é mais lento que a variação da carga. Se houvesse uma maneira de armazenar energia, sob forma de um tipo de capacitor ou bateria durante a noite (onde o consumo é muito pequeno) para suprir o horário de pico, a geração de energia por hidrelétricas necessária seria muito menor (as termoelétricas controlam mais facilmente a queima nos geradores e isso é desnecessário). Se algum gênio descobrir com armazenar esse caminhão de energia que não seja com água numa comporta, vai ficar bilionário.

Resumindo: a frequência é absurdamente controlada durante o dia inteiro.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor edison » 22 Jun 2010 17:25

Tb acho que seja picaretagem.
Com a moda de "Conservação de Energia" será que uma solução tão simples já não teria sido apresentada por alguma "empresa de porte" ou como citado lá "O equiamento é aprovado pela Aneel " já não teria tido seu uso ou de algo equivalente recomendado por ela ??
Fala sério...
Prá economizar energia a velha técnica da "tensão reversa" é mais eficiente :twisted:

É mais um espertalhão querendo dar golpe em leigos.

Té mais....
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor EvandrPic » 22 Jun 2010 18:13

O tal video-demonstração foi postado no youtube por uma tal de Narah Souza e de acordo com o perfil no youtube é do Acre....
EvandrPic
Dword

Mensagempor KrafT » 22 Jun 2010 19:49

A velocidade dos geradores é controlada por um conjunto hidraulico que aciona um punhado de palhetas dispostas radialmente no fuxo da agua, podendo inclusive obstruir a passagem de agua. Isso fica em volta do eixo do gerador. Normalmente é uma area acessivel: Abaixo fica a turbina e acima o gerador. Dá para ver e tocar o eixo, [comedia=on]mas nunca tentei segurar não... Imagina explicar para o povo da usina que eu segurei o eixo do gerador até ele parar...[comedia=off]
KrafT
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 22 Jun 2010 20:21

EvandrPic escreveu:O tal video-demonstração foi postado no youtube por uma tal de Narah Souza e de acordo com o perfil no youtube é do Acre....

e como o acre nao existe, fica obvio que existe mah feh! :D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Iran » 22 Jun 2010 22:11

rsrsr
Iran
Word

Mensagempor mastk » 22 Jun 2010 22:54

Para limpar a senoide dos ruidos e interferencias externa e pelo o grafico, pensei que fosse um inversor de frequencia.

Retificar frequencia, soa estranho, mas acho que serve para descrever essa limpeza de ruidos e harmonicas.

Economizar energia, acho que nao. Mas dando uma viajada nervosa:

Vamos tratar energia como queijo.

Quando alguem vai comer um queijao, que esta desprotegido e exposto ao ambiente, o cabra tira a camanda que esta suja e resecada, comendo soh o que eh bom.

Isso seria o que nossos aparelhos fazem, com fontes nao chaveadas, os picos de energia sao descatados, nos reguladores e talz.

Agora se pegamos o queijo e tritura-lo tudo e esquentar numa pizza ou num lanche o cabra vai comer tudo, e vai lamber os beichos.

Aqui acho que seria o trabalho de um inversor, mesmo harminicas e picos sao retificados e acumulados no banca de capacitores e depois usados conforme a nescessidade.

Pelo menos, grossamente dizendo, isso pode acontecer, certo?
mastk
Dword

Mensagempor pbernardi » 23 Jun 2010 10:07

mastk escreveu:Vamos tratar energia como queijo.

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor xultz » 23 Jun 2010 12:52

Vamos tratar energia como queijo.

Esse é um tema interessante. Semana passada li que a eletricidade foi a invenção mais marcante para a humanindade. Eu discordo.
Eu acho que a maior descoberta da humanidade foi o queijo. E a maior invenção da humanidade foi o pão de queijo. Se ele não tivesse sido inventado, não consigo pensar em mais nenhuma razão para viver.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Silvio51 » 29 Jun 2010 00:15

Aqui acho que seria o trabalho de um inversor, mesmo harminicas e picos sao retificados e acumulados no banca de capacitores e depois usados conforme a nescessidade.

Eu... sinceramente nunca ví inversor com 'Banco de Capacitores'... isto se usa em correçäo de fator de potëncia...
Agora imagina só um pico de tensäo de 5mil volts sendo retificado por uma ponte que, nos inversores, näo passa dos mil... é complicado...
Silvio51
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 29 Jun 2010 01:21

pbernardi escreveu:
mastk escreveu:Vamos tratar energia como queijo.

classificacao do post segundo a escala bernardi de absurdos:

msamsoniuk
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais