Fonte chaveada - Osciloscópio Rigol DS1052 - RESOLVIDO

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Fonte chaveada - Osciloscópio Rigol DS1052 - RESOLVIDO

Mensagempor Abuda » 22 Jun 2010 18:56

Pessoal,

Alegria de pobre dura pouco mesmo, como comentei no outro tópico comprei um Ds1052 pela dealextreme, chegou belezinha e trabalhei com ele por uns 15 dias.

Hoje fui ligá-lo e nada. Fica um ruído de chaveamento a uns 20Hz e mesmo depois de desligá-lo o ruído persiste por mais alguns segundos, provavelmente até que algum capacitor de entrada se descarregue.

Antes de decidir entre abri-lo ou acionar a garantia gostaria de pitacos, principalmente dos que tem experiência com fontes chaveadas.

Alguem tem idéia onde a corda pode ter arrebentado?

Desde já obrigado pela ajuda.
Editado pela última vez por Abuda em 24 Jun 2010 13:47, em um total de 1 vez.
Abuda
Byte

Mensagempor mastk » 22 Jun 2010 21:51

Bem, o negocio eh abrir ne? Nao tem garantia comprar pela dell ne?
No pior dos casos ou se nao quiser quebrar a cabeça tem assistencia tecnica na santa ifigenia.

Dependendo do circuito, se for como na minha TV da LG que tenho a dois anos, havia um capacitor de filtro na entrada, troquei e ficou como nova.
No caso ela ligava as vezes e quando nao ligava fica um barulhinho.
mastk
Dword

Mensagempor Abuda » 23 Jun 2010 08:23

Mastk,

A garantia é de 3 anos dada pelo fabricante.
Já estou conversando com o pessoal da Rigol la da China e eles me pediram imagens do problema. Mandei e-mail ontem a noite e já me responderam, bom sinal.
Fiz um vídeo onde é possível ouvir o barulho de chaveamento de que estou falando.

Vou ver se eles me disponibilizam ao menos o esquemático da fonte o que acho difícil, mas não custa tentar.

Tem assistência da Rigol na Santa Efigênia? Pode me passar o contato?

Obrigado pela ajuda.
Abuda
Byte

Mensagempor renatokodaira » 23 Jun 2010 09:33

Em ultimo caso, recorra a ICEL, jah que eles estao trazendo os scopes da Rigol pra vender no Brasil e eles devem dar assistencia tecnica.
renatokodaira
Byte

Mensagempor Abuda » 24 Jun 2010 13:53

Resolvi abrir o dito cujo e olha que sorte, assim que abri tudo liguei e ele funcionou ou seja, solda fria detectada.

Tirei a placa da fonte chaveada e fui resoldando a etapa de entrada até visualmete identificar o problema em um capacitor com a trilha um pouco levantada.

A placa da fonte é face simples sem furos metalizados, quem já trabalho com essas sabe que qualquer esforço é capaz de levantar a trilha e foi o que aconteceu.

Espero que agora dure pra sempre.

Obrigado pela ajuda pessoal.
Abuda
Byte

Voltar para Assuntos Gerais