Tem algum embasamento teórico este produto?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Tem algum embasamento teórico este produto?

Mensagempor Marc » 21 Jun 2010 20:07

Senhores,
prefiro colocar as garrafas de água em cima do quadro de medição para economizar a luz.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... quncia-_JM
Marc
Bit

Mensagempor xultz » 21 Jun 2010 22:15

Caramba, mais 120Hz na rede, que tremenda enganação...
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor vtrx » 21 Jun 2010 22:48

Moral poderia responder a isto.
vtrx
Dword

Re: Tem algum embasamento teórico este produto?

Mensagempor EvandrPic » 21 Jun 2010 22:58

Marc escreveu:Senhores,
prefiro colocar as garrafas de água em cima do quadro de medição para economizar a luz.

Economize Até 25% Energia Filtro Estabilizador De Frequência

Tá me cheirando a pilantragem.
No vídeo aparece o cara com um multímetro medindo a frequência de 60 Hz só que ela está variando na casa dos 90 Hz. Um absurdo pois a frequência da rede é muito estável e proxima aos 60 Hz.
No "aparelho" está escrito RETIFICADOR DE FREQUÊNCIA e o cara diz que ele estabiliza os 60 Hz. :roll:

Acho que alguém está usando algo que tem outra finalidade e está vendendo como se isso pudesse economizar 25% da energia eletrica..

Mas vamos esperar o pronunciamento do pessoal especializado no assunto. Aquí no fórum tem gente gabaritada pra dizer o que se passa... :lol:

Imagem

Imagem

Em outro anuncio do mesmo vendedor:
Imagem

No Vídeo do Youtube
http://www.youtube.com/watch?v=KLUqCMIUNMY

NarahSouza — 10 de março de 2010 — Trata-se de filtros de linha capacitivos, indutivos e resistivos, dimensionados e instalados estrategicamente para proteger uma planta elétrica como um todo, contemplando também setores específicos. São montados em caixa ABS encapsulados em resina não propagadora de fogo.
Objetivo:
Enviar as interferências da rede elétrica ao aterramento, corrigindo as deformações de ondas causadas por freqüências parasitas e harmônicas. Em virtude do melhor aproveitamento de energia elétrica que entra no estabelecimento, será necessária uma menor quantidade de energia para realizar o mesmo trabalho, conseqüentemente diminuindo os gastos com energia elétrica.
EvandrPic
Dword

Mensagempor Francesco » 21 Jun 2010 23:53

A idéia até parece simples, mas nenhum filtro capacitivo desse tamanho poderia limpar os ruidos de rede. Qualquer filtro capacitivo de verdade tem pelo menos o tamanho de uma caixa de sapatos...

Outro problema, ruidos de inversor de freqüência podem fazer esse tipo de capacitor arrebentar.
Francesco
Word

Mensagempor EDSONCAN » 22 Jun 2010 07:02

Cada uma..
Me lembro que quando trabalhava com fornos de indução existia um banco de capacitores do tamanho de latas de oleo de 20 litros que tinham duas funções:
- corrigir o fator de potencia;
- atenuar picos de chaveamento, que geram espurios na rede;
Esses dois casos afetam o custo da energia eletrica.
Em fontes chaveadas com o problema dos picos gerados pela carga de capacitores coloca-se indutores com chaveadores para amenizar.
Acredito que em uma residencia ou indutria poderia se corrigir e amenizar os efeitos, mas não com algo tão simplorio.
Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor brasilma » 22 Jun 2010 08:59

Marc, não acredito que o "acessório" opere da forma que comentam, pode até apresentar algum efeito, porem por outra razão.

Acredito que realmente seja apenas um filtro e como tal, ajuda a melhorar o fator de potência da energia consumida pela geladeira, maquina de lavar (cargas indutivas), por exemplo.

Tenho na entrada de casa um sistema similar, que além do capacitor ainda possue varistores parrudos, isso ajuda a proteger meus eletrodomésticos de picos da rede e raios (o filtro tem uma conexão ao terra).

Mesmo assim não evitou a queima do meu nobreak xing-ling quando houve problema em uma das fases (quando percebi o problema, e fui medir a tensão estava em 100V, não sei o que mais pode ter acontecido nesse intervalo).
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 22 Jun 2010 09:32

Brasilma, se pegar um motorzinho de geladeira, calcular o desvio do fator de potência, calcular o capacitor necessário para efetuar a correção, e procurar capcitor deste valor que suporte no mínimo 250V, vai chegar à conclusão que ele não cabe nesta caixinha nem a pau. Sem contar que correção de fator de potência não economiza energia, a correção é uma exigência da concessionária de energia para não precisar superdimensionar o transformador e os cabos.
Prá piorar, o maldito diz que é um retificador de frequência. Quando você retifica, não tem frequência nenhuma.
Eu trabalhei num projeto de filtro ativo para uma concessionária (não participei do projeto, quando entrei na empresa já estavam finalizando, eu fiz toda a parte de montagem do projeto), ele é um sistema série que corrige tudo o que o fulano do site diz: retira espúrios, corrige o fator de potência, etc e tal. Dentro da faixa de potência da caixinha do pilantra. O filtro tem mais ou menos 1m cúbico, e precisa de 4 pessoas para erguer (por causa de indutores toroidais cavalos que o aparelho precisa). Há dois anos ele foi apresentado numa conferência em Londres:
http://ieeexplore.ieee.org/Xplore/login ... ision=-203
Preciso dizer mais alguma coisa prá provar que o aparelho é uma enganação?
xultz
Dword

Mensagempor brasilma » 22 Jun 2010 09:43

Xultz, tbém não é "retificador de frequência", isso é um absurdo maior ainda, não?!!

Então o que pode ser é um simples filtro, que na melhor das hipoteses poderia corrigir se não todo, um pouco do fator de potência, e como toda casa tem geladeira, que funciona 24h, se fizer algum efeito vai ser em função disso.

Como funciona? A diferença pode ocorrer pois os relogios de força residênciais não foram feitos para medir o consumo de cargas com fator de potência altos (para fazer isto o relógio é outro, como o que há em industrias).
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 22 Jun 2010 10:57

Não, Brasilma os "relógios" medem sim em qualquer fator de potência, isso é uma exigência da Aneel desde sempre, ele precisa medir com a mesma classe de precisão em uma gama grande de fatores de potência. Desenvolvemos alguns medidores eletrônicos aqui, por isso sei dessa exigência.
Assim, corrigir o fator de potência não economiza energia. Os medidores industriais indicam o fator de potência porque a concessionária multa desvios acima de certo valor, mas não é por isso que ele mede diferente de um medidor residencial.
xultz
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 22 Jun 2010 10:58

... a frequência da rede pode mesmo chegar próximo a 90Hz ? se chegar ... não vai haver aumento na tensão da rede?
outra coisa .. a frequencia da rede não é determinada nos geradores?

edit:

em um outro fórum ... assunto já véio ...

Álvaro JR

Dom 12 Jul 09 21:05

vou contar um causo desses...

um infeliz que provavelmente deve ser esse cabra aí, chegou na unicamp com um treco desses e queria que o Dep de Elétrica certificar o seu brilhante invento. não vou citar os nomes dos professors e funcionarios da UNICAMP claro, mas foi assim

(nomes ficticios;)

o gorpista consultou o Prof Dr Chapolim sobre a possibilidade de certificar o seu invento. o professor lhe dessi que não seria possivel por isso e aquilo, e ainda tentou mostrar ao cidadão que não adiantaria nada pois o treco era uma bela besteira (deve patente ser da BOSE...).

bem o cabra insistiu e mostrou um estudo feito por uma universidade do sul, que infelizmentre não vou citar... pois deve ser coisa de graduando metido a besta.

bem o laudo realmente tinha um redução global de consumo da ordem de 15%.

alias era um belo estudo de caso, com medições feitas por mais ou m,enos 60dias sendo os primeiros 30 sem o aparelho e os outros 30 com o trem.

muito bem feita levando em conta as caracteris de dia a dia, pois tinha estudos com precisas comparações de forma correta segunda com segunda, terça com terça etc.

depois de muitos calculos de consumo dia padrão, ficou constatado uma redução de cerca de 15%.

o mprofessor olhou o estudo, olhou o cabra, olhou de novo o papé, olhou o cabra e com seu jeito irreverente disse.

" perfeito o estudo. em agosto as medições são muito coerentes, e em setembro então... tambem. mas dia 7 foi quinta!
sexta foi ponto facultativo...

passar bem.

eu vi o tar apareio e era uma caixa de prastico cuns fiozinhos, guarzin sá daí...

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=5755
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword

Mensagempor brasilma » 22 Jun 2010 12:11

Esse mininú Xultz é porreta de bom, tudo que se comenta aqui no forum ele conhece e/ou já participou do desenvolvimento, vai prá NAZA* :lol:

Posta prá nós o modelo de um medidor de energia "RESIDÊNCIAL" que meça fator de potência e quais distribuidoras o adotam.

*Com "Z" mesmo...
brasilma
Dword

Mensagempor xultz » 22 Jun 2010 14:17

Como havia dito antes, SOMENTE os medidores industriais medem o fator de potência, não compensa para as concessionárias medir o fator de potência de residências (principalmente porque os motores, como de geladeiras, máquinas de lavar, etc, já vêm com capacitor de correção, e o fator de potência complexo, causado por todo tipo de fonte chaveada é muito difícil de corrigir de forma barata). Já nas indústrias, com motores cavalos e correntes de demanda cavalas, faturamentos cavalos, e consequentemente, multas cavalas, faz sentido incomodar por causa disso.
xultz
Dword

Mensagempor Marc » 22 Jun 2010 14:42

Pois é. Também não vejo fundamento elétrico e indo mais além - nem físico para isto fazer o que a propaganda propõe. Além de definirem termos e conceitos que não existe na área elétrica: "retificador de frequência". Acho que a unica forma de diminuirmos o valor da conta de luz é o povo se unir e reivindicar deste e do próximo governante a redução de impostos de uma forma geral e principalmente da energia elétrica.
Marc
Bit

Mensagempor brasilma » 22 Jun 2010 15:28

Num tô entendendo mais nada :? :wink:

"Não, Brasilma os "relógios" medem sim em qualquer fator de potência, isso é uma exigência da Aneel desde sempre, ele precisa medir com a mesma classe de precisão em uma gama grande de fatores de potência."

"Como havia dito antes, SOMENTE os medidores industriais medem o fator de potência, não compensa para as concessionárias medir o fator de potência de residências..."

Aqui

"...principalmente porque os motores, como de geladeiras, máquinas de lavar, etc, já vêm com capacitor de correção..."

Podia jurar que esses capacitores eram para partida do motor...

O bom é que sempre podemos contar a ajuda dos Universitários :lol:
brasilma
Dword

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais