IDE C++ para windows? Que Opção usar?

Programação C em geral

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor Wagner de Queiroz » 03 Mai 2010 13:03

Rodrigo_P_A escreveu:Bom o mais perto de multiplataforma real e fácil que eu vi, e com "criador de janelas" é o QT

Roda em Windows, Windows CE, Linux. Linux Embedded, MAC ( "Esta é para o MaCrcelo" )

No tocante do QT, ja tinha olhado alguma coisa neste sentido. A pergunta é: Parar criar uma janela em QT eu teria que escrever tudo na unha ou existe algo mais evoluido?

Marcelo, Sobre seu comentario sobre Web, é realmente uma ideia que venho pensando a tempos, entretanto esses graficos de alta performance nao rodaram como esperado no link que me passou. O audio picotava muito.

e olha que tenho balanceamento de bandalarga.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor msamsoniuk » 03 Mai 2010 13:52

a conexao nao faz diferenca nesse caso pq o processamento eh todo local... no OSX com safari rodou redondo e olha q eu tenho uma configuracao de hardware de 4 anos atras: core2 duo 2.1GHz e uma nvidia 9400. mas possivelmente ainda vai um tempo ateh todos os browser otimizarem isso suficientemente.

mas tb depende da aplicacao. nao eh o tipo de coisa que vc usaria para fazer um crysis da vida e aqueles 10% de programas que precisam de altissima performance grafica... mas acho que resolve perfeitamente o problema dos outros 90% que sao compostos basicamente de formularios, quadros de dialogo e situacoes bem corriqueiras :)

Wagner de Queiroz escreveu:
Rodrigo_P_A escreveu:Bom o mais perto de multiplataforma real e fácil que eu vi, e com "criador de janelas" é o QT

Roda em Windows, Windows CE, Linux. Linux Embedded, MAC ( "Esta é para o MaCrcelo" )

No tocante do QT, ja tinha olhado alguma coisa neste sentido. A pergunta é: Parar criar uma janela em QT eu teria que escrever tudo na unha ou existe algo mais evoluido?

Marcelo, Sobre seu comentario sobre Web, é realmente uma ideia que venho pensando a tempos, entretanto esses graficos de alta performance nao rodaram como esperado no link que me passou. O audio picotava muito.

e olha que tenho balanceamento de bandalarga.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor joao » 09 Mai 2010 06:15

Ola Wagner,

Procure por QTCreator na web(Normalmente ele vem com a instalação). Ele funciona para windows, Linux e Mac.

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

Mensagempor fabim » 09 Mai 2010 07:48

olha.
Sou delpheiro a uns 8 anos.
Sou basiqueiro, "word exel" a uns 12 anos.

Sou Czeiro a uns 2 anos.

Instalei o visual C++ de gratis, e cheio disso daquilo, daquilo outro etc.
Todo mundo que eu li na net disse que o visual é o cara, é o campeão dos gratis, é cheiiiinho de recurto, etc..

Sinceramente ? Estou com essa m**** instalada aqui, e não sei nem como se coloca uma porcaria de botão, muito menos como se controla form..
Tipo, cadê a barrinha dos componentes ? cade as propriedades dos componentes ?cadê tudo?
Olha, por se tratar de algo com orientação de objeto etc.. eu Detestei.
O help, deveria ser chamado.
Confusioushelp..

O Delphi, tu usa, precisa de algo ja ta na mão. etc.

Eu vou continuar com Delphi mesmo. Daqui uns 5...10 anos, vou ganhar igual programador de mainframe em cobol e asm. R$7.000,00... até onde o cara pode ser bom.. Tem um cara aqui de orlândia trabalhando no CPD da Casas Bahia. Ele ganha R$9.300,00 e até uns 4 anos, era apenas mais um zé *u.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Peters » 09 Mai 2010 13:08

Wagner, tem diversas ferramentas para se trabalhar com QT "graficamente". A última vez que precisei fazer algo do gênero, usei o Netbeans com suporte para C/C++ e QT. É muito fácil e estável.
Peters
Byte

Mensagempor enigmabox » 09 Mai 2010 13:45

Sinceramente ? Estou com essa m**** instalada aqui, e não sei nem como se coloca uma porcaria de botão, muito menos como se controla form..
Tipo, cadê a barrinha dos componentes ? cade as propriedades dos componentes ?cadê tudo?
Olha, por se tratar de algo com orientação de objeto etc.. eu Detestei.
O help, deveria ser chamado.
Confusioushelp..

Só descobri como usar os botões e recursos, depois de comprar um livro sobre Visual Studio. Mas fiquei com raiva desta IDE, por faltar um monte de recursos que só vem na versão paga. :x
enigmabox

Mensagempor leoabubauru » 09 Mai 2010 15:58

Wagner:

O wxDev-C++ é uma extensão do antigo Dev-C++ com a biblioteca wxWidgets embutida em ambiente visual (como a VCL no DELPHI e C++ BUILDER). Tem paleta de componentes, Forms e uma série de outros recursos. Dê uma olhada...

http://wxdsgn.sourceforge.net/

Abraço

Laercio
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor vtrx » 09 Mai 2010 16:48

Fabim,algum motivo em especial para usar o Visual?
vtrx
Dword

Mensagempor fabim » 09 Mai 2010 16:52

vtrx escreveu:Fabim,algum motivo em especial para usar o Visual?

foi o unico que eu achei "gratis", em termos, e que existe no mercado..

Se existissem outros orientados a objeto, tipo o borland C++ "ai que paixão". Eu ficaria muito filizio..

Porque pô, ticontar eim? ficar desenhando butão,form, e oscambal.. ninguem merece isso!!!
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor vtrx » 09 Mai 2010 17:38

O BCB 5 é free...roda normal no Win7.
vtrx
Dword

Mensagempor Wagner de Queiroz » 09 Mai 2010 17:41

leoabubauru escreveu:Wagner:

O wxDev-C++ é uma extensão do antigo Dev-C++ com a biblioteca wxWidgets embutida em ambiente visual (como a VCL no DELPHI e C++ BUILDER). Tem paleta de componentes, Forms e uma série de outros recursos. Dê uma olhada...

Abraço

Laercio

Laercio, eu vou olhar ese carinha. Pergunta, ele tem autocompletacao de código? O C costuma ser bem confuso para se trabalhar, no delphi era apenas mais um recursinho que poupava digitacao, mas no C é um pouco complicado. E o suporte ao debugger? ele debuga linha por linha do C?

O wx Funciona no linux, essa ferramenta permite que eu possa compartilhar aplicacao no linux? digo, se eu fazer o makefile depois de um hello world e compilar no linux, será que rodaria? (Eu sei que pastas e outras coisinhas sao distintas, mas quero saber do basico.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor Wagner de Queiroz » 09 Mai 2010 17:45

leoabubauru escreveu:Wagner:

Abraço

Laercio

Laercio, eu vou olhar ese carinha. Pergunta, ele tem autocompletacao de código? O C costuma ser bem confuso para se trabalhar, no delphi era apenas mais um recursinho que poupava digitacao, mas no C é um pouco complicado. E o suporte ao debugger? ele debuga linha por linha do C?

O wx Funciona no linux, essa ferramenta permite que eu possa compartilhar aplicacao no linux? digo, se eu fazer o makefile depois de um hello world e compilar no linux, será que rodaria? (Eu sei que pastas e outras coisinhas sao distintas, mas quero saber do basico.
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor leoabubauru » 09 Mai 2010 22:00

Wagner

Na verdade nunca o usei para trabalhar. Apenas dei uma fuçada há umuito tempo atrás, quando o recurso de completar código foi lançado nesta IDE. Naquela época (acho que 2004/2005) era um recurso funcional, mas pesado e lento. Acredito que deve ter melhorado. Detalhe: Ele foi escrito com Delphi!!!

Sim, linha a linha como no Builder e no Delphi. Pitelzinho!

Quanto a portabilidade não posso falar. Nunca trabalhei no LINUX. Mas o wxDev-C++ roda somente em Windows. Creio que uma fuçada no fórum deles possa sanar esta dúvida, pois ela compila com MinGW. Deve ter, portanto, algum nível de portabilidade para GCC.

Tem um tutorial aqui:

http://wxdevcpp-book.sourceforge.net/

Apenas certifique-se de pegar a versão num idioma que você conhece, pois há mais de uma versão lá.
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor Wagner de Queiroz » 09 Mai 2010 22:27

Tks pela ajuda de todos. Estou realmente inclinado a usar o QT ou o WX
Seja Livre, Use Linux
Wagner de Queiroz
Word

Mensagempor joao » 10 Mai 2010 06:10

Fabim,

Resposta a sua pergunta:
1 - Instale o QT(QT SDK), depois clique em QtCreator e seja feliz.
2 - Instale o wxDev-C++(Nao esqueça de instalar o wxWidgets com ele), rode ele e se sinta usando o Delphi. OBS: Só para windows infelizmente.
3 - Instale o CodeBlock+wxWidgets e vc terá um wxDev-C++ que roda em linux.

Minhas observações:
- QT é o mais fácil e simples de se aprender. Aprendi td em 1 dia, tem exemplo para td e o instalador dele roda perfeitamente no windows e linux. Tambem tem debug que funciona muito bem em ambas as plataformas. O inconveniente é que ele é free se vc não mexer no código fonte dele. Mas as vezes pode ser que vc precise fazer isso e dai f*.
- Já usei o wxDev-C++ e gostei muito. Porém, tive problemas com ele: Debug não funciona muito bem(pode ter sido o braço curto aqui). e ele não tem para linux. E para eu fazer o mardito compilar no linux me custou 1 dia inteiro. Ele também crasheou 2 vezes comigo e ainda não sei o motivo.
- Já o Code::Block eu nunca usei. Sei que é possível, sei que parece que é fácil, mas eu tentei, nào consegui configurar direito e dai eu desisti.

Minha preferencia, é o QT, quando vc rodar os exemplos dele(vem com o SDK) vc verá que é relativamente fácil usa-lo, ainda mais se vc veio de Delphi/Borland C++. O mesmo programa que eu fiz para Windows rodou no Linux(Simplesmente copiei a pasta) e o debug funcionou em ambos. Existe uma ou outra diferença entre as plataformas, como o som que eu acho que não funciona corretamente. QT tem suporte a OpenGL e rodou tranquilamente no linux e no windows.

[]'s
Como já diria um grande amigo: Só sei que nada sei!!!
joao
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para Visual C++/C/C++/C#