Perdendo para um dimer...

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Perdendo para um dimer...

Mensagempor KrafT » 01 Mai 2010 23:08

Eu queria montar um dimmer em 30 minutos e montei o seguinte:

Imagem

Mas ele não é estavel.. quando coloco o triac no finalzinho do semiciclo ( lampada quase apagada) ele fica oscilando...
Eu não queria ter que fazer um dimmer com MCU... Após 27 anos de eletronica fui incapaz de fazer algo tao simples funcionar a contento.

Alguem tem uma dica para o "velho" ancião aqui?

PS: R3 Ajusta o angulo de disparo minimo.

Tentei sem o C2, mas não muda muito.

Será que pode ser harmonicas na rede?
KrafT
Dword

Mensagempor zazulak » 02 Mai 2010 00:44

Buenas,

também me deparei com esta dificuldade construindo dimmers, e cheguei a conclusão que a instabilidade ali deve a, alem de alguma eventual distorção da rede, ocorre o seguinte: No fim do ciclo, quando a tensão já está chegando perto do zero, o capacitor (no caso o C2) já começa a ser descarregado, ou seja: praticamente deita a reta de carga do outro capacitor.

O que já fiz, e deu certo, foi o seguinte: Colocar uma ponte retificadora na entrada, fazendo o dimmer trabalhar sempre com o semiciclo positivo, e colocar um diodo em série com o potenciometro (e no seu caso, teria que colocar também em série com o trimpot). Assim, quando a tensão estiver decaindo, não vai drenar carga do C2.
zazulak
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 02 Mai 2010 08:03

Olá Kraft!
Tenho um recorte de uma antiga revista, que traz um circuito de dimmer.
Parece que o problema é com os valores dos componentes. Os créditos são do autor Aquilino R. Leal. A revista é Saber Eletrônica, de dezembro de 1978.

Experimente:
R1 = 0.
R4 = potenciômetro linear de 100k ohms.
R3 = infinito (sem R3).
C2 = 150nF/250V.
R2 = 300 ohms, 1/4W.
C3 = 2n2F poliester.
D1 = V413M ou equivalente. Tem que saber qual é a tensão de condução desse diac. Achei o valor mínimo e máximo de condução dele. Vmín = 29V e Vmáx = 37V.
Experimente e nos diga se resolveu.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 02 Mai 2010 11:52

Ja montei alguns dimmers, mas eu sempre coloco a carga DEPOIS do resistor de amostragem. Veja se isso resolve.
jorgeluiz
Byte

Re: Perdendo para um dimer...

Mensagempor andre_luis » 02 Mai 2010 15:59

Kraft,

Como faz quase 20 anos que montei um Dimmer, me lembro vagamente de que o UJT era preferível no acionamento do tiristor, em substituição ao DIAC. dá uma pesquizada na outra topologia.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor KrafT » 02 Mai 2010 22:22

Então...

Queria colocar uma luz bem fraquinha no quarto do meu filho para que ele não tivesse objeção em dormir sozinho...

Colocar um led envolveria puxar fios, então o dimmer na caixa do interruptor existente me pareceu o mais tranquilo. Mas não fui feliz.

Esse circuito é de um fabricante conceituado e a existência do trimpot para o ajuste do limiar minimo é um indicio de que há uma limitação em baixas tensões ( para nao citar angulo, pois nunca sei se no final do semiciclo se diz que o angulo é grande ou pequeno...).

Vou levar o treco para a empresa e ver com o scope o que acontece, testar as alterações sugeridas e por fim, passar um fio adicional e colocar um led. :roll:

Numa tentativa anterior eu havia colocado um LED Acriche A3-2 que já é de 220V nativamente, mas ficou muito forte:

http://www.alibaba.com/product-free/107 ... _220V.html

O que não se faz pelos filhos...
KrafT
Dword

Mensagempor brasilma » 03 Mai 2010 09:32

Olá Kraft,

Imagem

Abraços.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Voltar para Circuitos Diversos