É possível copiar o Conteudo do PIC mesmo protegendo-o

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor fabim » 30 Abr 2010 19:57

Renato escreveu:Mas tem aquele fabricante de lavadora de roupas que não vende só
o PIC gravado. Vende só a placa inteira ...
Aí vira guerra santa ... não faltará alguem que "gere" esse firmware
pros caras deixarem de ser aproveitadores ...

Por falar nisso, alguém tem PICs para lavadora prá vender ehehehe

Renato, esse topico estava morto. ultima postagem antes da sua 27 AGO 2007.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Renato » 30 Abr 2010 20:13

Quem é aproveitador?
Os caras que querem quebrar o porjeto dos outros?

Aproveitador é o caso que citei:
O cara já vendeu o produto, numa escala considerável, com boa margem de lucro (nada contra) e na hora que cliente precisa ele quer ganhar muito mais, forçando a venda de um hardware desnecessário por preço exorbitante.
Esse é um caso que o PROCOM deveria dizer para a fábrica:
Ou vc. vende o chip gravado ou então torna o fonte de domínio público.

Bem, se precisar mais clareza posso desenhar ...
Renato
Byte

Mensagempor zazulak » 30 Abr 2010 21:47

Coveiragens a parte...

depois de ler e reler o tópico (é, haja paciencia), meus 2 centavos de contribuição são:

@GILBERTO--JASMIN (caso ainda esteja entre nós): É, copiar PIC protegido é possível. Mas, se perguntares se é viável, aí é outra história. Excetuando-se a possibilidade de algum grande segredo de interesse de toda a humanidade estar gravado na flash de um PIC, dificilmente alguém estaria disposto a dispender tempo e *muito* dinheiro para extrair o conteúdo.

@Renato: Entendo o seu ponto de vista. Convivo com os dois lados do mesmo dilema.

- Por um lado, o mesmo aborrecimento que você tem com certos fabricantes de lavadora de roupa eu tenho com certos fabricantes de nobreak.
Há aquele que inicialmente alega não vender o microcontrolador, mas se eventualmente ameaçado de processo diz que vende, mas estabelece um custo absurdo.
Há aquele que vende o microcontrolador gravado pelo mesmo custo de um microcontrolador virgem no varejo.
Há aquele que empurra a placa inteira.
Há aquele que só falta mandar o cara se fu***, dizendo, com outras palavras "comprou o nosso equipamento, deu defeito fora da garantia? joga fora e compra outro"

Agora, o que você acha que seria o correto quanto a esta questão?
Vender o microcontrolador gravado, onde está embutida a maior parte da 'inteligencia' do equipamento (e onde foi gasto boa parte do tempo e dinheiro empegado no projeto), pelo mesmo preço do componente virgem?
Negar-se a vender, pressionando pela compra de uma placa inteira?
Dizer para levar o equipamento na autorizada?

- Pelo outro lado, tento me imaginar no lugar do fabricante. Atualmente estou envolvido com o projeto de um equipamento de custo relativamente alto (aparelho de raio X). A idéia é utilizarmos dois microcontroladores, um para o painel e outro para o controle das funções do equipamento em si. Estamos bolando um algoritmo de auto calibração (coisa que existe, mas apenas em equipamentos importados e bem mais caros), onde o equipamento se adequará ao tubo de raio X utilizado, para facilitar a substituição por tubos de diferentes fabricantes, compensar a perda de rendimento em função do envelhecimento, etc..
Um dos envolvidos no projeto sugeriu, ao invés de simplesmente raspar o código do microcontrolador, mandar imprimir a laser outro código, justamente para dificultar uma eventual cópia, mesmo que apenas do circuito. Não lhe tiro a razão, pela simples razão de que, como citei antes, a maior parte da 'inteligencia' do equipamento estará encapsulada ali. Não que alguém vá se dar ao trabalho de de-laminar o chip para extrair o conteúdo da flash, mas sim que possa montar um microcontrolador gravado e funcionando numa giga de testes e estudar o seu comportamento.

Consegue imaginar-se nesta situação, de ser você o fabricante em vez de quem está tentando consertar o equipamento? Aí repito a pergunta, de o que seria a atitude ideal, se é vender o microcontrolador gravado a preço de banana, a peso de ouro, ou não vender.

--------------

Outras opiniões são bem vindas. Também não tenho um conceito formado sobre como se posicionar em relação a este assunto.
zazulak
Nibble

Mensagempor vtrx » 30 Abr 2010 22:46

Ou vc. vende o chip gravado ou então torna o fonte de domínio público.

Bem, se precisar mais clareza posso desenhar ...

Sem comentários...
vtrx
Dword

Mensagempor Renato » 02 Mai 2010 12:25

Agora, o que você acha que seria o correto quanto a esta questão?
Vender o microcontrolador gravado, onde está embutida a maior parte da 'inteligencia' do equipamento (e onde foi gasto boa parte do tempo e dinheiro empegado no projeto), pelo mesmo preço do componente virgem?
Negar-se a vender, pressionando pela compra de uma placa inteira?
Dizer para levar o equipamento na autorizada?

Sendo bem específico na resposta:
Caso da lavadora / nobreak: O correto seria vender o chip gravado por um preço = chip + trabalho de gravação + margem lucro/administração
Caso do Raio X: Deve proteger mesmo contra eventual roubo.

Vejam: São coisas diferentes, vender a solução de um problema ou vender a tecnologia de fabricação.
Quando o fabricante da lavadora / nobreak vende o componente gravado, não está vendendo a tecnologia. Está isto sim prestando
suporte técnico (ou se negando a prestar ...).
Agora, se vc. ligar para uma fábrica dessas e dizer que quer comprar o
fonte, entendo que até poderia ser vendido, talvez por uns US$ 50 mil,
até porque no mês seguinte já sairá modelo novo, com novas criações.
Já o fonte do RaioX, uma proposta de vendê-lo por US$ 1 mi não te balança ?

Já tive cliente que mencionou querer comprar o fonte para ter independência.
A resposta sempre é "sim, mas ..."
Se digo não ele pensará que quero deixa-lo 'dependente' .
Após falar no atendimento que dou, preço justo cobrado, custo da estrutura que ele montará, às vezes a conversa nem evoluiu para o
estágio final, que seria o preço do fonte.
Outra coisa: Tecnologia de invenção (mais comum) não tem grandes
segredos, quem copia é mais pela questão tempo (time-to-market).
Agora tecnologia de descoberta (raras) essas o valor na maioria das vezes nem pode ser medido.
O sistema do raio X por exemplo: Acabaste de abrir o algoritmo básico
para todo mundo, porque pelo que dizes nem inventado foi, já existia.
Mas se eventualmente descobres que determinado esquema podes triplicar a vida útil da fonte radioativa, certamente isto como descoberta
teria valor inestimável ...
Renato
Byte

Mensagempor Guri » 04 Mai 2010 22:32

É possivel sim detonar a trava dos pics e não custa caro não...aquí no Brasil tem uns malucos que fazem isso....é só procurar.....

Como fazem isso não sei, mas fazem, aliás não é só pic, mas sim uma grande parte de chips tais como mcus e até dsps....

Eu não acho isso viável por dois motivos:

Primeiro é crime e esta previsto em lei (pirataria) e isso é muito facil de ser descoberto pelo autor, em caso que seja um produto comercial por ex.

Segundo que é uma "baita" sacanagem fazer isso, é muito mais bonito e elegante criar um sw e um hw mesmo que baseados no original e a diferença é que é seu e com isso vc aprende muito com os trabalhos...
Guri
Byte

Mensagempor BOTTINO » 12 Jan 2011 15:50

E possivel sim copiar o firmware de qualquer mcu, agora existe uma grande diferenca como essa copia sera usada. Se for para manutencao de equipamentos nao existe crime, agora se for para fazer o produto inteiro como linha de producao para venda ai se torna pirataria. Venda de mcu gravados jah existe a muito tempo como o Micronas das TV, o micon dos monitores LCD , etc. e nem por isso em cada esquina tem um fabricante de TV ... Ja soube de um processo judicial que o juiz autorizou a copia integral de um firmware de uma maquina de ressonancia magnetica de uma rede de hospitais publicos, pois o fabricante estrangeiro queria quase o preco de uma maquina nova para a troca da placa de comando.
BOTTINO
Nibble

Mensagempor vtrx » 12 Jan 2011 18:12

É simples.
Crie algo realmente interessante,registre a patente,espere alguem de 'peso' copiar e vender depois de confirmado grande volume de venda entre pedindo indenização.
vtrx
Dword

Mensagempor mastk » 12 Jan 2011 18:23

Sim, ai teremos um pais onde ha mais advogados que engenheiros, e poderemos em poucos anos, dar as maos e morrer de fome e sede todos juntos.
mastk
Dword

Mensagempor vtrx » 12 Jan 2011 21:13

Sim, ai teremos um pais onde ha mais advogados que engenheiros, e poderemos em poucos anos, dar as maos e morrer de fome e sede todos juntos.

Voce está dizendo que a maioria dos profissionais aqui que trabalham neste ramo da eletrônica são piratas e não sabem programar direito?
No mundo civilizado a propriedade intelectual é garantida,não entendí a sua colocação?
Eu citei o exemplo de como desencorajar alguem a tentar levar vantagem tentando copiar algo de alguem..
vtrx
Dword

Mensagempor mastk » 12 Jan 2011 21:46

e sim vc tem razao em partes.

No exemplo que citei, o pessoal da nokia tem um ideia e patenteia, um conceito, se apple querer fazer algo simular tem que pagar pelo o uso do conceito, e tudo isso acaba virando uma bola de neve, onde o dinheiro vai para onde nao deveria, para pilantras.

E nisso, a sociedade vai querer mais ganhar com processos que com trabalho, pelo menos nesse ideia de patentear algo e esperar alguem precissar para usar, o longo prazo eh um dano a sociedade.

Mas isso eh valido para pesquisas onde foram investido muito dinheiro.

Quanto aos aos outro profissionais, nao posso dizer.

Mas no youtube, ja recebi pedidos de dicas para copiar firmwares por exemplo.
mastk
Dword

Mensagempor vtrx » 12 Jan 2011 21:57

Veja meu ponto de vista.
Eu crio um produto simples e eficaz e registro patente dele (não importo mais com o firmware).
Alguem cresce o olho,copia a 'idéia' e lança no mercado.
Então eu comunico aos representantes que 'copiaram' a idéia e sugiro que gastem mais fósforo e produzam algo novo e melhor ou serão processados.
Meu esforço e investimento não fica em vão e os 'espertos' terão que ser espertos de verdade desenvolvendo algo bom.
vtrx
Dword

Mensagempor die6o » 13 Jan 2011 06:53

vtrx escreveu:Veja meu ponto de vista.
Eu crio um produto simples e eficaz e registro patente dele (não importo mais com o firmware).
Alguem cresce o olho,copia a 'idéia' e lança no mercado.
Então eu comunico aos representantes que 'copiaram' a idéia e sugiro que gastem mais fósforo e produzam algo novo e melhor ou serão processados.
Meu esforço e investimento não fica em vão e os 'espertos' terão que ser espertos de verdade desenvolvendo algo bom.

só que o produto deles, alem de fazer o mesmo que o seu ainda tem memoria e uma luzinha amarela.
Se você "tentar" processa-los, você será processado, e ainda vai perder.....

Acredite, patente somente de marcas e nomes mesmo.. Hoje em dia patente de produtos não funciona mais. Até porque se, se a patente matasse o produto o cercando da forma que todos gostariam, hoje não teriamos 1% sequer da tecnologia e do leque de produtos e de setores existentes.

A competição que fez o ser humano crescer e buscar novas tecnologias!!! E sou grato a competição humana por isso!!!

Abraços.

E boas cópias de produtos... hehehe
die6o
Nibble

Mensagempor vtrx » 13 Jan 2011 10:40

Pelo jeito não sabe nada de patentes mesmo...
A competição que fez o ser humano crescer e buscar novas tecnologias!!! E sou grato a competição humana por isso!!!

Competir,pelo que sei,não é copiar...AFF
vtrx
Dword

Mensagempor RAguiar » 13 Jan 2011 13:52

O que eu faria:

Colocar resina DURA em cima do PIC, apagaria o nome escrito no PIC... isso já inibirá os xeretas...já que daria trabalho em tirar a resina de cima...
...um outro meio de proteção, uma blindagem por exemplo, caso a mesma seja violada o PIC se auto queima (se explodisse ficaria até mais interessante), com a ajuda de uma bateria interna...um meio pelo qual somente o autorizado saberia como proceder para abrir a blindagem...

..é um meio de proteção utilizado em aparelhos de som de uma certa marca aí, se o cara ligar o bixo sem a tampa, ele queima o uC.

Flw
RAguiar
Byte

AnteriorPróximo

Voltar para PIC