Marcelo,
Então no seu projeto, vc fez e provou que o hc908 é mais poderoso que o 68K...O hc908 manda no 68K e este tem que cumprir a tarefa como um zumbi....
Com esta ideia tive outra.....
Para deixar o sistema bem versatil e rapido poderia ter um microcontrolador que faria a tarefa de periferico inteligente, isto é, interfaceando entre PC e a placa com 2 Fpga.
O microcontrolador poderia carregar o codigo para um FPGA com função de cpu, como um 68K sintetizado. Teriamos também um segundo fpga, que poderia tambem ser carregado por este microcontrolador, mas este segundo Fpga, teria a função de periferico. Neste Fpga periferico seria incorporado a ram e saidas serial, usb, ethernet e algum barramento de expansão para o sistema.
Este seria um sistema bem rapido e veloz podendo talvez atingir os 200mhz de clk, mas ao mesmo tempo caro. Pelo menos temos a facilidade das ferramentas da Xilinx, como vc disse, no software gratuito, nao teria limite para tamanho de dados e componente.
Como ocorre com os MCUs Coldfires V1, mudam a configuração dos perifericos e nucleos, conforme modelo, mas fica tudo interno, nao permitindo um acrescimo de ram, por exemplo.
Para projetar algo com estes MCU tem que selecionar bem o tipo de coldfire para que suporte a aplicação desejada e de acordo com projeto teria que gastar uma grana alta com as ferramentas sem limitações.
Pra quem vem do hc08 um passo sem muita modificação é o MCF51JM128 que possui os mesmos perifericos. Este MCU seria a transição entre 8 e 32 bits, requerendo pouca modificação no software.
Dos Coldfires que parecem mais genericos e expansiveis pelo que pude verificar é o MCF5270 que vcs estão usando.
Não conheço bem a linha atual do PowerPc, será que se comporta mais como uma CPU convencional ou está entre o meio termo entre CPU e MCU? O problema é trabalhar com BGA que não é meu caminho e nem sei se pode ser vendido fora dos EUA.......
Sei que a receita basica que muitos usam em prototipos, deixando o sistema bem versatil, por exemplo, é usar um 68K de fabricação atual, que permita um overclock + FPGA + Memoria + barramento.
Não sei qual seria o caminho mais facil para todos, cada um começou por um caminho, porque para mim por ex. o mais facil é gravar as eproms ou flash do 68k, do que partir para um sistema MCU+68K, porque já tenho todas as ferramentas.
Mas o que acho interessante em um MCU carregando um 68K, é a quantidade interna da flash do MCU, poderia colocar nesta flash de 512kb, por exemplo, o codigo ou um monitor para o 68k, que de outra forma estaria gravado em uma flash ou eprom para este 68K.
Assim eliminaria, a gravação de uma eprom ou flash no sistema. Como vc já está fazendo em seu projeto.
Outra coisa interessante é ao inves de carregar diretamente do PC para o MCU, é usar um cartão de memoria SD, se o MCU permitir. Assim o codigo executavel do 68K estaria nesta cartão. E os dados passados ao 68K atraves do MCU.
Mastk, o que vc acha... tem alguma ideia?