LIVRO

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

QUAL SEU MAIOR ENTERESSE ?

Esta enquete foi concluída em 11 Mai 2010 18:30

UM LIVRO COMPLETO SOBRE A LINGUAGEM "ANSI C", E SUA UTILIZAÇÃO EM uCONTROLADORES
3
16%
UM LIVRO COM ENFASE EM ARM, E INTRODUÇÃO BASICA EM "ANSI C"
3
16%
UM LIVRO COM ENFASE EM COLDFIRE, E INTRODUÇÃO BASICA EM "ANSI C".
3
16%
UM LIVRO, COM VIDEO AULA COMPLETAÇO DE "ANSI C" COM DICAS/MACETES/SINTAXI/DIRETIVAS, TUDO QUE SE PODE CONSEGUIR EM UM LIVRO E UNS 2 DVD´S.
2
11%
O MESMO DA OPÇÃO 4, E DE LAMBUJA JA SAIR LÁ NO FINALZINHO PROGRAMANDO ARM, OU COLDFIRE..
6
32%
deixa isso quiéto, o google é capas de ensinar mais...
2
11%

Total de votos : 19

LIVRO

Mensagempor fabim » 11 Abr 2010 18:30

Pessoal, batento um bate bola jogo rapido com o Marcelo Samsonite, hehe..
Pensamos em uma coisa, só que para termos certeza precisamos da opinião do publico alvo, os foristas de eletrônica..

Abraços fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 11 Abr 2010 22:27

a) livros sobre Ansi C tem de quilo. Aplicar a qualquer microcontrolador é meio ingrato, porque eles diferem entre si. Mas a idéia ainda é simpática
b) O livro do Fábio Pereira tem esse enfoque. Eu até disse a ele que na minha opinião, ele não devia ensinar C nos livros de PIC e de ARM, e se preocupar em ensinar somente e aplicação do C no microcontrolador.
c) Um livro sobre Coldfire pode ser bem interessante, eu não conheço nenhum em português (mas nunca procurei também). Mas acho que ensinar C é dispensável, haja visto a quantidade de livros sobre este assunto.
d) eu acho que video aula se aplica mais a ensinar aeróbica, dança de salão e violão popular. Um tutorial bem escrito com passo a passo é mais eficaz do que uma vídeo aula de programação

Minha humilde opinião: existem alguns bons livros de programação de sistemas embarcados, mas não sei se algum em português. Este é um assunto interessante, haja visto que programar para um computador e um sistema embarcado é diferente, e este tem técnicas bem particulares.
Um livro sobre Coldfire pode ser bem interessante também.

Uma outra abordagem que pode ser bem interessante, é um livro muito, muito prático. Pode ser até de PIC, acho que ia ter uma penetração maior de mercado e vender mais. O livro ser todo feito em cima de pequenos projetos, o leitor compra o(s) kit(s) e cada capítulo tem um circuito prático com código que funciona, explicação e dicas de como o leitor pode incrementar o programa, adicionar funcionalidades, etc. Começando com um circuito bem tosco, pisca led, toca buzzer ou coisa assim, até chegar a circuitos mais complexos, algo bem step by step. Quanro eu era piá, era legal pegar da Saber um transmissor de FM de transístor, montar e usar. Mas hoje para um piá começar a programar ele precisa ler pelo menos meio livro, isso é muito chato.

Essa é minha humilde opinião particular.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fender » 12 Abr 2010 19:12

Fabim, ce tem pretensão de lançar algum curso/livro/tutorial a respeito?

Abraços
Fender
fender
Byte

Mensagempor vtrx » 12 Abr 2010 21:10

C pretende lançar um livro,vai fundo,o Brasil precisa mais de livros e menos de forum heheh.
vtrx
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 13 Abr 2010 01:11

Apoio. Faça um livro bem explicadinho, como se tivesse falando com uma criança, depois voce vai se aprofundando. Alguns autores nao pretendem ensinar, querem MOSTRAR o quanto eles sabem!
jorgeluiz
Byte

Mensagempor edison » 13 Abr 2010 06:27

xultz escreveu:d) eu acho que video aula se aplica mais a ensinar aeróbica, dança de salão e violão popular.

Hehe.....disse tudo.

Video aula dá até sono.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor RobL » 13 Abr 2010 11:04

Penso que qualquer livro é bom, por pior que seja, sempre terá mais de uma linha que nos serve e bem.

No entanto, quando se vai trabalhar com C, a descrição parcial ou profunda de um core não deve ser o objetivo.

Quanto ao C.
O mais importante é mostrar como se trabalha com o mesmo em um microcontrolador, diferente de grandes máquinas com OS vasto.
Por exemplo:
Mostrar o quanto se come de memo ao usar confortavelmente uma função complexa como printf convertendo e formatando em relação a se trabalhar com inteiros e decimais em partes distintas. Mostrar quanto se economiza de memo e ganha-se velocidade, quando se usa função própria em relação ao uso de funções prontas de biblio de terceiros. Mostrar quanto custa o conforto em troca de custo final, com exemplos etc.
Enfocar o uso do C, com exemplos, para produção de um produto de massa e o C para umas poucas unidades. Comparar exemplo de custo, incluindo o tempo quando temos que desenvolver nossos algoritmos, etc.

Core:
É mais importante destacar as relações entre cores, quando em determinada aplicação (específica). Portanto não destacar um core.

Aí sim mostrar como o core A, B, C (relação entre cores), etc fará e inclusive mostrar que determinado core necessitará, para o tal algoritmo, uma entrada em assembly enquanto os demais não. E mostrar que para outros algoritmos o core A é péssimo e o bom é o core C que era ruim para outro algorítimo.

Chamar atenção para os "truques" de cada core que apesar de estarem no manual, passa despercebido, até que o método tentativa/erro leve a desconfiar e de repente lá está bem (fica) claro no manual, mas magicamente não claro numa primeira leitura. Perde-se dias, queima-se cpu, etc.

Também destacar as diferenças entre periféricos normalmente usado pelo fabricante A, B C, etc. Isto é de extrema importância em microcontroladores, pois aqui entra também a diferença que muito importa.

Isto sim é diferente e um grande trabalho, super útil.

Mas vocês verão que a editora vai se recusar a fazer uma obra dessas devido ao tamanho e custo.
Aí, esta obra, deve ser inteligentemente dividida em livros , tomos 1, 2, 3, etc, permitindo o leitor de comprar exatamente a parte que lhe interessa e avançar sobre os demais. É uma forma de vender à prazo a obra toda exatamente pelo tempo de aprendizado, disponibilidade de cada leitor.
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 13 Abr 2010 11:31

bom, sei lá. tipo, ta sacando ?
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Abr 2010 11:59

hehehe na verdade essa historia de biblia de 1000 paginas tamanho A4 com dois DVDs realmente eh exagero! eu particularmente acho que nao dah para ganhar dinheiro vendendo livros, entao a ideia eh fazer algo bem acessivel, em torno de 250 paginas bem aproveitadas com uma fonte pequena! hehehe

bom, temos algumas duvidas ainda sobre como comecar. apesar de ter componentes mais baratos ou avancados, eu acho que o MCF52236 (possui PHY ethernet on-chip) ou o MCF52259 (possui USB on-chip e mais memoria) seriam as melhores opcoes. eu particularmente acho o primeiro mais interessante, pq nao requer PHY externo!

as demoboards custam 99 dolares direto na freescale e talvez desse para acertar com algum distribuidor um esquema de disponibilidade no mercado nacional, para facilitar a aquisicao. esses kits normalmente vem com o codewarrior, mas podemos tb ignorar e fazer em cima de eclipse com gcc e gdb. a ideia eh o cara ter tudo na mao e comecar com um hello world jah no primeiro capitulo.

daih a apresentacao dos detalhes do componente seriam passadas na pratica mesmo. por exemplo, nao tem como vc falar da arquitetura do bicho sem mostrar o assembler dele... mas daih seria um capitulo tipo com alguma aplicacao pratica que utiliza, por exemplo, um tratamento de interrupcao ou qq coisa assim. a ideia seria aproveitar bem cada capitulo para mostrar a arquitetura na pratica mesmo.

sei lah, algo assim.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor RobL » 13 Abr 2010 13:40

Uma obra que objetiva uma arquitetura já fica específica.
Uma obra C para microcontroladores, vai dar exemplo do uso de portas, timer, sem querer querendo, de um micro específico.
Então sai aqueles livros, centrado em C com exemplos de aplicação para certa cpu, ou sai um livro de micro controlador com aquela pincelada de C que não serve a ninguém.

Dividir um trabalho em tomos, baixa o preço do livro (da bíblia). O cara só compra o que interessa. Cada tomo pode ter em torno de 50 a 100pg. Por exemplo, o tomo que trata somente de C e exemplos, será sem dúvida de interesse de todos que querem C para micro.
Outros tomos, com aplicações de mais de um micro, será de interesse de quem sabe C e está interessado nesse quesito, escolhe ARM, ColdFire, AVR32, etc. Desta forma, em tomos, pode-se ir sendo específico sem fazer uma bíblia.
O que falta às religiões é exatamente dividir suas bíblias em pequenos livretos. É extremamente menos assutador!!!!
Quanto à grana, é isso mesmo. Não se faz livro para ganhar grana, pelo menos por aqui.

Pode também registrar o livro e disponibilizar na net informando a conta e o preço por tomo, mas para download livre. Paga quem quiser, ou por contribuição, qualquer preço. Deve dar mais que por editora.
RobL
Dword

Voltar para Assuntos Gerais