voce tem quase 40 ?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor brasilma » 12 Abr 2010 11:35

Sei lá né, dizem que gosto não se discute... mas eu prefiro muito mais acelerar um TUCSON, CRV e "coisas" deste tipo...
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor MOR_AL » 13 Abr 2010 12:13

Marcelo Samsoniuk escreveu:eu estou estudando design de circuitos integrados analogicos e estou vendo a fundo amplificadores lineares... pelo amor de deus! eh tanta calculeira e tanto sofrimento que depois q eu terminar isso aqui eu nunca mais quero ver, projetar ou usar nada linear na vida! e ainda dizem que pwm dah um certo trampo para fazer funcionar redondo... caramba, viva o pwm! hehehe

Lamento Marcelo! :(
Você pode até não projetar mais nada analógico na vida, porém, quanto a usar é outra história. Você nasceu num universo analógico. Quer queira, quer não, você usará algum circuito analógico.
Mas não se desespere não.
Segue um livro sobre eletrônica analógica para você.
http://www.megaupload.com/?d=144XZRCF
Bom proveito!
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor brasilma » 13 Abr 2010 12:38

Olá Moral, neste caso vale o bom senso.

Qualquer pessoa que deseje ser uma pessoa completa e ter sucesso no ramo da programação, tem de possuir um conhecimento mínimo e básico em eletrônica.

É óbvio que quanto mais melhor, porem com relação a projetar e utilisar circuitos e amplificadores analógicos discretos complexos é loucura.

Circuitinhos simples tudo bem.

Comento porque por um lado já desenvolvi muito, e por outro vejo pessoas que não possuem os mínimos conceitos básicos, então a dica é nem 8 e nem 80.

Abraços.
brasilma
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 13 Abr 2010 14:11

lamento informar, mas a mecanica quantica quantica diz que nosso mundo nao eh analogico! hehehe

eu acho esse experimento um excelente exemplo para mostrar como as coisas realmente funcionam:

http://www.scienceagogo.com/news/200501 ... _sys.shtml

essa experiencia faz os atomos oscilarem entre duas posicoes sem ocupar os espacos entre as posicoes intermediarias, uma bela prova de que espaco e tempo sao quantizados! eh uma visao em pequena escala de como as coisas funcionam em grande escala: quando vc fala em sinais lineares, evidentemente vc esta falando em sinais quantizados, mas a quantizacao eh tao fina e seu equipamento tao impreciso, que vc eh levado a acreditar que tem um sinal perfeitamente linear.

agora, voltando para o desenvolvimento de semicondutores, estamos criando transistores cada vez menores e mais rapidos, comecando justamente a evidenciar os efeitos quanticos nos transistores e piorando cada vez mais a performance deles quando se pensa em sinais lineares... ironicamente, soh estamos nos aproximando de como o universo realmente funciona! viva o pwm! ;)

MOR_AL escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:eu estou estudando design de circuitos integrados analogicos e estou vendo a fundo amplificadores lineares... pelo amor de deus! eh tanta calculeira e tanto sofrimento que depois q eu terminar isso aqui eu nunca mais quero ver, projetar ou usar nada linear na vida! e ainda dizem que pwm dah um certo trampo para fazer funcionar redondo... caramba, viva o pwm! hehehe

Lamento Marcelo! :(
Você pode até não projetar mais nada analógico na vida, porém, quanto a usar é outra história. Você nasceu num universo analógico. Quer queira, quer não, você usará algum circuito analógico.
Mas não se desespere não.
Segue um livro sobre eletrônica analógica para você.
http://www.megaupload.com/?d=144XZRCF
Bom proveito!
MOR_AL
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 13 Abr 2010 15:17

O primeiro amplificador PWM a gente nunca esqueçe, explodiu na minha cara.
E tinha só 10W.

Os amplificadores PWM para subgraves que existem no mercado, para som automotivo, trabalham com portadora de PWM de 5Khz, só servem mesmo para subgraves, mas dão uma paulada fenomenal.

Se usar altofalantes de bobina dupla, vira um terremoto.

O amplificador digital de 1200w por canal,que esta em minha página, trabalha com portadora de 96Kz. A qualidade é excelente mas poderia ser melhor ainda se eu pudesse aumentar a frequencia da portadora.

Acontece que para potencias mais altas, a frequencia de chaveamento dos FETs disponiveis é cada vez mais baixa.

Ou seja, existe uma relação entre potencia e frequencia de chaveamento.

Ultimamente tem aparecido no mercado Fets para frequencias de chaveamento de até 1 Mhz e potencia de até 300W.

Mas nunca é bom trabalhar no limite de frequencia do Fet.

Montei um de 100W com frequencia de chaveamento de 780khz. A qualidade do som é incrivel. O impacto do som é impresionante.

Pena que o Fet pra essa frequencia é garopragarai!!!.

.
proex
Dword

Mensagempor jeanfernandes » 14 Abr 2010 08:47

Consegui fazer um streamer de audio na placa da cirrus logic....
com o GxStreamer...Linux melhora a cada dia...
esse negocio de Sudo isso sudo aquilo.... eh massa.

Sobre esses negocio ae de som...nem vou discutir....
Tenho duas caixas yamaha de monitor de estudio....
e um P.A de 200 W.... som pra isso ta beleza....
Farta eh um processador de audio com um leveler (proex nao sabe o que eh )..... pra compor o rackizim....

Bagulho eh o seguinte, depois de uma certa frequencia de amostragem e representacao em bits, teu ouvido sujo nao consegue distinguir uma coisa da outra... o resto eh conversa pra boi dormir.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor MOR_AL » 14 Abr 2010 09:58

Ok! Marcelo.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor jorgeluiz » 16 Abr 2010 01:15

bem que eu desconfiava. A natureza nao e' analogica. Parece, mas nao e'. Ate' as cadeias de DNA sempre repetem as bases A-T , C-G, em infinitas combinaçoes. No mundo atomico, os niveis de eletrons sempre estao bem definidos. No final e' tudo zero ou um. Ate' a gravidade os caras acham que e' quantizada.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor brasilma » 16 Abr 2010 08:43

Bem lembrado Marcelo e Jorge, e pensando bem é melhor assim.

Com isso chegamos a conclusão de que há um limite para as coisas, esse negócio de divisões infinitas é perturbador e contraproducente.

Sobre a questão da gravidade e da aceleração da expansão do universo - fatos para os quais os cientistas ainda não tem uma explicação mais plausível - agora surgiu uma outra teoria, a de que nossa Galaxia poderia estar localizada dentro de um buraco de minhoca (similar a um buraco negro que liga duas partes do Universo).

Outra explicação é aquela questão da matéria escura.
brasilma
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais