CONTROLAR MOTOR AC MONOFASICO, QUAL A MELHOR FORMA?

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

CONTROLAR MOTOR AC MONOFASICO, QUAL A MELHOR FORMA?

Mensagempor HC908 » 04 Mai 2009 17:05

PRECISO CONTROLAR A VELOCIDADE DE UM MOTOR MONOFASICO PARTIDA A CAPACITOR, PERGUNTO QUAL MELHOR FORMA DE CONTROLAR A VELOCIDADE? TENSÃO APLICADA OU FREQUENCIA? OU AS DUAS GRANDEZAS JUNTOS?
HC908
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Mai 2009 18:10

RPM é função da frequência

Se o motor fosse Síncrono RPM = 60s x 60 Hertz (freq. da rede) = 3 600

Como é motor de indução ocorrerá um escorregamento em torno de - 5 %

Se a variação de freq. for grande é óbvio que a tensão deverá acompanhar
de modo a manter o torque ou a intensidade da corrente do motor.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor RobL » 04 Mai 2009 23:46

Não especificou qual o tipo de partida a capacitor.
Os motores com partida a capacitor com desligamento do capacitor por força centrífuga tem o problema deste ser desligado entre 75 a80% de sua rotação de regime. Portanto o controle poderia ser feito somente entre 80 a 100% do valor.
Depende da potência poderá ser escolhido um monofásico com polos sombreados (não usa capacitor) capacitor permanente, ou duplo capacitor.
Mas o controle é como foi dito acima controlando a freqüência e tensão.

Se o torque não for importante, pode controlar somente a tensão como nos ventiladores de teto.
RobL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 05 Mai 2009 02:19

RobL escreveu:... Portanto o controle poderia ser feito somente entre 80 a 100% do valor....

Nada impede que ultrapasse 100 %, nos Inversores de freq. a RPM chega
geralmente a 200 % da velocidade nominal.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor RobL » 05 Mai 2009 08:13

Muitas são as variáveis que impedem que se ultrapasse a rotação de regime de um motor.
As pricipais são :
1- Força centŕfuga (desmonte do rotor, soldas etc, depende do tipo do mesmo).
2- Balanceamento (normalmente feito para rotação de regime especificada)
3- Perdas por Foucault que crescem muito com a frequência aumentando a temperatura no ferro e conseqüentemente no cobre.
4 - Desenho do rotor(ângulo do condutor) será um limitante elétrico severo quanto a curva do torque em função da frequencia (ou rpm).

Para uso profissional, não se deve arriscar passar da velocidade (rotação) de regime especificada, em motores comuns. Deve-se consultar o fabricante quanto ao limite viável. Para motores monofásicos, usuais no mercado, muitos fabricantes, não saberão informar esse limite e vão garantir o máximo sendo a rotação de regime especificada.
Portanto, em tese, pela equação pode-se rodar ao infinito, mas no campo é bem diferente.
RobL
Dword

Mensagempor HC908 » 05 Mai 2009 14:54

Agradeço pela respota de todos, vou aproveitar o hardware que fiz para controle motor trifasico( onde funcionou muito bem), alterar o firware para funcionar com monofasico. VALEU , vou testar variando a frequencia e a tensão. AGRADEÇO A TODOS. ACOMPNHA O POSTO POIS VOU POSTAR QUANDO TIVER CONCLUIDO.
HC908
Byte

Mensagempor edison » 05 Mai 2009 18:14

HC908 escreveu:....hardware que fiz para controle motor trifasico( onde funcionou muito bem), ....

Vc poderia dar alguns detalhes... :lol: sobre isso??
Estou a procura de algo "Made in home" para controle sem frascuras.
Grato.
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor HC908 » 05 Mai 2009 23:29

Com o pi16f877A gerei tres sinais de pwm. Faço a variação de frequencia pelo botões do menu. Esta funcionando blz, sem strees. Altero a frequencia e tambem a tensão em cima do motor. O firmware esta para funcionar com 5hz a 100hz, de 5hz a 80hz funcionou blz com o motor aqui acima disso no sei pq + começou com um comportamento mt estranho, dai deixei até 80hz mesmo.

edison escreveu:
HC908 escreveu:....hardware que fiz para controle motor trifasico( onde funcionou muito bem), ....

Vc poderia dar alguns detalhes... :lol: sobre isso??
Estou a procura de algo "Made in home" para controle sem frascuras.
Grato.
HC908
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 05 Mai 2009 23:40

o material usado na fabricação do motor não suporta velocidades do campo muito maiores do que as para que ele foi projetada, isso tem a ver com o material ferromagnético usado no induzido , pelo menos isso é o que eu lembro das aulas de controle e máquinas que eu tive.
---
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor HC908 » 06 Mai 2009 14:44

entaum acho q a causa foi esta entaum.

Rodrigo_P_A escreveu:o material usado na fabricação do motor não suporta velocidades do campo muito maiores do que as para que ele foi projetada, isso tem a ver com o material ferromagnético usado no induzido , pelo menos isso é o que eu lembro das aulas de controle e máquinas que eu tive.
HC908
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Mai 2009 12:56

Rodrigo_P_A escreveu:o material usado na fabricação do motor não suporta velocidades do campo muito maiores... .

O doblo da velocidade (200 %), me parece, não é "muito maior" afinal, no
domínio da frequência passou de 60 para 120 Hz.

Geralmente os inversores de freq. atingem esse limite.

Agora o balanceamente óbvio que é importante.

(Nos aviões a freq. é 400 Hz -- 120 Vac 400 Hz e mais os 28 Vdc)
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor styg » 06 Abr 2010 21:56

Revivendo o tópico, estive vendo alguns appnotes para controle de motor monofasico, só que nenhum deles coloca o circuito, geralmente ficam só na teoria e blablabla.

Alguem tem algo mais palpável? Tipo um rabisco dos componentes usados e tal... pra usar num motor com cap permanente 4 polos
Lucas
styg
Word

Voltar para Circuitos Diversos