Roco escreveu:ok, Neutro Aterrado.
mas PE isolado de N, aterramento separdo de N, certo ?
Não.
Eu disse o seguinte.
Caso a sua medição, tenha um terreno proximo para fazer um aterramento que preste.
Eu aconselho a você interligar este aterramento ao NEUTRO, fazendo-se assim o PE+N.
Vale a pena lembrar, que em cada residência e em cada poste na rua, existe uma haste de aterramento, e este neutro é comum praticamente para toda a cidade/*bairro... Sendo assim se fizer a medição de resistencia de terra, utilizando o neutro como P0 o valor mostrado pelo terrometro é extremamente baixo..
Agora internamente ao prédio, você tem o segundo ou terceiro terra nos quadros de distribuição.
Eu perguntei a distancia para eu ter noção de DDP de terras, mais como esta a 12 e 20e poucos metros, e o aterramento na medição vai estar abaixo de 10ohms não vai ter problema algum.
Bem, dentro dos predios eu tenho os TERRAS, que são utilizados para potencial de carcaça das maquinas, e vai ser utilizado para potencial de terra para os supressores.
"OBS: se for utilizar os terras de cargaça para referencial de supressor, aconselho a refazer a medição dos terras dos quadros, e caso seja necessario, faça a correção para valor <10ohms em seca".
Abraços
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!