8 vs 32 bits

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor RobL » 13 Mar 2010 16:36

hoje em dia vc tem produtos como o coldfire v1 de 32 bits, que sao oferecidos em encapsulamentos pino a pino compativeis com os HCS08 de 8 bits.

Para quem precisou um HCS08 não tem por que passar para 32bits, mesmo pino a pino.
Isto é marquetagem de quem quer prender o cliente. Não tem sentido.

Estamos falando de ARM e prefiro ainda focar os Cortex Mx. Por que vou investir numa família limitada, exclusiva Freescale, se disponho dos novos Cortex Mx que estão e serão fabricados por vários fornecedores, quem sabe inclusive breve pela Freescale? :wink:

Quanto a comparação com a Ferrari, para mim não rola se for para ficar parado em um sofá no meio do asfalto, ainda que com o mesmo preço de um sofá compatível. Se não posso usar os recursos da máquina fico com o sofá da minha sala, que se quer anda mas cumpre bem sua missão.
Agora se tenho que circular sempre por uma auto-estrada aí vou de 32bits.

Pode parar, estamos falando de micros tipo ARMs e micros desse mundo. Sim, super computadores são muito mais capazes!!! :lol:
RobL
Dword

Mensagempor fabim » 13 Mar 2010 17:31

isso ai marcelo sam.
Aí eu pego os seus uC, que custam dezenas de dolares, para montar uma ihm de um repetidor de 4/20mA.. muito esperto sua comparação..

PArabens....kkkkkkkkkkk
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Renato » 13 Mar 2010 17:59

Filtrando tudo, caimos em 2 situações:
1) Aplicação não permite passar p/ 32 bits por algum motivo, ex.:
Preciso alimentar com bateria de Lítio, com autonomia de 5 anos.
Possívelmente vou ter que pensar num MSP430, PIC, etc ...

2) Aplicação permite, mas tenho vários projetos na prancheta, prazos,
que são menores do que a curva de aprendizado, capacidade de
investimento, etc ...

Essas são as questões práticas.
Vamos tirar fuca, ferrari e até sofá da conversa, 'carajo' !!!!
Renato
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 13 Mar 2010 18:16

acho que breve vou ter q tirar ferias aqui do forum, pois cada vez q eu critico o arm alguem me liga fazendo ameacas de morte! :D

bom, vamos lah entao para o meu *ultimo* post aqui... quer dizer entao que se tivesse um fusca e uma ferrari que custasse exatamente o *mesmo* preco, vc ainda assim optaria pelo fusca para andar na cidade soh pq nao vai usar todos os recursos? nao vou dizer que estou surpreso, pois conheco varias pessoas que pensam assim e trocam de mano ferraris por fuscas. por sinal elas tambem queimam dinheiro e comem m**** hehehe :)

sobre a tecnologia limitada e exclusiva do 68k, nao sei de onde vc tirou isso! tirando aqui no brasil, onde as pessoas trocam ferraris por fuscas, queimam dinheiro e comem m****, o 68k eh uma plataforma ainda muito estudada a fundo no resto do mundo:

http://www.scss.tcd.ie/Michael.Manzke/f ... dLynch.pdf
http://www.experiment-s.de/en/boards/suska-iii-c/
http://www.experiment-s.de/en/boards/suska-iii-t/
http://www.opencores.com/project,tg68

e quando eu digo a fundo, estou falando em clonar o chip inteiro! :)

eh claro que clonar algo que jah eh gratis nao tem tanta graca... vc pode simplesmente pegar um core da propria freescale sem custo:

http://www.freescale.com/webapp/sps/sit ... e=CFV1FPGA

em compensacao, o pessoal legal do arm prefere resolver as coisas judicialmente:

http://www.opencores.org/articles,1004822956

no meu caso, que comecei com z80 e depois fui para 68k, onde programar em asm eh quase 1:1 com codigo C e pascal, fica realmente dificil descer o nivel para o set de instrucoes primitivas do arm... mas mesmo assim, se hipoteticamente fosse escolher entre pic e arm, com certeza ficaria com o arm mesmo! felizmente eh soh hipoteticamente! hehehe e de que adiantaria, mesmo quando eu falo bem do arm, as pessoas insistem em entender o contrario?!?

RobL escreveu:
hoje em dia vc tem produtos como o coldfire v1 de 32 bits, que sao oferecidos em encapsulamentos pino a pino compativeis com os HCS08 de 8 bits.

Para quem precisou um HCS08 não tem por que passar para 32bits, mesmo pino a pino.
Isto é marquetagem de quem quer prender o cliente. Não tem sentido.

Estamos falando de ARM e prefiro ainda focar os Cortex Mx. Por que vou investir numa família limitada, exclusiva Freescale, se disponho dos novos Cortex Mx que estão e serão fabricados por vários fornecedores, quem sabe inclusive breve pela Freescale? :wink:

Quanto a comparação com a Ferrari, para mim não rola se for para ficar parado em um sofá no meio do asfalto, ainda que com o mesmo preço de um sofá compatível. Se não posso usar os recursos da máquina fico com o sofá da minha sala, que se quer anda mas cumpre bem sua missão.
Agora se tenho que circular sempre por uma auto-estrada aí vou de 32bits.

Pode parar, estamos falando de micros tipo ARMs e micros desse mundo. Sim, super computadores são muito mais capazes!!! :lol:
Editado pela última vez por msamsoniuk em 16 Mar 2010 20:45, em um total de 1 vez.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 13 Mar 2010 18:30

maiséexatamente essa a questão.
Ucontroladores de 8 bits "conhecidos e com muita documentação", ou de 32 bits "conhecidos e com muita documentação".
At91sam... << parente seu
LPCXXXX << seu tambem
Entre outros..

Agora porque os ARM´s da NXP são mais conhecidos, mais visados, com mais documentação, mais foruns, mais exemplos, mais baratos... que outros ?

ATMEGA --- PIC -- HOLTEK iéca ---

ARM né sinhor, !!!!
E o mais mió, preços iogualinhos aos pics, e atmegas, e holtek ta fora,rsrsrs......
Pergunte aqui no forum, quem usava 8051//pic//atmega// E pulou para o ARM, pergunte se atendeu as exigencias!!! Claro de sobra né.

Agora o dia que alguem começar a mexer com telefonia, ou outra coisa pesada, aí sim.. o que você indicou to de acordo..
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Viktor » 15 Mar 2010 08:20

emersonsantosrj escreveu:hehehehe

Entendi... mas a questao eh usar um canhao para matar uma mosca ... o que eu quero saber eh questao de custo, investimento em gravadores e kits , aquisicao de componentes , treinamento de pessoal ... nao eh so pegar o carro eh sair dirigindo .. o primeiro (GOL) gasta pouco e precisa de pouco investimento o segundo BMW qq peça eh 1000 reais ... e ambos vao o mesmo lugar.

Emerson

Acho que o dilema não é se vale a pena ou não e sim quando você irá mudar. Imagino que o WIndows de seu computador não seja o 3.11, correto ? Qto à comparação de matar uma mosca com canhão, também está errado o enfoque. Se assim fosse deveriamos ter na nossa prateleira 4004, Z80, 8080,.....e ARM e usar cada um para matar o desafio à altura. Usariamos o 4004 para ascender led, por exemplo. Percebe ? Tanto O 51 como o ARM algum dia sairão de linha. Muito provavelmente o 51 sairá primeiro, portanto a sua pergunta refere-se a quando fazer a migração, tal qual como o velho (e bom) Windows 3.1.

Saudações
Viktor
Byte

Mensagempor fabim » 15 Mar 2010 08:23

Vikror. Sim um dia o ARM vai sair de linha, com toda certeza.
Mais até lá, a nxp ou qualquer outra, irá lançar um uC de 64 bits e centenas de mhz, ou quem sabe ghz@@
E o melhor, com precinho de banana como está hoje os nxp.

Vou ficar torcendo pra sair logo de linha, e entrar os core64 novos@@@

hehehe
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Viktor » 15 Mar 2010 09:12

fabim escreveu:Vikror. Sim um dia o ARM vai sair de linha, com toda certeza.
Mais até lá, a nxp ou qualquer outra, irá lançar um uC de 64 bits e centenas de mhz, ou quem sabe ghz@@

hehehe

Provavelmente
Prefiro ter um chip barato com recursos astronômicos do que um outro barato com recursos paupérrimos.
Viktor
Byte

Mensagempor fabim » 15 Mar 2010 09:50

Viktor escreveu:
fabim escreveu:Vikror. Sim um dia o ARM vai sair de linha, com toda certeza.

hehehe

Provavelmente
Prefiro ter um chip barato com recursos astronômicos do que um outro barato com recursos paupérrimos.

isso isso, só que o marcelo sam não entende isso que nós todos pensamos...

Tipo, ele diz. use qualquer um menos ARM da NXP, tem os blackfin etc;
Poxa, eu mexia com pic até outro dia e me atendia, hoje pulei pra arm, que tem varias opções igual os pic´s.

Abraços
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor Viktor » 15 Mar 2010 09:58

Fabim

Tem mais ums coisa. Ao invés de usar diversos processadores e diversas ferramentas parece-me mais lógico ter um conjunto de ferramentas (ARM ou equivalente) que atenda a diversos requerimentos. Ao usar o mesmo conjunto de ferramentas frequentemente o usuário (projetista) melhora os seus conhecimentos e torna-se mais eficiente e produtivo. É o contrário do corredor que compete nos 100m, 5000m, 10000m e a maratona e provavelmete não ganha nenhuma prova.
Viktor
Byte

Mensagempor enigmabox » 16 Mar 2010 11:47

fabim

ARM né sinhor, !!!!
E o mais mió, preços iogualinhos aos pics, e atmegas, e holtek ta fora,rsrsrs......
Pergunte aqui no forum, quem usava 8051//pic//atmega// E pulou para o ARM, pergunte se atendeu as exigencias!!! Claro de sobra né.

Minha opnião, começei com o 6502 da Mostek, depois Z80, linha MCS48 e 8051, 68hc11, MSP430, Atmega e MC68030.
Ao meu ver a melhor versão que usei em 8 bits foi o ATMEGA e o 8051. Em 32 bits foi o MC68030, apesar de caro, seu assembler é muito poderoso, digamos assembler de alto nivel.
Já estudei o ARM, mas ainda não tive tempo de usar, o assembler me lembra os antigos 6502 usados pela Apple.
Ainda prefiro para 32 bits os mcus da motorola, mesmo sendo caros.
A escolha entre 8 bits ou 32bits , vai depender da aplicação e custo do projeto e das ferramentas disponiveis.
enigmabox

Mensagempor tcpipchip » 16 Mar 2010 15:06

Olha só...voce tambem trabalhou com o MCS48 ? No que ?
tcpipchip
Dword

Mensagempor enigmabox » 16 Mar 2010 15:56

tcpipchip,

Ná época não era facil comprar o 8751, assim conseguia somente 8742 e 8748 da intel, aprendi atraves do databook da intel, programar em assembler.
Montava estas velharias como periferico do 8085 e do z80, ou usava como um periferico leitor de temperatura e tensão junto com o ADC0808. O que eu gostava é que tinha uma porta P1 ou a P2 que era de acesso contrario, ou seja, o WR e o RD da porta era acessado pelo periferico externo do 8742.
Já trabalhei com estes MCS48 em equipamentos de medição e controle de temperatura, pirometros.
Também foi usado no PC como leitor de teclado.
Ainda tenho alguns em estoque, a linha 87xx tinha a janela de apagamento da eprom, assim dava pra ver o nucleo do MCU, com uma lente.
Bons tempos.....
enigmabox

Anterior

Voltar para ARM