VOC (Voice Over CAN)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Fernando Guimarães Aguiar » 18 Dez 2006 08:43

Elton, em questão de barramento, não se tem grandes derivações não né!?
Eu já implementei um barramento com derivações muito longas que para pouco dados transmitidos funcionava ok!, mas quando liguei todos os módulos e comecei a transmitir grande volume de dados não funcionou! Por fim, modifiquei a topologia de ligação.

Outra coisa, pelo que vc vem postando receio que não esteja fazendo isso, mas não custa perguntar... O Pino RS do transceiver (MCP 2551) está conectado ao GND, pois se tiver alguma resistência isso limita (via hardware) a frequencia máxima de transmissão no barramento.

E em questão de hardware o que o sistema que eu utilizo difere do seu é que o uC que eu utilizo (18F248) tem controlador CAN integrado (MCP 2515), e tal como o microeletronica citou o fato de utilizar o controlador externo o barramento poderia ser limitado pela velocidade da SPI.

No mais é isso aí...
E vai dando feedback a medida que o sistema ir funcionando...
Fernando Guimarães Aguiar
Nibble

Mensagempor elton de souza » 19 Dez 2006 12:37

Fernando,

Especificamente que tipo de problemas vc encontrou quanto a topologia? Para trafegar voz estou utilizando um dsPIC que também já possui o controlador CAN internamente.
Problema de velocidade não seria pois, o que estou tentando executar em um teste aqui é o seguinte: enquanto 2 perifericos estão trafegando voz, estou mandando um outro periferico A enviar um comando para ligar/desligar um rele de um perferico B (sendo estes,'A' e 'B' com o mcp2515 e os dois em conversação com o dspIC).
Mando este comando para ligar/desligar o rele a cada 500ms, meu deus, a rede obviamente suporta isso, com o osciloscopio da para observar o tempo em que a rede fica desocupada e é muito tempo para enviar um simples comando a cada 500ms...
Enfim, não sei se é algum problema de configuração entre os perifericos(por se tratarem de hardwares diferentes).

Qual seu problema quanto a topologia Fernando?
elton de souza
Nibble

Mensagempor Fernando Guimarães Aguiar » 19 Dez 2006 13:52

Elton o problema quanto a topologia que eu encontrei foi em relação à topologia de BARRAMENTO.
Que, se eu não estou enganado, em acordo com as normas do CAN não pode der derivações superiores a 0.2m [tem um AN da Microchip que contempla este assunto].
No meu caso eu cometi um erro colocando o comprimento das derivações muito superiores a 1m!!!

Elton, eu ainda não entendi uma coisa: vc teve êxito trafegando poucos dados no barramento?
Outra coisa, eu nunca trabalhei com DSPic, mas vc poderia me informar qual vc está usando para eu me interar um pouco mais!?

No mais é isso aí.
Fernando Guimarães Aguiar
Nibble

Mensagempor elton de souza » 19 Dez 2006 14:46

Sim, qdo trafego poucos dados tranquilo... Quando estou com apenas 2 perifericos trocando dados de voz tb tranquilo...

O problema é quano junto ambos.

Estou utilizando o dsPIC30F4013.
elton de souza
Nibble

Mensagempor elton de souza » 20 Dez 2006 13:21

Meu problema, pelo o que aparenta, está na configuração do baud rate. Seto o mesmo prescaler para os dois tipos de périfericos como também o mesmo TQ (Sync,ProgSeg,PhaSeg1 e 2 , SJW)...
Mecei os pacotes no osciloscopio para os perofericos com o controlador CAN externo e para os interno(dsPIC) e o tamanho do pacote é o mesmo, ou seja, teoricamente não deveria dar problemas.
Enfim, de tanto procurar em 'n' lugares para resolução do meu problema, resolvi chutar os nrs(qtde)de TQ para cada parametro que escrevi acima; fiz isto para os modulos com controlador CAN externo, e para minha surpresa consegui trafegar a voz junto com os dados de controle, porém, a voz está "picotada" , estou perdendo ainda alguns dados na transmissao, nao sei o que ainda mas...
Creio que tenha que configurar os TQ de maneira mais adequada, mais ainda não sei como, haja visot que ambos os tipos de hardware que tenho aqui estão com o mesmo OSC.

Dúvidas...
elton de souza
Nibble

Mensagempor elton de souza » 22 Dez 2006 14:29

Fernando,

Como vc faz para configurar o baud rate de seus perifericos? Como vc ajusta o TQ?Qual o clolck que vc utiliza?Baud rate?

Tentei conversar com vc pelo MSN mas nunca te encontro online.

Valeu!!!
elton de souza
Nibble

Mensagempor microeletronica » 22 Dez 2006 16:13

Vamos la Elton, se o problema for de contas te ajudamos com certeza.
Poste os numeros.
Estamos aguardando.

;)
microeletronica
Byte

Mensagempor elton de souza » 26 Dez 2006 15:59

OK, ja estou acreditando ate em Papai Noel...Pq nao acreditar que esqueci de somar 1 ou dividir utdo por Tosc aonde deveria eheheheheeh...

Brincadeiras a parte, agradeço a ajuda...

Seguinte pessoal, estou utilizando em ambas as placas um cristal de 20MHz...Quero que a rede tenha um baud rate de 1Mbps...

Agora eh soh encontrar o TQ para que possamos ajustar o BRP,SyncSeg,PropSeg,PS1,PS2...

Obrigado!!!
elton de souza
Nibble

Anterior

Voltar para PIC