Como calcular potencia de um trafo?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Como calcular potencia de um trafo?

Mensagempor KrafT » 19 Dez 2006 17:58

Eu tenho um punhado de medidas careteis de trafos e queria ter uma idéia de que potencia cada um pode suportar.

Ferro normal, em 60Hz...

Aí achei várias fórmulas mas todas dão resultados bem diferentes...

Tipo um caretel com area central 22x20mm... dá 12W numa fórmula e 20 e pouco noutra...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Mensagempor JeanPaul » 19 Dez 2006 20:38

Olá Kraft,

Esse negócio de fórmula para calcular a potência que o núcleo pode fornecer é um pouco complicado. Não existe uma receita a ser seguida, assim cada um faz de uma forma diferente.

Pra calcular os transformadores, eu vou pela curva BH. Ou seja, calculo o número de espiras mínimo para que um determinado núcleo não sature. A partir daí vc pode usar qualquer relação de transformação, claro, respeitando a transferência de potência e o espaço para alojar os condutores. Estes cálculos dependem das especificações das lâminas, que são cedidas pelo fabricante.

Essas fórmulas prontas muitas vezes vão determinar que certo núcleo pode fornecer X potência, porém, você vai ver que não é possível atingir essa potência por causa da bitola do fio. Muitas vezes quem determina o tamanho de núcleo a ser usado é o espaço físico da bobina.

Utilizo bastante este tipo de cálculo para transformadores de ferrite. Mas a lógica é a mesma para os transformadores em baixa freqüência. Mudam só os parâmetros do material utilizado e a freqüência de trabalho.

[]’s

Jean Paul
JeanPaul
Byte

Mensagempor KrafT » 20 Dez 2006 08:14

Poisé Jean, acabei de pagar a matrícula ontem para que futuramente eu possa entender o que você expos...
"..."Come to the edge," he said. And so they came. And he pushed them. And they flew."― Guillaume Apollinaire
KrafT
Dword

Re: Como calcular potencia de um trafo?

Mensagempor andre_luis » 20 Dez 2006 08:46

Kraft,

Olha, para Transformador de ferro-silicio, usado em 60Hz, uso a seguinte fórmula, que funciona perfeitamente :

A = ( 1,2 / 10000 ).raizquadrada(P) ,

onde P = [W] e A = [m^2] , sendo 'A' a seção transversal da perna central, em se tratando de nucleo 'E'

Com os dados que voce apresentou acima, encontrei por essa formula, 13,44w, que está mais próximo do 1o resultado que voce calculou.

Já o transformador de ferrite, cada um escreve um livro, inventando uma regra de cálculo diferente.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor JeanPaul » 20 Dez 2006 09:32

Tah aí a formuleta que eu uso. :)

Imagem

B = Densidade do Fluxo Magnético [Gauss]
Ae = Area Efetiva [cm2]
VRMS = Tensão RMS [V]
f = Frequência [HZ]
N = No. de Espiras

Só pra constar, já que comentei no método. Se for só pra calcular uma e outra vez as fórmulas prontas são bem mais fáceis.

Pro ferro silício usa-se B máximo de 12000 Gauss (1,2 Tesla).

[]'s

Jean Paul
JeanPaul
Byte

Mensagempor KrafT » 20 Dez 2006 09:32

Obrigado André e Jean. Era essa referência que eu precisava.
Editado pela última vez por KrafT em 21 Dez 2006 09:08, em um total de 1 vez.
KrafT
Dword

Mensagempor jose ivan » 21 Dez 2006 08:59

Tenho um programinha aqui em basic que calcula tudo isso , se quiser te mando
jose ivan
Bit

Mensagempor KrafT » 21 Dez 2006 09:08

jose ivan escreveu:Tenho um programinha aqui em basic que calcula tudo isso , se quiser te mando

Manda uai. Brigado mais uma vez, pessoal.

Calcular trafo não é meu chão, mas infelizmente coisas bem piores virão e eu preciso deixar a preguiça mental de lado, cedo ou tarde.

Bom, de volta aos 111 posts.
KrafT
Dword

Mensagempor jose ivan » 21 Dez 2006 11:01

Para qual E-Mail?
jose ivan
Bit

Voltar para Assuntos Gerais