por MOR_AL » 25 Fev 2010 09:57
Comprei uma impressora laser há uns 4 anos para o meu mestrado. Queria usá-la também para circuito impresso, pois a impressora do curso era pra ser usada por todos e não se podia fazer experiências com ela sem ter o risco de estragá-la.
Comprei a HP LaserJet 1022. Escolhi HP pela marca, excelente para equipamentos eletrônicos.
Comento:
1 - Custo na época: R$1.099,00. Cara. Mas o toner durava cerca de 5000 impressões e realmente acho que chegou próximo a isso.
2 - Cópias perfeitas.
3 - Só levei na autorizada, para conserto, uma vez. O problema foi causado pela indução de grande tensão na linha telefônica, devido a um raio. Queimou outros aparelhos. O conserto não foi barato, mas ainda assim valia a pena em relação a comprar outra. Na época, as impressoras laser já estavam barateando. Ficou como nova.
4 - Usava, e ainda uso, para fazer PCB. O toner TEM que ser original, se não, a densidade de toner diminui e a proteção do toner na corrosão é prejudicada. Quando a minha carga de toner terminou, coloquei um toner "Genérico", mas a embalagem era ótima, hehe. A impressão de texto e tudo que não exigia alta densidade de toner ficou ótima, mas para PCB deixou a desejar.
Comprei um novo cartucho de toner ORIGINAL, e as placas voltaram a ficar perfeitas.
Só dois pormenores, que não gostei. Não sei se é um problema exclusivo da HP ou acontece nas outras impressoras também.
a) Queria saber até que espessura de trilha ela imprimia. Fiz linhas horizontais e verticais, com valores de espessura desde 1,0mm até 0,2mm. As linhas tinham espaçamento de mesma espessura. Linha de 0,3mm com espaçamento de 0,3mm, e assim por diante.
Resultado na máxima qualidade. As espessuras de linha e espaçamento não eram iguais. Isso era bem claro quando as medidas eram de 0,3 e 0,2mm.
b) Certa ocasião pensei: Bom. se eu quero uma alta densidade de toner, porque não imprimir duas cópias e passá-las para a placa? Passo uma cópia para a placa e retiro o papel. Depois repito o processo.
Ocorreu que as dimensões do mesmo circuito, em locais diferentes da página, possuem dimensões diferentes. Pequenas diferenças, porém que inviabilizaram este procedimento. Tinha que imprimir em duas páginas, para que as cópias possuísem as mesmas dimensões. Não fiz isso, porque uma cópia costuma ser suficiente. Apenas quando atrilha for larga, ou planos terra, tem que se retocar com a caneta. Isso ocorre com todas as impressoras. Parece que é uma característica de projeto.
Claro que faço as minhas placas apenas para protótipos, pois quando o circuito é aprovado, deve-se mandar fazê-la em uma empresa especializada. A vantagem é que uma placa destas, feita em casa e com esta técnica transfer, costuma ficar pronta em cerca de 25 minutos, desde o desenho pronto até a colocação para corroer. Este fato, pra mim, é decisivo!!
Em Tempo: Quando trabalhava em uma empresa, as cópias Xerox possuiam uma grande densidade de toner. Acho que é algum componente no toner que aumenta ou diminui a quantidade impressa. Naquela época, ainda não existiam impressoras laser para o público, eram muito caras e só valia a pena para as empresas. Ainda possuo algumas cópias. Pode-se sentir a altura do toner com a ponta dos dedos. Hoje, com a redução de custos, conseguiram fazer impressões com espessuras menores, para economizar toner. Aliás, quando vou imprimir um PCB, escolho como se fosse o papel cartão. Parece que a densidade de toner é maior.
Recentemente escreví para a HP para saber qual tipo de papel exigia maior densidade de toner. Fui muito bem atendido, mas o pessoal está orientado para responder a uma outra classe de clientes, não sabiam do que eu estava falando.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain