PCI com impressora jato de tinta.

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

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Mensagempor xultz » 03 Fev 2010 09:47

A LPKF é uma fresa... as ferramentas que ela usa são próprias dela, mas algumas é possível encontrar no mercado paralelo.

O menor espaçamento que consigo é 0,2mm, que dá 8 mils. Existe uma broca de 0,1mm, mas eu não tenho, e deve ser um inferno de regular ela, a de 0,2mm já é um saquinho.

Afora isso, a menor broca que tenho é 0,6mm, mas o Jean comprou uma com broca de 0,3mm, não sei prá quê uma broquinha dessas, deve ser um cabelo de fina e deve quebrar só de olhar feio prá ela.

O modelo que tenho aqui é 92S, tem quase 12 anos de uso e tá firme e forte.
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Fev 2010 11:13

xultz escreveu: ...O modelo que tenho aqui é 92S, tem quase 12 anos de uso e tá firme e forte.

Os Alemãos para máquinas, mecânica, são imbatíveis .

Tem a Laser também não é ?

DJ
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Mensagempor xultz » 03 Fev 2010 12:47

Tem. Custa uma fortuna, e é muito boa para circuitos que se exige muita precisão da fresa, como por exemplo circuitos de acoplamento de RF tipo strip line para muito altas frequência, onde cada mil é um MHz perdido. Ela tem limitação de só fresar 120x120mm, se a placa for maior que isso é mais interessante fresar o restante numa fresa mecânica. Eu não tenho informação a respeito, mas o laser não deve ter uma vida útil muito grande e deve custar uma fortuna.
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Mensagempor Abuda » 04 Fev 2010 07:51

Como prometido, ai vão umas fotos da EPSON C63 modificada.

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Imagem


Detalhe do rasgo que fiz na lateral para poder ajustar o posicionamento inicial com a mão, rodando o rolo que puxa o papel(ou a placa).

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Detalhe do que era a peça que ajustava a largura do papel, que usei como base para inserir as placas na horizintal, na seta o sensor de papel adaptado a lateral desta peça.
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Abaixo do parafuso indicado pela seta, coloquei uma porca como espaçador, feito isso dos dois lados(obviamente) e entortando essa peça uma pouco pra cima o cabeçote é levantado o suficiente para que a placa passe sem bater no cabeçote.
Para que o cabeçote levantasse isso tudo tive que cortar uns pinos plásticos que estavam atrás do cabeçote.
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Primeiro imprimo em uma folha comum com o rasgo que faz o papel ser aceito pela impressora. Sabendo onde será a impressão colo a placa onde será impresso e preencho o inicio da folha(antes da placa) e o final(depois da placa) com outras placas para que o tracionador de papel não patine na diferença de altura que restaria entre a folha e a placa.
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Uma foto de uma placa que fiz, a foto ficou horrivel a opção macro parece não funcionar, depois tento tirar outra.

As partes de plano de terra que estão um pouco tortas são porque no desenho original eu tirei boa parte do plano depois mudei de idéia e pintei com a canetinha
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Mensagempor Abuda » 01 Abr 2010 13:32

Fiquei devendo uma foto decente da placa impressa.

E ai vai.



Imagem

Mais uma dica importante: Comprei um soprador térmico que agora me permite carregar a placa na impressora e aquece-la antes de iniciar a impressão, a placa passa dos 70C e só ai inicio a impressão. Depois que comecei a fazer isso os problemas de manchas e gotas dispersas acabaram.
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Mensagempor enigmabox » 01 Abr 2010 13:56

Outra dica... Se não quiser aquecer a placa antes de imprimir, limpe com bom bril para retirar as oxidações e depois limpe a placa com solvente para tinta automotiva, para retirar outros residuos.
Acabei com varias falhas de impressão com este metodo.
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Mensagempor Wagner de Queiroz » 08 Abr 2010 13:47

regiscruz escreveu:Também vou dar minha contribuição, é pequena, mas pode ajudar alguém...

Eu sou um cara meio cabeça dura, só acredito em alguma coisa quando eu vejo e com isso ja me dei mau várias vezes como este caso da impressora por exemplo...rs...

Eu ja conhecia estes links, aliás eu também havia tirado minha inspiração deles e ai que decidi comprar três impressoras HP para tirar a prova e obviamente funcionou mas não deu certo...rs........rs... :x :x :x



Regis, Ainda tem essa impressora HP adaptada funcionando? eu tive uma ideia, que tal vc imprimir a placa normalmente nela, depois disso com a tinta ainda umida, espalhar toner de impressora em cima. o toner é um pó e com a umidade da tinta, vai ficar preso por ela, dai coloca ela no calor. o calor faz a tinta evaporar e fica os pigmentos da tinta e o toner derretido no cobre, dai tenta ver se da certo na corrosao.
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Mensagempor aparecido » 07 Nov 2010 15:13

Oi pessoal tudo bem? peguei um drive de dvd velho aqui e troquei em uma C63 pra tentar fazer o mesmo que o Abuda.

No meu caso eu deixei a impressora toda aberta:
Imagem
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Como espaçador eu recortei dois pedaços de placa de fenolite que estavam sobrando, fiz o furo e coloquei eles entre a chapa e a base:
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Não mudei nada no resto da estrutura da impressora.

Agora preciso achar uma tinta adequada também, pois a que está no cartucho que veio com ela se dissolve na agua.

Imprimi em uma placa pra ver como ficava, antes eu lixei ela inteira com lixa de unha mesmo, mas lixei "de leve" e limpei com alcool, a impressão ficou assim:
Imagem

Notei que a impressão tanto na pcb quanto em papel sai um pouco falhada, mandei limpar a cabeça e continua, acho que vou ter que procurar como limpar a cabeça manualmente.
Até mais, abraço.
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Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Nov 2010 16:05

Parou ?

Parou porque ?

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Mensagempor NEON » 09 Nov 2010 00:50

Gostei pacas a sua modificação da impressora. Então tem que ter Epson? Posso comprar a impressora Epson atual e fazer a adaptação? Mais barato é modelo T25.
Nem sabia que existe a tinta durabride resistente a água.

OBS: Cuidado com o cabeçote da Epson, se entupir o cabeçote vira muita dor de cabeça para fazer limpeza pois é fixo. Tinha uma EPSON há 10 anos atrás com cabeçote entupida e foi para o lixo direto rsrs
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Mensagempor NEON » 09 Nov 2010 23:12

Estou muito interessado modificar a impressora Epson para imprimir PCB e acabei comprando uma impressora nova EPSON modelo T25 por apesar mais barato. Antes eu sabia comprar e tinha pesquisado o modelo T20 da EPSON no site http://techref.massmind.org/techref/pcb/etch/t20-sa.htm e é muito parecido da parte interna do modelo novo T25. E aí comprei uma nova para fazer a adaptação.

Não podia desmontar a impressora no primeiro dia de compra pois está na garantia que vai até dois dias para troca direto na loja for caso defeito e o resto na assistência técnica.

Fiz a rápida pesquisa na minha impressora e descobri localizar que tem o sensor (tipo alavanca) aciona se o papel passar e inicia a impressão. Lá não tem trabalhão danado para fazer a adaptação. Acho que só basta adaptar tipo gaveta na parte de trás da impressora para a placa deslizar na faixa horizontal. Bom, tem a foto onde tem sensor e é a função para iniciar a impressão.

http://img46.imageshack.us/i/sdc11618y.jpg/

http://img72.imageshack.us/i/foto1bw.jpg

http://img512.imageshack.us/i/foto2ba.jpg

http://img441.imageshack.us/i/foto3h.jpg

Vlw...
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Mensagempor aparecido » 10 Nov 2010 08:31

Legal a impressora, então, na minha aqui eu nem mexi no sensor, a alavanca entra na frente do sensor quando a impressora puxa a placa, só levantei aquela chapa que tirei a folto com a placa de fenolite que usei como calço.
Só estou na dúvida se a tinta pigmentada serve mesmo pra imprimir na placa e colocar pra corroer sem problemas, aquela placa da foto acima, eu pintei por cima da tinta normal com caneta pra projetor e depois de corroer, notei que o percloreto corroeu um pouco por baixo da tinta e não ficou um resultado legal.
Só não comprei a tinta pigmentada (35/40 reais 100ml) ainda por ela ser bem mais cara que a tinta normal (10 reais 100ml).
Assim que puder eu vou comprar a pigmentada pra fazer um teste.
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Mensagempor NEON » 10 Nov 2010 11:05

Aparecido,
Gostei bastante e me ajudou muito a entender melhor para fazer adaptação. Acho que vou fazer é o jeito vc fez. Relação a tinta, quer dizer que vc está usando a tinta normal corante? eu imprimi a foto no papel comum usando a tinta durabrite que veio junto, joguei água da torneira por cima da foto e a foto não borrou ficou do mesmo jeito.
Se o problema persistir na hora de corroer a placa usando a tinta durabrite, faz o teste, mistura o percloreto com o sal(sal de cozinha).
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Mensagempor aparecido » 10 Nov 2010 11:19

Que bom, então, a tinta que ta nos cartuchos, segundo o ex dono é tinta corante mesmo, não é da tinta original.
Uma dúvida, porque misturar sal de cozinha no percloreto? o que acontece? até mais, abraço.
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Mensagempor NEON » 10 Nov 2010 12:26

Isto mesmo. Será que seu modelo C63 pode funcionar pigmentado durabrite? Pesquisa melhor pois vc está usando a tinta corante e pode misturar com a tinta durabrite?
Relação do sal, o sal diminue a solução de água e não ataca a tinta. Eu usava a tinta de emulsão no processo fotográfico e foi corroer e a tinta de emulsão ficava mole e soltava na placa. Foi aí que descobri misturando com o sal, a tinta ficava firme.
Agora, imprimindo com tinta durabrite acho que pode resolver ou melhorar mais conforme o meu colega no primeiro post, dizia que a trilha bem menores se soltava no percloreto.
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