Cabos termopares tipo k

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor MOR_AL » 20 Jan 2010 12:52

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Moaral a Icel vende.

É o Transdutor para os instrumentos digitais que medem temperatura

tem aprox. 1 metro de complimento e vendem em separado, nas lojas que vendem instrumentos você encontrará.
Djalma. Eu até tenho ele. A idéia é de transformar o meu circuito em equipamento comercial. Fazer a compensação da junção com esta ponta não seria prático.

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Agora usar outra junção K para compensar temperatura ?
Sim!!!

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Isso não é prático. Só se faz em aplicação científica onde esta segunda junção fica em cuba de gelo fundente, isto é, a zero grau
Não Dj.
Se você colocar ESTE SEGUNDO TERMOPAR em 0ºC, a contribuição de tensão DELE SERÁ ZERO VOLT.
Acho que você confundiu colocar a junção do termopar com os fios para o circuito. ESTE A ZERO GRAU NÃO PRODUZ TENSÃO DE ERRO.
Aliás é assim que se descarta a tensão da junção que estaria à temperatura ambiente. Colocando-a à zero grau.
Um segundo termopar à temperatura ambiente produz uma tensão de compensação da junção que está à temperatura ambiente. Assim é dispensado o gelo fundente.

KrafT escreveu:Pois é... Nos controladores comerciais, só tem um diodo tipo 1N4148 na parte externa da caixa do equipamento para fazer essa função.

Bom.
A idéia da compensação recai em dois fatores:
a) A compensação linear. Esta permite calibrar o instrumento em UMA ÚNICA TEMPERATURA. Geralmente se ajusta para zero grau.
b) A compensação angular. Esta permite calibrar o coeficiente de temperatura da compensação, para o coeficiente de temperatura da junção termopar fio do circuito.
Não se espera que o coeficiente de temperatura do diodo seja de 2mV/ºC certinho. Por isso se ajusta com o auxílio de um potenciômetro. Acontece que este coeficiente não é fixo ao longo da temperatura ambiente. Isso leva a erro.

A proposta do meu projeto é de apresentar um erro teórico de no máximo 2 graus ao longo de toda a faixa de temperatura deste termopar, que é de 0ºC até 1370ºC. Convenhamos que isso é uma proeza com um PIC 16F. Por esta razão é que preciso que o coeficiente angular seja constante ao longo da faixa de temperatura ambiente. Minhas duas opções são usar um LM35 com ajuste deste valor. Uma vez setado, ele fica fixo. A outra opção é usar um segundo termopar, este com contribuição negativa, para cancelar a junção à temperatura ambiente.

Sinceramente achei que não haveria muito interesse aqui neste fórum. Por isso é que postei apenas a minha dificuldade em obter o bendito termopar.
Para os que desejam, postei algo bem mais completo em outro fórum. Seria interessante visitá-lo. Segue o link:
http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 09&nrpag=1

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor MOR_AL » 05 Fev 2010 14:55

Fiz uma apresentação em PowerPoint, resumida, de como cancelar diversos erros que aparecem na confecção destes termômetros. A não linearidade da curva do termopar tipo k é o mais interessante.
Segue o link:
http://www.datafilehost.com/download-de63eab6.html

Para abrir clique em "Somente leitura" e "Exibir" > "Apresentação de slides".
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais