Quanto cobrar?

Para "abobrinhas" use o " Boteco"

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor proex » 15 Jan 2010 08:03

Bom, eu faço projeto pra empresas que vão tranforma-lo em produto comercial.

Eu tenho uma planilha de cálculo de custo bem detalhada. Fui aprimorando ela durante esses anos e hoje ela me fornece resultados bem racionais em termos de orçamento.

Para esse projeto ela me deu um valor alto, não sabia que existia numeros tão grandes :lol:

Fiquei meio inseguro quanto ao valor. Repeti os cálculos e o resultado eram sempre quase o mesmo.

Depois dos exemplos que vcs mostraram aqui, ontem resolvi entregar pessoalmente a ele o orçamento com o valor gerado pela minha planilha.

No final da tarde a secretária dele me ligou dizendo que assim que ele conseguir ter alta da U.T.I , vai me ligar pra conversar a respeito.

Vamos aguardar.

.
proex
Dword

Mensagempor ivan » 15 Jan 2010 13:39

O preço o deixou na UTI?????

Rsrsrsrsrssrsss...
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 15 Jan 2010 14:09

Isso que eu ia perguntar!
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 15 Jan 2010 14:10

pois eh ... o cara deve ter pensado em 500 .. e o proex chegou com 500 mil .. hehe infarto na hora!!

Sei lá .. sou contra esses chiliques de clientes para pagarem pouco ...
_blackmore_
Dword

Mensagempor fabim » 15 Jan 2010 14:31

_blackmore_ escreveu:pois eh ... o cara deve ter pensado em 500 .. e o proex chegou com 500 mil .. hehe infarto na hora!!

Sei lá .. sou contra esses chiliques de clientes para pagarem pouco ...

Larga de ser mané, o xiliq da UTI nã foi para pagar pouco, foi para não pagar mesmo.
E a familia ja entrou com pedido de indenização para a PROEX ENGENHARIA.

E aconselho que todos procurem, sobre "projetos eletronico" no goole e cliquem o maximo que puder sobre o link.
www.proex.eng.br
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 15 Jan 2010 14:39

o espertão ... e pagar 500 e pagar nada? qual a diferença? para mim neste caso é a mesma coisa !!

não aparece mais no msn?
_blackmore_
Dword

Mensagempor fabim » 15 Jan 2010 14:45

_blackmore_ escreveu:o espertão ... e pagar 500 e pagar nada? qual a diferença? para mim neste caso é a mesma coisa !!

não aparece mais no msn?

500 num é nada é ?

Fabio Ricardo da Silva
Bradesco AG 0535-5 CC7070-70 se nao der 70 70 70 70 , até conseguir
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 15 Jan 2010 14:47

acho que para quem vai se fazer o produto e como o produto sera utilizado realmente nao faz a menor diferenca... se o projeto do cara demanda 10 engenheiros por 12 meses para projetar e testar, a facada jah comeca em 1 milhao de reais e vc ainda nem adicionou os custos dos prototipos e dos equipamentos que vai ter q comprar para testar e validar o equipamento.

da mesma forma que nao seria justo pedir para os seus engenheiros tramparem pela metade do salario pq o cliente eh pobre, acho que tambem nao seria justo querer cobrar do cliente o dobro soh pq o cliente eh rico. e se o cliente achou caro, ele pode facilmente mudar as especificacoes para o projeto sair mais barato. o que nao pode fazer eh querer dar desconto e depois se laskar sozinho com os prejuizos! :)

proex escreveu:Bom, eu faço projeto pra empresas que vão tranforma-lo em produto comercial.

Eu tenho uma planilha de cálculo de custo bem detalhada. Fui aprimorando ela durante esses anos e hoje ela me fornece resultados bem racionais em termos de orçamento.

Para esse projeto ela me deu um valor alto, não sabia que existia numeros tão grandes :lol:

Fiquei meio inseguro quanto ao valor. Repeti os cálculos e o resultado eram sempre quase o mesmo.

Depois dos exemplos que vcs mostraram aqui, ontem resolvi entregar pessoalmente a ele o orçamento com o valor gerado pela minha planilha.

No final da tarde a secretária dele me ligou dizendo que assim que ele conseguir ter alta da U.T.I , vai me ligar pra conversar a respeito.

Vamos aguardar.

.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor edison » 15 Jan 2010 16:36

leoabubauru escreveu:Faz assim antes:

- cote você o sistema com tecnologia industrial nacional (ex: CLP ATOS + IHM + Placa ETHERNET, etc.);
- cote o supervisório com suporte a internet;
- cobre a metada disso pelo seu projeto personalizado.

Duvido que saia por algo menos que 50k

Concordo plenamente.
Faça essa cotação e se passar dos 50 contos mostre pro cliente.
E que ele tera ainda a vantagem da integração de todas as funções em UM SÓ equipamento.
E não esqueça que vc tera que dar suporte permanente o que gera custos futuros.

Té mais....
-----------------------------------------------
"Os políticos e as fraldas devem ser trocados freqüentemente. E pelas mesmas razões"
-----------------------------------------------
edison
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 15 Jan 2010 22:06

se vc pensar um pouco vai ver que isso nao tem nexo! :)

se vc pega um ASIC por exemplo, jah estamos falando de um custo de P&D de pelo menos 1 milhao de reais em um unico chip. digamos que o alvo de preco eh da ordem de 10+x reais, sendo o custo de producao x reais. entao, se vc conseguir vender 100 mil unidades/ano, vc paga este P&D em 1 ano e depois lucra 10 milhoes com o projeto nos proximos 10 anos.

agora, se o cara vai vender apenas 1000 unidades por ano, ele vai demorar 100 anos para pagar o custo de P&D! daih realmente vai valer mais a pena esquecer o desenvolvimento e comprar o chip pronto. ou sera que nao?!?

se o cara for realmente esperto, nao existir a tecnologia que do tal chip e o cara conseguir achar quem compre 1000 unidades por ano ao preco de 1000+x reais, ele pode pagar o P&D em um ano e entao comecar a faturar os mesmos 10 milhoes de reais em 10 anos de vendas.

eh uma questao de oportunidade e tb de usar a cabeca!

pode ser que o cara consiga uma grana para pagar em 10 anos, dae ele pode vender por 100+x reais e pagar o P&D a perder de vista. nesse caso ele pode ser esperto e vender a 100+x+y reais, sendo y reais um lucro que ele tira em cima do financiamento do P&D a longo prazo e em cima do custo x de quem esta fabricando para ele.

sao varias situacoes onde os custos de P&D nao chegam nem perto do custo final do produto, o que mostra que nao existo nexo em comparar custo de projeto com custo de produto pronto, pq no caso mais caro o chip estaria custando 1000+x reais... cotar ele e cobrar a metade seria total mancada neh? uma diferenca soh de 2000x em relacao ao custo real de P&D necessario para projetar o negocio! huahuahua :D

tambem mostram que um custo de projeto cavalar realmente nao faz diferenca para o cliente, pois depende soh dele adotar a estrategia certa para pagar os custos de P&D e ainda sair lucrando... ou o cliente pode eh entrar pelo cano gastando os tubos para descobrir que o produto nao vende! :)

de qq forma, nao eh de sua conta q estrategia o cara vai adotar, o importante apenas eh ele pagar o seu custo e vc projetar o q ele pediu de acordo com as especificacoes dele. querer pensar adiante disso eh procurar encrenca onde nao precisa! :)

edison escreveu:
leoabubauru escreveu:Faz assim antes:

- cote você o sistema com tecnologia industrial nacional (ex: CLP ATOS + IHM + Placa ETHERNET, etc.);
- cote o supervisório com suporte a internet;
- cobre a metada disso pelo seu projeto personalizado.

Duvido que saia por algo menos que 50k

Concordo plenamente.
Faça essa cotação e se passar dos 50 contos mostre pro cliente.
E que ele tera ainda a vantagem da integração de todas as funções em UM SÓ equipamento.
E não esqueça que vc tera que dar suporte permanente o que gera custos futuros.

Té mais....
msamsoniuk
Dword

Mensagempor Abuda » 16 Jan 2010 10:47

Sendo objetivo vale no mínimo R$80000 e sua planilha deve ter calculado R$200000

Proex sua planilha leva em consideração a hora trabalhada de seus engenheiros, não é?

Agora veja que coisa curiosa tem muita coisa que eu nunca fiz em eletrônica, mas sei que consigo fazer porém levarei um tempo para aprender.

Tem coisas que faço voando, o que já demorei 3 meses para fazer hoje demoro 3 dias.

No começo algum cliente me pagou para aprender, como demoro muito menos para fazer a mesma coisa hoje acabo cobrando menos.

Conclusão: Quanto mais eu sei menos eu ganho. hahahaha.
Abuda
Byte

Mensagempor proex » 16 Jan 2010 12:50

Uau, é de um profissional assim que eu preciso, que saiba fazer de tudo e que custe bem barato .....me mande seu curriculum :lol: :lol: :lol: :lol:

.
proex
Dword

Mensagempor Abuda » 16 Jan 2010 18:06

Proex, ainda não sei o bastante pela lógica ainda ganho muito bem.

Hahahaha.

Acertei nos 200000? Deu mais ou menos?
Abuda
Byte

Mensagempor proex » 16 Jan 2010 19:07

Ehehhe, minha planilha de custos não é tão doida assim.

,
proex
Dword

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais