Alguns colegas me pediram um tutorial sobre eletrônica analógica. Este é um assunto vasto. Tem livros com muitas páginas e não cobrem todas as possibilidades. Por querer apresentar algo mais simples e prático, fiz um tutorial que, apesar de usar um pouquinho de matemática, esta é ensinada no "Ensino Médio", ou "Segundo Grau". Portanto é capaz de ser entendido por qualquer técnico que não matou aula.

Este tutorial apresenta a introdução à teoria dos circuitos. Basicamente, contém as ferramentas necessárias para se projetar circuitos com transistores, amplificadores operacionais e comparadores diferenciais.
São elas:
1 - Elementos Básicos - Fonte de tensão, corrente, resistor, capacitor e indutor.
2 - Lei de Kircchoff das Tensões -
3 - Lei de Kircchoff das Correntes-
4 - Equivalente Thévenin
5 - Equivalente Norton - Este eu não fiz.
Os circuitos contém apenas resistores e fontes de tensão, apesar de apresentar os outros componentes.
Cada tópico contém um ou mais exemplos completos, para que o leitor possa aprender a utilizar estas ferramentas.
O trabalho está formatado em arquivo PDF, e inclui uma marca d´água com o meu email. Devido a sugestão de um de nossos colegas, reduzi a intensidade da cor da marca d´água, para não atrapalhar a leitura. Não a retirei completamente.
Segue o link:
http://www.datafilehost.com/download-4d4be5aa.html
Parece que se não houver, pelo menos um download a cada 30 dias, o arquivo é deletado.
Como tudo na vida, para projetar, deve-se praticar. Procurem entender e fazer os exemplos como exercício.
O tutorial seguinte tratará de transistores. Polarização, configuração, ganho, impedância de entrada, etc. Tudo com exemplos. Ao final incluí um projeto de uma fonte de alimentação analógica. Sem detalhes quanto a dissipação e transformador. Este tutorial foi perdido em meu site e depende de eu encontrá-lo.
Bons estudos!!
[]'s
MOR_AL