Moderadores: 51, guest2003, brasilma
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Marcelo quer retroceder então vou mais longe ainda
Porque não o 'Computador ' Ábaco ?
"C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, de alto nível, e padronizada, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional UNIX (que foi originalmente escrito em Assembly)[b]"
Fonte: Wilkipedia
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Roberto
Porque não ADA de 1842 ?
.
EvandroPic escreveu:Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Marcelo quer retroceder então vou mais longe ainda
Porque não o 'Computador ' Ábaco ?
"C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, de alto nível, e padronizada, criada em 1972, por Dennis Ritchie, no AT&T Bell Labs, para desenvolver o sistema operacional UNIX (que foi originalmente escrito em Assembly)[b]"
Fonte: Wilkipedia
E antes do C veio a linguagem B...![]()
B é uma linguagem de programação na qual pertence ao paradigma imperativo e que foi desenvolvida nos Bell Labs de 1969, apesar de que hoje já tenha se tornado obsoleta, foi a predecessora da linguagem de programação C, que até hoje é uma das mais populares. Foi maioritariamente um trabalho de Ken Thompson com contribuições de Dennis Ritchie, projetada e implementada em Murray Hill, New Jersey nos Estados Unidos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/B_(linguag ... %A7%C3%A3o)
vtrx escreveu:Gostaria de saber o seguinte.
Se alguem hoje receber um processador de arquitetura nova,sem comunicação I2C ou USB,e receber apenas o Assemblador ,que é a ferramenta padrão dos fabricantes,como implementaria isto em C?
Ficaria na espera de um 'Header' chegar ou programaria a sua propria rotina?
Se voce tambem é suficientemente bom programador,fará sua rotina em ASM...
Alguem conhece este esquema?:
http://www.flightsim.com/howto/mind/schematic.gif
USB implemetado via Software,via ports.
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Me referi a Ada King
Lady Lovelace, ... é reconhecida como a primeira programadora de toda a história.
Durante o período que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica.
Fonte: Wikipedia
.
vc escreve o algoritmo em C, ele vai converter para verilog e entao vc pode rodar direto em uma FPGA ou fabricar um ASIC... acho que isso dah uma nocao da influencia de C na industria e mostra como vamos eliminar totalmente a existencia do asm no futuro! Very Happy
brasilma escreveu:Já que é para "retroceder", não sei quanto a vocês, mas eu vim da eletrônica para a programação, e um dos meus primeiros livros sobre o assunto, foi o "Microcontroladores e Microprocessadores" editado pela Mac Grall Hill.
Livro muito bom, nele é estudada toda a arquitetura de um processador, partido (como sempre) dos sistemas de numeração binária, passando por algebra booleana, e destrinchando pedaço por pedaço dos componentes básicos (registradores, ULA, matriz de controle, memórias, I/Os).
No final do livro ocorre a junção de todas as partes que foram estudadas separadamente e você tem um processador montado com componentes discretos.
O interessante - para mim - é que tudo é feito em cima dos op codes do 8085 (Z80) e nos ultimos capítulos você entra em programação e começa a escrever programas até razoalvelmente complexos para o sistema.
Não cheguei a montar esta CPU discreta, pois nesta época já tinha muitos Z80 a disposição, porem foi uma "viagem" muito interessante.
Alguém daqui possue este nível de compreenção didática?
RobL escreveu:vc escreve o algoritmo em C, ele vai converter para verilog e entao vc pode rodar direto em uma FPGA ou fabricar um ASIC... acho que isso dah uma nocao da influencia de C na industria e mostra como vamos eliminar totalmente a existencia do asm no futuro! Very Happy
Opa! Curvou a vara para dar o recado. Tá tudo certo mas veja a crítica:
Calma aí, nenhuma linguagem no momento pode cobrir toda a necessidade de solução de um problema, por isso C e todas as outras deixam a brecha para o assembly. Não vejo como ser possível acabar com o asm no futuro, nos micros como estão hoje.
O que daria sim, seria estender o C para micro, o "Cmicro", fazendo com que todo fabricante criasse um head posto em um banco de dados no qual todo compilador "Cmicro"fosse atualizado pela net de forma a dispor de todos os periféricos existentes e outras.
Cmicro seria uma linguagem C estendida para tudo que não foi previsto no C aplicada em microcontroladores.
Aliás C é tão esperto que até permite isso, através das funções do usuário, mas faltam alguns detalhes.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante