Rotacionar a fase do sinal gerado.

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Mensagempor Warp » 03 Jul 2009 22:34

Em primeiro lugar, será VHF sim, devido ao pequeno comprimento de onda, da ordem de alguns metros, em segundo lugar isso não é invenção minha, vi isso na edição de agosto de 2003 da revista Scientifc American Brasil, e segundo a revista, milhões de pessoas já estão se beneficiando do sistema no mundo todo, é só procurar por "antenas adaptativas".
Bem, não venham me dizer que é difícil, pois isso qualquer um diz, estou cursando Física pela universidade federal do estado do RN, e acreditem, já captamos sinais de satélites usando um pedaço de fio e isopor, coisa de deixar qualquer engenheiro de cabelo em pé.
Não é necessária nenhuma antena especial, usando apenas dois dipolos já funciona, e a direção de propagação tem mais a ver com a fase do que com a amplitude do sinal, de acordo com as simulações que fiz, com duas antenas só é possível direcionar o feixe em duas direções, 0º e 90º em relação as antenas, para cobrir 360º seria necessário pelo menos umas 5 ou 6 antenas, e um sistema de controle sofisticado, como não pretendo patentear nada, apenas aprender, vou usar duas antenas apenas, e comutar entre duas direções possíveis, a defasagem de um dos sinais, ora será de 0º, ora será de 180º, e é essa defasagem que estou tentando conseguir.
Warp
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Jul 2009 00:13

Pôxa !
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 04 Jul 2009 00:56

eh soh vc procurar em qq museu da guerra fria que vc encontra com facilidade radares fixos no nariz de aeronaves:

http://www.globalsecurity.org/military/ ... 46_JPG.jpg

e os caras faziam com valvulas. obviamente precisa de um na frente e outro atras pq a aeronave atras das antenas forma um ponto cego opaco para elas.

mas de fato, eh uma tecnologia bem antiga e comprovada, tanto que os sistemas de alerta aereo americano e russo usam isso a dezenas de anos e provavelmente sao os maiores radares do genero.

dois exemplos entre as dezenas que eles possuem em operacao:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... Alaska.jpg

http://www.globalsecurity.org/wmd/world ... 88-57b.jpg

para quem nao entendeu as imagems: os transceptores sao fixos nas paredes dos predios e mesmo assim fazem varredura horizonte afora procurando misseis e aeronaves. e antes que algum esperto pergunte, os predios nao giram! ;)

EDSONCAN escreveu:Se der certo vai rico vendendo para aviões militares, os caras quem tem usar dois radares independentes, um na frente e outro atras e ainda so pega o que estiver no lobulo.
Edson
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 04 Jul 2009 01:36

variar a fase linearmente eh relamente simples: se vc tiver o sinal com 0 e 90 graus, basta mixar eles em niveis diferentes. se vc variar a amplitude do sinal de 0 graus de acordo com o seno (0 a 1) e o sinal de 90 graus de acordo com o cosseno (1 a 0), vai vai ter um sinal de saida variando de fase linearmente entre 0 e 90 graus. por exemplo, para 45 graus de variacao a amplitude de ambos seria sen(45) e cos(45), que eh 0.71, ou seja, a mixagem dos sinais com amplitude 0.71 resulta no sinal defasado 45 graus. na pratica, vc pode extender isso para uma faixa de 0 a 360 se tiver um sistema de 4 fases (0, 90, 180 e 270 graus, na pratica 0 e 90 e seus inversos).

dae o pulo do gato fica sendo mesmo conseguir o sinal com a defasagem fixa de 90 graus em relacao ao sinal principal de 0 graus, mas como eh fixo, dae fica bem facil, dae eh soh inverter para obter 180 e 270 e construir o mixer de saida :)

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:O mais simples

R C _ Atrasa Fase

C R _ Adianta Fase

A desvantagem é que é dependente da Frequência e a Amplitude também será afetada.

Outras alternativas:

Sintetizar os sinais

PLL s etc.
.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor MOR_AL » 04 Jul 2009 05:52

Bem, não venham me dizer que é difícil, pois isso qualquer um diz, estou cursando Física pela universidade federal do estado do RN, e acreditem, já captamos sinais de satélites usando um pedaço de fio e isopor, coisa de deixar qualquer engenheiro de cabelo em pé.

Ok Warp.
Boa sorte no seu projeto. Difícil ou não.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor EvandroPic » 04 Jul 2009 12:50

Warp escreveu:Bem, não venham me dizer que é difícil, pois isso qualquer um diz, estou cursando Física pela universidade federal do estado do RN, e acreditem, já captamos sinais de satélites usando um pedaço de fio e isopor, coisa de deixar qualquer engenheiro de cabelo em pé.

Pra quem capta sinal de satélite com pedaço de fio e isopor, isso aí é fichinha.
Lembrando que GPS é um sistema que envolve vários satélites e existem relógios (bem menor que uma caixa de fosforo) e celulares que captam esses sinais e os tratam, calculando a posição do mesmo em relação aos satélites recebidos. Fantástico não?

Boa sorte.
EvandroPic
Byte

Mensagempor Warp » 04 Jul 2009 14:23

Vejam como ficou nas minhas simulações, lembrar que as antenas estão no chão.
Na animação, podem ver que, com apenas duas antenas, não se consegue os 360º, e sim apenas as duas direções bem definidas, aqui, o sinal de apenas uma das antenas está variando sua fase de 0º a 180º, mas na prática as duas vão variar para que as amplitudes permaneça mas mesmas nas duas antenas, e o efeito será o mesmo.
Imagem
Imagem
Para evitar esse efeito na transição, eu prefiro comutar diretamente a fase de 0º para 180º (uma das antenas ira de 0º a 90º e a outra de 0º a -90º).
Estou encontrando coisas muito interessantes, mas no momento, ainda não decidi que circuito vou usar.
Warp
Bit

Mensagempor msamsoniuk » 04 Jul 2009 15:07

vc consegue fazer a simulacao com uma delas fixa e a outra variando a fase de 0 a 360 graus ? eh soh curiosidade minha! :)

eu achei essas duas simulacoes bem interessantes, dae fica facil entender a ideia:

http://www.met.reading.ac.uk/clouds/max ... rray_z.gif

e essa com eles fora de fase:

http://www.met.reading.ac.uk/clouds/max ... rray_z.gif
msamsoniuk
Dword

Mensagempor fabim » 04 Jul 2009 17:26

warp... só por curiosidade mesmo.
Não vou me meter no assunto.
Se alguém que esta cursando fisica, recebeu sinal de satélite com um pedaço de fio e isopor, macgayver´s a parte.
Porque esta tão dificil fazer algo tão facil ?

Abraços, boa sorte.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 06 Jul 2009 08:09

Esse professor da faculdade de Brasilia foi orientador em uma tese de antenas adaptativas e tem doutotado em engenharia eletrica, porque não conversa com ele e veja se eles ja fizeram algo pratico nesse sentido.

Edson
Antonio José Martins Soares
Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica. Campus Universitário Asa Norte
70919-970 - BRASILIA, DF - Brasil - Caixa-Postal: 4386
Telefone: (61) 3482328 Ramal: 224 Fax: (61) 2746651
EDSONCAN
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 06 Jul 2009 13:38

Ah tah!!! Então é muito fácil e eu sou muito burro!!! Isopor e fio.... pegou bem a Sky???
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Warp » 06 Jul 2009 18:52

vc consegue fazer a simulacao com uma delas fixa e a outra variando a fase de 0 a 360 graus ?

Na simulação, a variação é só em uma delas mesmo, e vai de 0º até 180º, já que, de 180º a 360º tudo se repete.
Ah tah!!! Então é muito fácil e eu sou muito burro!!! Isopor e fio.... pegou bem a Sky?

Em primeiro lugar, captar um sinal de satélite é diferente de decodifica-lo, então a resposta é NÃO, não peguei bem a SKY.
Em segundo lugar, eu não fiz o receptor para pegar sinais de satélites, e, uma coisa é ser difícil de fazer, mesmo que tenha todas as informações que precise bem embaixo do nariz, outra é não encontrar informações a respeito e ter de começar do 0.

Marcelo Samsoniuk, muito interessante essas animações, elas são com cinco antenas, veja que o lóbulo principal (maior intensidade) é bem mais estreito do que se fosse com apenas duas, e também repare na existência de lóbulos secundários mais fracos em volta.

EDSONCAN, obrigado pela ajuda, mas, como eu já disse, não vou levar isso a sério, e pela quantidade de informações que encontrei já é um bom começo.
sillas.ponta-negra.com
Warp
Bit

Mensagempor Jorge_Francisco » 06 Jul 2009 19:05

Achei que foi grosseiro, por isso a ironia. Não é fácil, apesar de ter material abundante e muita teoria, na prática as coisas mudam de figura. Participo do desenvolvimento desta técnica a 3 anos na PUC-RIO, e muitas coisas surgem, muitas coisas que você nem sabe que existe, infelizmente não existe um manual com tudo explicadinho para cada ideia que se tem. No meu caso muitos fatores influenciaram com frequência desejada,impedância do material, campo próximo, defasagem dos sinais,etc. E isso para faixa de 4 a 20MHz, imagine VHF.

Vlw
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 06 Jul 2009 19:09

Um exemplo. A geração do delay da-se de forma exponencial:

Imagem
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Warp » 06 Jul 2009 23:01

Mas você esta certo, não tive a intenção de ser grosseiro, uma coisa é a teoria, ali bunitinha, com suas regras bem definidas para quem quiser aprender, já a prática é bem diferente, e precisamos muitas vezes usar do improviso, citei a antena que fizemos porque aqui na universidade, tem um engenheiro que tem a fama de perfecsionista, tudo tem que está perfeito para funcionar, ai um amigo nosso apareceu la, enrolou um pedaço de fio no isopor e conectou no rádio, resultado não precisamos de nenhuma antena sofisticada e equipamentos para captar o sinal de um satélite, como a maioria pensa, é claro que não foi um sinal extraordinário, mas captamos o satélite (fizemos muitas outras coisas legais também, que muitos achavam que não funcionaria).
É claro que um sistema desses não é simples, e vi isso logo que me aprofundei no assunto, mas do jeito que eu escrevi, com apenas duas antenas, não é algo impossível de se fazer (penso eu), e devemos tratar os problemas que surgem, um de cada vez.
Primeiro, o problema da fase do sinal, depois problemas de acoplamento, e impedâncias das antenas, depois montagem, etc, quer dizer, não é uma coisa que vai surgir de um dia para o outro.
sillas.ponta-negra.com
Warp
Bit

Anterior

Voltar para Circuitos Diversos