fabim escreveu:Marcelo Samsoniuk escreveu:o fabim jah tah stressado!

fabim escreveu:affe o foco esta se perdendo..........................
Confundindo pressão sonora com amplitude digital....................
Ai ai,,, xau, ja desenteressei...............
To não velho...
Faça o seguinte.
Pega o seu simulador de circuitos, coloque 5 fontes de trensão com valores diferentes, todos ligados a um ponto comum por resistores do mesmo valor.
antes de dar o start no simulador, some o valor de todas e divide pelo numero total.
De o start e compare os valores....
pois eh, dae acho que vc tah confundindo as coisas... o que estamos falando eh ondulatoria basica... e dae nao tem erro: as amplitudes se somam e funciona tanto com som no ar, quanto lasers na parede ou ondas na superficie do prato de sopa.
o problema eh que se tiver n canais de entrada de 16 bits, a amplitude aumenta n vezes, entao eh razoavel dividir o valor por n para obter um canal de saida 16 bits, nao eh ? eh questao de bom senso, usar um conceito basico para resolver um pequeno problema, mas nao acho que altera o foco, continuams falando em audio digital.
Vai descobrir que o sinal de audio nada mais é do que DV/DT...
Varias fontes de tensão que a cada DT++ tem um DV~.....
Se tem armonicos em frequencias muito altas, maior que o KSPS tu perde estas armonicas, tanto quanto as frequencias mais altas...
dae vc pode chamar o fourier... e eh nisso q eu estou me baseando na hora de defender um metodo ou outro.
se vc tiver na entrada n frequencias diferentes f1... fn com n amplitudes a1...an somadas e dividas por n, salvo arredondamentos nas contas, vc joga a saida em um analisador de espectro e obtem as n frequencias f1...fn com amplitudes b1...bn, em qq condicao. como as amplitudes a1...an sao proporcionais a b1...bn em funcao de um fator fixo, algo como [a1...an] = k*[b1...bn], vc pode dizer que nao tem distorcao (soh nao eh zero pq o processamento digital perde bits nas divisoes).
Sobre pressão...sonora.........
Aí depende muito do que você quer fazer, e como quer fazer..
O cara tem uma mesa de som, ele vai abilitar o compressor para atenuar antes do clip, por aí vai......
pois eh, vc pode ateh fazer automatico como sugeriram (processamento digital eh uma maravilha)... mas dae nao passa no teste do analisador de espectro, pq nao dah um k contante ali. se o foco do topico fosse um sistema de conferencia, ateh valia, mas acho que para sintetizar musica nao fica legal (enfim, cada um tem sua opiniao).
Não adianta perder o foco, ten-se que continuar no foco original.
Somar sons, manhas pra não dar overflow, testes de somas, etc..
fuiz