proex escreveu:Vonnilmam, pra somar as amostras, faça um OR entre elas e jogue o resultado no D/A.
mas dae altera as formas de onda, nao eh?
Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
proex escreveu:Vonnilmam, pra somar as amostras, faça um OR entre elas e jogue o resultado no D/A.
Marcelo Samsoniuk escreveu:proex escreveu:Vonnilmam, pra somar as amostras, faça um OR entre elas e jogue o resultado no D/A.
barboza escreveu:Marcelo Samsoniuk escreveu:proex escreveu:Vonnilmam, pra somar as amostras, faça um OR entre elas e jogue o resultado no D/A.
É uma soma!
Marcelo Samsoniuk escreveu:... mas ao inves de shiftar fazer a divisao pelo numero de entradas resulta no valor correto: 98301/3 = 32767.
Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Marcelo Samsoniuk escreveu:... mas ao inves de shiftar fazer a divisao pelo numero de entradas resulta no valor correto: 98301/3 = 32767.
Concordo não. Resultou porque foi adotado 3 valores iguais.
10 + 2 + 3 = 15
(10 + 2 + 3) / 3 = 5
.
Vonnilmam escreveu:Legal "Marcelo Samsoniuk", então passando para a pratica!
Seria mais interessante ou o ideal, fazermos a soma e depois dividir pelo numero de de entradas para obter uma saida "correta"....
Tipo:
Vamos considerar duas amostras "de timbres analogiocos (no meu caso eu tenho 20 amostras de instrumentos de percução que irão constituir uma bateria eletronica (essas amostras estão no formato PCM com sample rate de 22khz e resoluão de 16 bits (vou usar 16 bits para facilitar a logica explicativa)) contidas numa memoria. Ok,
Eu quero reproduzir dois timbres simultaneamente:
O frame contido na memoria wave tem um comprimento de 16bits:
Timbre BUMBO = b'1111.1111.0000.0000' = 62.280
Timbre Pratos = b'1111.1111.1111.0000' = 65.520
agora somamos e temos o resultado = 127.800
Agora dividimos pelo numero de timbres tocados simultaneamente ou seja:
127.800 / 2 = 63.900 ou seja 1111100110011100 (os desejados 16 bits que irão ser enviado para o DAC, todavia nós teriamos o soar dos dois timbres simultaneamente, correto?)
Obrigado,
Marcelo Samsoniuk escreveu:.... imagine duas senoides de frequencia levemente diferente e, num dado instante, elas entram em fase. se os picos tiverem ambos valores 32767, a soma vai gerar uma amplitude que estoura o maior valor sinalizado valido. da mesma forma, se elas estiverem completamente fora de fase, uma com valore 32767 e outra com valor -32767, a soma vai ser zero. tem logica, se elas tem quase a mesma frequencia e estao completamente fora de fase, a mixagem delas vai eliminar ambas do sinal resultante....
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante