Preciso fazer dois circuitos dos quais estou com algumas dúvidas.
Circuito 1 - Miliohmímetro
Tenho aqui uns pedaços de Ni-Cr onde quero saber o valor da resistência deles e poder o colocar em um amperímetro.
Para se utilizar um PIC nesta leitura eu gostaria de usar a tensão de referência a própria alimentação do pic (5 volts) com 10bits no canal AD, isso dá 4,8876 E -3 ...
Esta resolução será suficiente para o miliohmímetro? ou seria melhor amplificar o valor da tensão com amp op e no software fazer a correção do valor de resistência ?

Circuito 2 - Amperímetro
Depois que conseguir medir a resistência do Ni-Cr eu vou utilizá-lo no amperímetro, onde utilizarei do valor de sua resistência e da diferença entre tensão nos extremos da resistência para saber o valor de corrente.
O que está pegando é que medindo a corrente com um amperímetro (fonte de 5 Volts e 3 Ampères que é o limite da minha fonte) a corrente começa com 2,65A e depois de uns 10 segundos vai caindo por volta de 2,40A devido ao aquecimento da resistência de Ni-Cr.
Nos cálculos com os valores de corrente e tensão medidos verifiquei que a resistência terá 1,88 R e 2,08 R respectivo as medições de corrente acima.
Ae onde está a grande dúvida ... que danado acontece com esse valor de resistência sendo que o valor por metro dela é de aprox. 0,8R e estou utilizando cerca de 0,08 m? Será que estou doido?

Qualquer comentário que me esclareça essa magia negra aqui eu agradeço !!
abrax!