Ixe. Nada a ver.
Nenhum mcu desses normais roda mais de uma tarefa de uma vez. É uma de cada vez. Da pra fazer multitask desde que sejam atendidos o que ja falaram ae (tempo de tarefa, velocidade do processo e velocidade do processador + recursos para tal).
Meio que genérico a todos os mcus. O nada a ver é com relação a gostar ou nao do processador. Sem dúvida que não dá para esperar muito de um processador com pouca memória RAM principalmente. O que acontece, e eu até entendo, é que se o sujeito acha que pode fazer a coisa beleza, porém todos nós sabemos que o limite para esse tipo de mcu não é lá essas coisas de longe.
Porém as vezes, o cara quer por multi task em tudo, e não eh bem assim. Muitas vezes os processos convencionais sao mais que suficientes.
O que eu estou levando em conta do dito processador não dar conta, é quando a coisa começa a ficar meio seria no quesito tipo tempo de atendimento de processos.
Se falarem de coisas simples tais como lcd, teclado, serial e por ae vai, ai nem tem discussão pq qq mcu dá conta. Desta maneira eu creio que seja mais conveniente ao cara que faz a pergunta de saber se dá ou não dá é escrever mais ou menos um conjunto das coisas que ele quer executar e pela experiência dos mané aqui, pode se chegar a algum veredicto antes mesmo do cara tentar.
Parenteses. Embora não seja usuário ativo, creio que a microchip hoje, tem processadores melhores e mais eficientes em recursos que o velho 877, com um preço bem competitivo. É que tipo se o cara não pergunta bem, as vezes vai ter respostas meio que evasivas, pois não dá pra adivinhar ne ?
Conectividade, Processos temporais, Dependência de recursos externos, acesso á memoria externa, e por ae vai são elementos meio que básicos pra você poder formular uma pergunta mais "lá dentro".
No off topic, eu creio que aqui não está se discutindo futebol ou qq coisa sem futuro do gênero. Nao vamos ter rédea curta nem cabaré, mas vamos ser apenas sensatos. As vezes uma boa dose de humor vai bem.
Se o cara quer sair do 877 como base para depois experimentar uma cosa melhor é válido. Logo logo ele vai querer se conectar com tudo o que existe e vai ver que o mcu não vai dar conta ou não tem o recurso.
Mas é uma decisão pessoal Aqui a gente só opina pelas nossas experiências.
Sei que o Von e o Fabim são experientes em PIC, pois conheco o trabalho de ambos. Então sao duas pessoas que podem naturalmente orientar o mininin nas suas posições.
Se minha opinião é válida, eu tb sou a favor de ALÉM de usar o costumeiro, ESTUDAR ou LER sobre outras arquiteturas, não só pela MODA, mas também pela SEGURANÇA de ter algo bom nas mãos.
Nada como um estudo comparativo as vezes pra gente não parar no tempo. Um bom exemplo disso e falo sem nenhum interesse é nosso amigo Proex, que programa bem, mas encontrou o teto dele no que diz respeito aos PICs e partiu para arquitetura de 32 bits (em cima de ARM).
Ele ainda usa PIC (usa?) mas creio que encontrou algo que pudesse satisfazer sem uma diferença de custo de aprendizado e de produto significativa. Temos que evoluir a medida em que nossos projetos o necessitam. Eu tiro leite de pedra, se ela for mole e esponjosa. As vezes é um dolar ou dois no processador que me dá N vezes mais chances de terminar a coisa logo, e normalmente eu consigo tirar essadiferença noutro item nem tao crítco (tipo a fornecedora da PCI).
Então amigos, ajudemo-nos, mas sempre procurando mostrar além do caminho, outras alternativas, sem querer desmerecer o trabalho que o sujeito tá fazendo. Claro que as vezes os caras lidam com projetos na base do desafio e esquecem de outros fatores tipo time to market.
É por ae.