Um projeto audacioso

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Um projeto audacioso

Mensagempor styg » 18 Mar 2009 23:26

Bom pessoal, resolvi abrir esse post pra ir postando o progresso de um projeto que queria começar faz tempo, nas horas livres.

Ja comentei em outros posts a minha vontade de fazer um equipamento que reunisse varios equipamentos que precisamos ou gostariamos de ter em nossa bancada em um só.

Os principais motivos de eu estar postando desde o início do projeto são:
- Quem quiser colaborar será bem vindo
- Para manter um log do progresso
- Pra saber o tempo total do projeto
- Para reunir material que no futuro poderia ir para um site

Sei que vai ser dificil e vai levar tempo, mesmo pq sera tocado nas poucas horas livres, mas com certeza vai servir como aprendizado.

Como será esse projeto??
- Um equipamento portatil (algo do tamanho de um eeepc)
- Gabinete em acrilico, facil de mandar fazer com o furos e etc..
- Funçoes de: osciloscopio (2ch@40MSPS), analisador logico (32ch@10MHz), multimetro e frequencimento (inicialmente)
- Para essas funçoes serao adaptados projetos ja em funcionamento, como bitscope por exemplo (para diminuir o tempo do projeto)
- Baseado em ARM (senao total, ao menos parcialmente) encaps. QFP (modelo escolhido LPC2478 ARM7@72MHz)
- Tela grande e colorida (480x272 24bit TFT) do PSP
- Nada de S.O (hahaha parece loucura isso)
- Bateria recarregável (em com uma autonomia suficiente pro cara passar o dia trabalhando que nem loco, q eh coisa normal)
- Interfaces como usb device e host, ethernet, can, rs232 e etc.. conforme a necessidade
- No fim de tudo isso reunir um pessoal que justifique a confecçao de uma placa profissional.

Bom, o start eu já dei, a tela do PSP (custou uns R$100) e o lpc2478 (uns R$80) ja tão comigo, e ja vou começar a montagem deles em protoboard, pq nao vejo a hora de ve a telinha ligar :)

Assim que tiver novidades posto novamente!
Lucas
styg
Word

Mensagempor guest2003 » 19 Mar 2009 07:26

Sera que vale a pena mesmo nao usasr SO ?!?

Já tem uns frameworks graficos que facilitam muito a vida... (apesar de eu nao saber usar ainda)

Tem uma placa com AVR32 muito legal, que custa U$89,00... tem 2 portas de ethernet / serial / USB / SD-Card / controlador de LCD / 32Mb RAM / 16Mb flash e por ai vai... tem muita gente que ja ligou um LCD de PSP igual esse seu nesta plaquinha...

Ai o trabalho seria fazer as interfaces e ligar nesta placa...

Seria legal se desse pra subir as frequencias do Osciloscopio e do Analisador Logico.

Tem uns ADs da Analog Devices de 250Msps... coisa pra se pensar.

Ja o analisador seria mais facil, apenas usar umas SRAM rapidas... (ou FIFO) nao sei sua ideia...

Precisaria de FPGA ou CPLD pra fazer o trigger (mais facil trigar no digital que no lado analogico) sem contar que da pra fazer trigger complexo.

Existe touch screen especifico para esta tela de LCD, tem na sparkfun (inclusive o LCD) o Linux que roda na plaquinha tem suporte para o controlador de Touch... (coisa pra se pensar) facilita o painel se nao tiver chaves.

Bom, por enquanto estes são meus pitacos :)

[]'s

[]'s
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Re: Um projeto audacioso

Mensagempor andre_luis » 19 Mar 2009 08:24

Lucas,

Se aceitar uma sugestão :
Uma funcionalidade que eu gostaria muito de ver num kit nacional baseado em Arm, seria a possibilidade de entrada/saida de vídeo (rca), e/ou saída em VGA.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Viktor » 19 Mar 2009 09:35

Uma analisador de estados lógicos de 10MHZ ? Pessoalmente uso este aqui:
http://www.pctestinstruments.com

e seu preço me parece bem razoavel para um equipamento de 500MHz e 34 canais. Será que vale a pena um de 10MHz ?

Mas se for fazer sugiro o novo processador ARM-Cortex-M3 de 100MHz da Luminary
Viktor
Byte

Mensagempor fabim » 19 Mar 2009 11:27

- Funçoes de: osciloscopio (2ch@40MSPS), analisador logico (32ch@10MHz), multimetro e frequencimento (inicialmente)

Olha desenvolvi um fw para a usb do pic linha 18F, totalmente meu, baseado em an´s.
Estive a uns 2 anos dando uma cutucada para saber como funciona um osciloscopio usb de 20mhz que eu vi um projetinho.
Eu até hoje não consegui entender como funciona.
Acabei desistindo da idéia de uns anos atras.

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 19 Mar 2009 12:09

guest2003 escreveu:...Existe touch screen especifico para esta tela de LCD, tem na sparkfun (inclusive o LCD) o Linux que roda na plaquinha tem suporte para o controlador de Touch... (coisa pra se pensar) facilita o painel se nao tiver chaves.[]'s

Teclas abaixo e a direita , e bem junto ao LCD eu acho bem melhor que touch screen.

Mas, por que não Voltímetros ? Uns seis com entradas isoladas, já que muitas vezes se é obrigado a monitorar a tensão em diversos pontos de um circuito. E preferencialmente com indicação analógica (de ponteiro virtual) além da digital.

Um gerador de Clock

Um gerador de Sinal Senoidal

A lista é longa...

P.S. : O que é PSP Styg ?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor styg » 19 Mar 2009 15:59

guest, na real pretendo não usar SO pra nao ter que levar mais tempo aprendendo a mexer com ele, coisa que atrasaria ainda mais o projeto. linux entao nem se fala.

sei que o AVR32 eh um negocio do capeta de bom, mas pelo que vi não tem nenhum qfp, e nao quero ficar preso a um kit, ja que o equip eh p ser portatil.

quanto as frequências, fui modesto pq da ultima vez que falei sobre isso, teve neguinho me chamando de maluco, por causa de EMC, EMI e etc..
mas já tenho 2 unidades do AD9708 (2ch@100MSPS), e também acho que 10MHz é pouco pro analisador.

To pensando em usar SDRAM mesmo, e ja tenho uma de 8MB@133MHz

Sobre FPGA ou CPLD nunca usei, e nao sei programar em VHDL (precisaria de colaboraçao)

Também pensei em touch, mas mandar trazer da sparkfun vai sair carinho, entao a principio só chaves mesmo, e encoder é claro.

andre_teprom
bom, seria uma opção tb pra economizar bateria, já que nao precisaria ligar a tela lcd.

outras coisas que quero também é colocar entrada pra rs232 e quem sabe CAN (nunca usei) pra servir como monitor.

viktor
parece ser muito bom esse dai hein, mas pagar ~R$1800 (sem frete) só por um analisador? num eh todo mundo que pode certo? e como falei pro guest essas freuquencias é soh parametro inicial, também acho pouco, mas se eu botasse 100MHz ia vim gente dizendo que nunca ia funcionar.

e outra, o lpc2478 rodando a 72MHz parece pouco, mas ele nao vai estar sozinho, ele foi escolhido principalmente por ter controlador de lcd integrado, entao penso em deixar ele cuidando da tela, dos canais de comm, da interface c usuario, voltimetro, frequencimetro e periferias. e botar mais um mcu (ainda nao definido, preferencia ARM) pra fazer só a parte de osciloscópio e analisador lógico.

fabim
hã?

djalma
pode ser voltimetros tambem, o problema é a quantidade de entradas/saidas né.. já de cara 32 p/ analisador, 2 p/ scope, 2 p/ voltimetro, 2 p/ gerador de funçoes.
e realmente ia ser bem legal indicaçao analogica!
e eu tava falando freuqencimetro né, mas na verdade quero dizer gerador de funçoes, gerando onda senoidal, triangular, quadrada, etc...

PSP é playstation portable, vo usar o lcd desse videogame.
Lucas
styg
Word

Mensagempor MarcusPonce » 19 Mar 2009 21:22

Styg, bacana sua iniciativa, realmente dá para aprender bastante assim.

Eu mesmo uso este equipamento:
http://www.dynoninstruments.com/products_elab080.php
Na época que adquiri (2 ou 3 anos) me pareceu um ótimo preço até mesmo comparado aos semelhantes.

No rumo que está indo, o seu equipamento multifunções certamente será útil quando começar a funcionar e não apenas uma curiosidade.

Porém, tenho algumas sugestões, nem todas técnicas. Você aceita se quiser...:

1) Embora você queira principalmente aprender, mantenha o foco em ter um equipamento realmente terminado e funcionando. Concluir é muito importante sob vários aspectos, inclusive psicológicos.

2) Não pode demorar anos, pois a tecnologia avança e as especificações ficam obsoletas.

3) Novamente: foco ! Seria fantástico ter um equipamento que faça um pouco de tudo, inclusive o preço dos componentes atualmente torna viável. Mas o custo do desenvolvimento, mesmo que seja apenas tempo, é grande. Por exemplo: multímetros digitais de 3 1/2 e até 4 1/2 dígitos são baratos, usam baterias e portanto são isolados. Acho que não vale a pena incluir um multímetro no seu equipamento. Nem mesmo um voltímetro, pois já tem o osciloscópio. Se precisar medir com mais precisão, todo mundo tem um multímetro.

4) Um osciloscópio é muito útil. Um analisador lógico também é util e como o circuito para armazenamento dos dados serve para ambos então fica fácil. Mas acho muito improvável usar 32 canais, apenas 8 atende à maioria das situações. Outros aqui vão protestar sobre o "apenas 8", mas eu explico: se você realmente precisar de 32 canais então muito provavelmente você está trabalhando em um projeto que realmente custa $$$, tem $$$ em equipamentos na bancada e provavelmente também um analisador lógico poderoso. Analisadores lógicos de muitos canais foram muito usados na década de 1980, quando uma CPU (Z80, 8088, 80286, etc...) era conectada em muitos CIs periféricos diferentes por um bus, inclusive era fácil pois a maioria era DIP. Hoje temos microcontroladores que nem conseguimos nos lembrar de todos os periféricos embutidos e em encapsulamento TQFP (nem preciso lembrar dos BGAs). E temos JTAG. Ou seja, está cada dia mais difícil ou improvável usar um analisador lógico.

5) Como você pretende ficar longe de SO, sugiro limitar a interface a USB device, para você passar dados para um PC (telas do osciloscópio, p/ ex.). Como o equipamento já é portátil, você pode querer armazenar em memória não volátil algumas telas, que cabem tranquilamente no seu ARM de 512kBytes. Só vai precisar de mais memória se você quiser deixar muito tempo registrando continuamente, coisa que dificilmente alguém precisa, mas resolveria com um SDcard. Mas neste primeiro modelo nem precisa. Não precisa fazer uma USB host para poder gravar em pendrive, nem imprimir em impressora. Ethernet também vai dar trabalho e tem utilidade limitada.

6) para ler dos A/D e entradas digitais e colocar na memória o melhor seria usar um CPLD. Você pode usar CPLDs da Altera desenhando o circuito interno no software MAXPlus da própria Altera (versão free) com portas lógicas, contadores, decodificadores, etc. da biblioteca do software. Assim você não precisa aprender uma linguagem. De qualquer forma o circuito não é complexo.

7) Seria mais fácil usar uma SRAM bem rápida que uma SDRAM. Afinal, você não precisa de muita memória. Atualmente vários modelos abaixo de US$20,00. E o consumo nem é tão grande. E são TQFP. Eu recomendo

Só o osciloscópio e o analisador, com a interface gráfica sem SO já dá divertimento para vários meses, provavelmente 1 ano (não é só nas horas vagas ?) até ficar funcionando 100% portátil com as baterias dentro da caixa, e podendo passar dados para PC pela USB.

Deixe o gerador de sinais para a versão 2.0 do equipamento. Mas certamente faça um tipo DDS.

Boa sorte, estarei por aqui dando uns palpites...
MarcusPonce
Byte

Mensagempor styg » 19 Mar 2009 22:12

marcus, muito obrigado pelas sugestões!!

alguns pontos:

1) realmente estou focado em concluir, pq ja sofro com outros porjetos inacabados
2) concordo
3) como a idéia é utilizar as parte analogicas prontas de projetos de outros autores, isso não vai demandar muito tempo. e nao quero ter que quebrar a cabeça com esses detalhes
4) quanto ao analisador, uma utilidade bastante grande que vejo, é a de engenharia reversa, pra por exemplo ver como funciona um display ou sensor cmos desconhecido, ou como no meu projeto de TCC que tinham muitas linhas digitais e realmente senti falta (precisaria de pelo menos 16ch)
5) concordo, num primeiro momento não quero nem mexer com usb pra não perder tempo
6) isso pra mim ia ser a pior parte
7) pq seria mais facil uma SRAM? eu vou usar mcu com controlador de memoria compativel com SDRAM

gostei da idéia de DDS, valeu!!
Lucas
styg
Word

Mensagempor guest2003 » 19 Mar 2009 22:38

7) Pq não da tempo de usar o processador pra aquisitar os sinais do Analisador Logico...
Tem que colocar direto no barramento de dados da memoria (claro que apos tratar o sinal / limitar proteger etc)

Ai o CPLD faz o trigger (pre ou pos etc) e manda bala a 100Mhz :) o CPLD so "cloca" a memoria e a bixinha vai guardando tudo !

Por isso a SRAM é mais simples de se utilizar do que a SDRAM...

outra caracteristica legal é aquisitar tudo junto... tipo usa uma SRAM de 32bits... ai fica 2 canais de 8 bits do osciloscopio e mais 16 do analisador...

Ai voce pode fazer cross trigger... bem legal... fica tudo sincronizado... triga no analisador logico ou no osciloscopio e ta tudo lá juntinho...

[]'s

PS: dependendo do preço talvez valha a pena usar 1 memoria de 32bits de bus ou 2 de 16 ou ate mesmo 4 de 8... o preço vai ditar isso, não esquecer de considerar a facilidade do layout / area ocupada tbm...
guest2003
Word

Mensagempor MarcusPonce » 19 Mar 2009 22:59

Pois é, Styg e guest2003, acho que vai compensar em custo e layout uma memória de 32bits, ou em segundo lugar duas iguais de 16bits. Então fica fácil colocar 16bits no analisador lógico. Beleza...

Aliás, estava vendo o TCC do Styg: parabéns, muito interessante mesmo !
MarcusPonce
Byte

Mensagempor guest2003 » 19 Mar 2009 23:09

Qual o link do TCC Marcus ? ou Styg

[]'s
guest2003
Word

Mensagempor Renie » 20 Mar 2009 00:41

Olá Lucas,

Seu TCC ficou muito legal mesmo! Apesar de não ter podido ler todo ele,
passei uma vista rápida, e pelo que conseguí ler e ví, parabéns!

Quanto a esse projeto audacioso, me lembra um pouco um meu de uns
5 anos atrás, só lembra!

O meu perto deste era para jardim de infância, mas, acho que seria
bom para os iniciantes e até alguns veteranos, trabalhei nele em minhas
horas "não vagas", minhas madrugadas, e fui evoluindo até encontrar
barreiras, conseguir componentes, perder 2 meses de evolução do
projeto por perder a máquina que usava (nem fale de backup, eu fazia,
neste tempo é uma longa história!).

Se você já tem um projeto idealizado, se é para ser livre, aberto,
esqueça as críticas e sugestões de "maior potência"!!!!!

Um projeto só pode se concretizar se partir de uma base, melhorar
o mesmo, serão versões futuras!

Se tem um monte de tijolos, pode construir o que quiser, uma casa
um prédio, um shopping, mas, se não seguir um projeto, terá apenas
uma pilha de tijolos, que a cada idéia não passará de uma pilha de
tijolos espalhados sem sentido!

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor styg » 20 Mar 2009 13:42

valeu o apoio renie!

quanto ao link do meu tcc, ta nesse topico (no fim):
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=3985&start=15
Lucas
styg
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 20 Mar 2009 15:16

Renie escreveu:...Um projeto só pode se concretizar se partir de uma base, melhorar o mesmo, serão versões futuras!
Se tem um monte de tijolos, pode construir o que quiser, uma casa
um prédio, um shopping, mas, se não seguir um projeto, terá apenas
uma pilha de tijolos, que a cada idéia não passará de uma pilha de
tijolos espalhados sem sentido![]'sRenie

Nada como a esperiência, a maturidade.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Próximo

Voltar para ARM