Pessoal, estou recorrendo mais uma vez a ajuda de vocês porque ja se esgotaram todas as minhas possibilidades, não sei mais o que fazer.
Estou tentando usar a função debugger do MPLAB em um PIC16F886 através do REAL ICE, ja consegui usar normalmente com microcontroladores da linha 24Fxxx.
Eu consigo reconhecer e programar o microcontrolador normalmente usando o REAL ICE tanto no modo Programmer quanto no modo Debugger, no modo Debugger quando eu clico em Run (F9) o microcontrolador inicializa normalmente mas o problema acontece quando eu clico em Halt (F5) porque aparece um tal de RIErr0031 "Failed to get PC." dai se eu insistir da um outro RIErr0040: "The target device is not ready for debugging. Please check your Configuration bit settings and program the device before proceeding. " e a unica coisa que faz voltar ao normal é reiniciar tudo novamente.
No Help do REAL ICE diz que este é um problema de comunicação entre ele e o microcontrolador, e que é preciso verificar o cabo inclusive o tamanho, apesar de eu estar usando o cabo original eu decidi fazer um cabinho de apenas 2cm só para desencargo de consciência mas o problema continuou. Olhei o datasheet do 16F886 e confirmei, ele realmente é compatível com o ICD "In-Circuit Debugger", no datasheet pagina 239 e na documentação do REAL ICE diz que o REAL ICE é totalmente compatível com ICD inclusive na pagina 18 do manual do usuário tem uma tabela que mostra que na linha 16Fxxx é compatível tanto com o comando Run quanto o Halt.
Entrei também no forúm da Microchip e encontrei um cara com o mesmo problema, mandaram mudar o arquivo linker para um outro que tivesse a letra "i" no final pois este seria compatível com o REAL ICE, mas ai o negócio ficou pior pois o MPLAB trava na hora de compilar...rs...
Sei não, mas acho que estou dando bobeira em algum ponto da configuração do modo debugger no MPLAB...