Comunicação do PIC com um cartão SD

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Comunicação do PIC com um cartão SD

Mensagempor enzinabrado » 02 Out 2008 10:55

Galera, por favor, preciso de uma ajuda...

Seguinte, eu tenho o seguinte projeto: Eu devo coletar alguns dados de uma bancada energética aqui de minha faculdade e armazenar esses dados em um cartão SD ou MMC. Eu já estou conseguindo ler e converter os dados com o PIC e tudo mais, mas não sei como gravá-los no cartão SD.

Para terem idéia eu nem sabia o que era FAT, pois quero ler o cartão em um PC depois e é essencial que os dados sejam armazenados em padrão FAT. assei a ler e pesquisar e achei o seguinte produto no site da TATO: http://www.tato.ind.br/detalhesproduto.asp?id=69 . No manual do produto (horrível, por sinal), diz que esse driver é indispensável para a comunicação. Bom, eu acho os produtos da TATO caros demais, e bem, se esse driver for realmente indispensável, queria saber se alguém sabe de um produto similar com preço menor.
Alguém já gravou dados em uma memória SD para depois serem lidos em um PC? Eu preciso de exemplos disso, saber o que devo ter como hardware sabe, e como implementar isso na programação porque eu simplesmente não faço idéia.
Aos que puderem, por favor, peço sugestões e esclarecimentos de como essa comunicação é estabelecida. Não acho exemplos, circuitos nem nada na internet.

Bom, acho que ficou claro que eu não sei absolutamente nada sobre isso... Haha... preciso entender que seja o mínimo... valeu galera....

Agradeço desde já....
enzinabrado
Bit

Mensagempor Sergio38br » 02 Out 2008 11:18

Bom dia,
Qual linguagem de programação vai usar?

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor enzinabrado » 02 Out 2008 11:30

Sergio38br escreveu:Bom dia,
Qual linguagem de programação vai usar?

[ ]'s
Sergio

Estou usando C cara... Pelo menos a parte de aquisição de dados eu implementei em C... Tô usando o C18
enzinabrado
Bit

Mensagempor Sergio38br » 02 Out 2008 11:46

Olhe este link

http://www.microchip.com/stellent/idcpl ... e=en532040

Uma coisa, cuidado ao usar o sd em sistema de 5v, ele trabalha com 3,3V, vc vai ter de implementar um divisor resistivo neste caso, baixe o pdf abaixo e olhe na secção da lib MMC/FAT tem um exemplo das ligações em sistema de 5V

http://www.mikroe.com/pdf/mikroc/mikroc_manual.pdf

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor enzinabrado » 02 Out 2008 12:25

Opa, obrigado cara, baixei aqui a apostila e vou dar uma lida. Só uma coisa, vc chegou a ver o produto da tato? Acha que vale a pena usá-lo ou implementar toda essa comunicação? Porque, o que tenho visto nos sites, essa comunicação PIC -SD, em termos de programas não é NADA simples... Mesmo usando a bibliotecas e tals...
Pq a intenção é fazer tipo um datalogger, vai ficar constantemente os dados no cartão, depois de um tempo alguém vai, pega o cartão e os pode ler em um pc normal... isso torna necessário que seja fat, pq tem muitas coisas na net que fala somente de guardar no sd e não de depois ser lido...
Bom vou dar uma lida na apostila, obrigado pela ajuda...
enzinabrado
Bit

Mensagempor Sergio38br » 02 Out 2008 13:56

Olha não vi o produto da tato, nós(empresa) temos um datalog, para verificar o consumo de combustivel e utilizamos o mikroc, e os dados ficam armazenados em uma flash serial de 8Mb e depois qdo vai retirar o cliente apenas tem de colocar o cartão no soquete esperar os led de descarregar acender e levar o cartão para um micro com leitor e retirar os dados , o sistema de armazenamento é fat, a unica coisa que vc tem de levar é que vai precisar de bastante ram, sendo fat ou por setor sempre se le 512bytes ou 528(fat).

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor enzinabrado » 02 Out 2008 17:04

Nossa, eu sou um poço de ignorância nisso haha...
Deixa eu entender melhor o que você fez... O seu datalogger, ele armazena dados em um cartão sd de 8MB, ai, quando o cliente quer ter acesso a essa informação, ele simplesmente retira este cartão e o lê em um pc com entrada né? Se for isso, é EXATAMENTE o que eu quero, mas a diferença é que vou registrar a potência gerada por um painel fotovoltaico... Bom, mas então tudo essa comunicação vocês implementaram utilizando as bibliotecas do mikroc?
É que assim, comecei faz pouco, nunca sai do meu C18, e uso funções dele para outras operações do microcontrolador... mas sabendo que esse mikroc ser uma boa ferramenta para comunicação com SD, posso começar a ver isso... Como eu disse, sou bem lento nisso...
enzinabrado
Bit

Mensagempor Sergio38br » 02 Out 2008 17:13

Corrigindo, o nosso hardware tem internamente uma memoria flash serial de 8Mbits, o cliente qdo quer pegar os dados espeta o sd nele e espera a rotina automatica de download.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor veioloko » 03 Out 2008 07:59

ou fala no msn msm...

pro seu caso acho que seria mais interessante o
PenBS que ta na tato mesmo, comandos todos via serial. Eu ja usei e é legalzinho pra quem quer coisa rapida.

Se você for querer ler os dados do cartão de memoria voce vai ter que fazer um software para isso no windows ou linux talvez....
com o penbs da pra voce criar um arquivo que abra no excel por exemplo....
Editado pela última vez por veioloko em 18 Mai 2010 18:29, em um total de 1 vez.
veioloko
Byte

Mensagempor fabim » 03 Out 2008 08:17

uia. Dxo ve se entendi.
O amigo queria saber "COMO usar um SD"?
Se sim eu tenho uma liby "FAT16" for pic em "C", "C"´s acham que eu num fiz um acumulo de inf´s nesses anos ?

Se quiser manito, me manda um e1/2, que eu te ajeito. Ta tudo comentadinho e simplinho de usar.
Você vai precisar de 4 pinos para ablar com o SD.
CK, SDI, SDO, _CS...

a liby faz tudo sozinha, abre arquivos, fecha arquivos, mostra quantidade, cria arquivos, busca nomes etc.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor enzinabrado » 03 Out 2008 09:39

Fala Fabim, beleza cara?

Cara, se vc puder me ajudar cara, vou querer sim, é isso mesmo haha, gostei da parte do TUDO explicadinho... Meu email é lucas.lsv@gmail.com ... estou lendo os links que o sérgio passou aqui e tals... Vou te mandar um email tb, se for esse do hotmail hehehe

Ow japones safado... Então cara, eu vi esse penbs ae... tb achei interessante, mas para usá-lo seria o caso de tpw, deixar ou um pendrive o tempo todo coletando os dados ali... ou gravar em uma flash como fez o sérgio e depois passar para o pendrive...tpw, descarregar... VAi ser trampo depois ler no pc os dados do cartão sd? Bom, vou te estorvar a vida no email então...
Esse do pendrive vai ser um próximo passo. Tpw, essa plaquinha tem todo o circuito no datasheet do VNC1L-1A que é o chipão do meio lá... pq eu tava procurando algo mais barato pq acho a tato muito careira.. maaaaaaas, não achei nada... acho que depois, quando for usar esse treco de pendrive, vou ter que acabar indo para o treco da tato mesmo, hehe, abração cara!
enzinabrado
Bit

Mensagempor fabiano.chiptronic » 03 Out 2008 13:04

E ai Fabim blza?

Sera que vc poderia passar as rotinas de escrita no sd, meu email é fabiano.chiptronic@hotmail.com,

Obrigado
fabiano.chiptronic
Bit

Mensagempor veioloko » 03 Out 2008 13:45

Se o fabim ja tem as rotinas de escrita e leitura do cartão ja sao outros papos.....
dai você não precisa nem comprar aqueles modulos leitores de cartão.....
você mesmo monta o circuitinho.....

é que no cartão SD da pra vc armazenar como se fosse uma memoria qualquer, jogando tudo em HEX ou você pode jogar em hex tambem so que meio formato de arquivo.... .txt por exemplo
se é que me entendeu.
veioloko
Byte

Mensagempor ZetaOne » 27 Fev 2009 17:52

Fabim, teria como vc enviar as rotinas em c para mim?

jhendrik@gmail.com

Obrigado.
ZetaOne
Bit

Mensagempor proex » 27 Fev 2009 22:01

O Fabim não participa mais desse forum.
proex
Dword

Próximo

Voltar para PIC