Djalma.
Respondendo (ou tentando):
Pensei que fosse posição ângular dinâmica, isto é, com o motor girando.
É uma posição angular dinâmica entre zero grau e cerca de 120 graus. O controle tem que acompanhar as variações do ângulo desejado dentro desta faixa. O eixo do motor para, ou fica oscilando dentro de uma pequena faixa angular (delta_teta) quando alcançar o ângulo desejado. Esta última opção é semelhante ao motor de passo, quando se deseja que seu eixo permaneça fixo, no ângulo desejado, mesmo que haja um torque atrapalhando.
No seu caso poderia usar o PID Analógico, com Amplificadores Operacionais.
Sim. Mas desta forma o controle teria que ser ajustado para cada conjunto diferente de motor e carga. Certamente que uma vez ajustado, ficaria melhor, em termos de resposta a um deguau, do que a minha opção escolhida. Minha opção não terá uma resposta tão boa como um PID ajustado, porém não precisaria de ajustes.
Vc. já teve a oportunidade de ver o Servo de Antena Parabólica ou o de Aero-modelo , Futuba é a marca mais conhecida.
Até onde eu sei, o Fubata não é realimentado. Ou melhor. Nos aeromodelos, a realimentação é visual. O cara vê como está se comportando e altera a seu bel prazer. Quanto ao Servo de antena parabólica não tenho certeza, mas acho que também não é realimentado.
Agora uma dica importante:
Quando se faz um projeto, se estabelece antes o objetivo a ser alcançado.
Se for modificando a medida que avança, isto pode é não terminar nunca.
Correto. Meu objetivo é fazer um controle angular ou linear para um pequeno motor DC. Nele constam algumas diretivas que amarram o projeto.
As modificações podem aumentar o tempo de projeto, mas são função da facilidade de se encontrar peças, custo de material e outros pequenos detalhes. Minha opinião é que não se deve ser rígido quanto ao modo de resolver o problema. Acho mesmo que muita gente boa tenta resolver usando MC. Uma boa parte não sabe resolver o problema de outra forma, como por exemplo usando controle PID. Projetar um controle PID é conhecer eletrônica analógica, como circuitos com amplificadores operacionais, teoria dos circuitos (para os filtros), teoria de controle, etc.
Outra dica:
Guade em uma pasta, tudo que se referir ao projeto, cloquis, anotações, etc. pois, podera ser útil como ponto de retôrno para uma nova abordagem.
Correto. Possuo tudo guardado, com backUp em outro HD, e ao final imprimo tudo e guardo em uma pasta plástica.
Com algumas dezenas de anos trabalhando com eletrônica, acaba-se procedendo desta forma. Ainda possuo minha monografia da graduação de 1976. (Velho; não! Experiente; sim

)
O mais indicado é o Subtrator e não o Comparador e porque ?
(Eu pergunto e eu mesmo respondo rs)
Porque o Subtrator tem a saída proporcional a diferença.
Correto. Como você pode ver no meu diagrama postado, há um bloco subtrator, fornecendo o erro. Aliás, seria um PID digital. Na verdade seria um pseudo PID, pois seria uma solução sem as dificuldades normais, quais sejam:
1 - Conhecer a função de transferência do modelo.
2 - Uso de um MC rápido e com facilidades matemáticas.
3 - Operações com ponto flutuante. Os coeficientes são números reais.
Digo que minha opção seria (houve a mudança relatada, mas não foi descartada sua aplicação no futuro. Já se encontra preparada para futura abordagem) um pseudo PID porque haveria um integrador, um diferenciador e um proporcional, tudo com uma abordagem diferente, com operações de subtração e multiplicação por 2 com apenas 8 bits. É um assunto interessante que pretendo voltar a trabalhar nele.
Pode-se fazer uma analogia entre o que você sugeriu e o que estou tentando fazer.
Você sugeriu uma operação de subtração, com o erro sendo proporcional. É o caso de uma fonte de alimentação regulada analógica. Eu estou sugerindo um comparador (na verdade são dois, mas isso é papo para depois), cuja analogia é uma fonte de alimentação chaveada, onde a tensão de saída fica oscilando entre os limites da tensão de ripple.
Quando tiver algo para mostrar eu posto, ok?
Em tempo.
Não desejo que você pense que este seu questionamento está me chateando. Pelo contrário. É sempre bom levantar uma discussão com um assunto que me dá prazer. E, acredite, posso aprender tanto com um PHD como um técnico recém formado. O interessante é saber garimpar.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain