Circuito resetando, Lava Roupa BRASTEMP

Circuitos eletrônicos, topologias, diagramas elétricos, etc...

Moderadores: 51, Renie, gpenga

Circuito resetando, Lava Roupa BRASTEMP

Mensagempor alessandro » 18 Fev 2009 08:50

Tenho uma maquina de lavar roupas Brastemp há 3 anos. E de um tempo para cá ela vem apresentando um problema. Quando chaveia o motor os leds do painel são quase apagados, este problema foi se agravando até que, agora quando o motor é chaveado o circuito reseta, creio que por baixa tensão.

Como o circuito dessas placas não possuem tranformados na fonte do circuito do microcontrolador, presumi que houvesse algum capacitor fazendo o papel de "tanque" quando o motor era chaveado para manter o nivel DC da alimentação.

Acontece que essa bendita placa possui um eletrolítico no circuito da fonte, eu troquei mas o problema continua. Continuo procurando por algum componente que esteja consumindo mais que o habitual.

Alguém aqui tem ou sabe onde consiga um esquema eletricos dessas placas?

É uma lavadora Brastemp Advantech Wash 6Kg.

Alessandro
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor MOR_AL » 18 Fev 2009 09:46

Olá Alessandro.

Você já pensou em uma outra hipótese?
Imagine que por falta de lubrificação, ou outro motivo mecânico qualquer, o consumo do motor aumente. Pode acontecer isso.
Procure também por mau contatos.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ffcprog » 18 Fev 2009 09:50

resistência parasita nos terminais do cordão de alimentação ?

Ja aconteceu comigo, depois de desmontar toda a máquina, refazer soldas, trocar capacitores, e minha esposa com um 38 na mão só observando.
Resolvi, trocar os terminais e um relê de segurança;....

tibum, cabo os reset´s..

ffcprog
ffcprog
Byte

Mensagempor alessandro » 18 Fev 2009 11:32

38 na mão..???? A coisa tá tão feia que tive que parar com os projetos aqui para resolver isso.....

Sobre a lubrificação, creio que talvez não seja o problema devido o fato de uma simples alimentação de uma solenóide já faz com que o brilho do LED seja afetado e muito. Não encontrei o bendito "bebum" da corrente ainda...

Alessandro
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor EDSONCAN » 18 Fev 2009 13:49

deve ter um capacitor de poliester ou ceramico enorme na entrada da rede, troca ele.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor otavio luiz » 18 Fev 2009 15:29

meu se for fonte chaveada, troca os eletroliticos que estão no secundario do trafo, com o tempo eles secam e começam a dar problemas.
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor alessandro » 18 Fev 2009 18:02

Otávio, sempre ouvi uma frase: "Não é uma Brastemp" mas dá para o gasto...

Pois é, de certa forma me decepcionei, se bem que nos dias de hoje todo mundo esta cortando custo....

Cara, a fonte é um circuito resistivo e retificado, sem trafo, sem ajustes precisos, etc.... É Brsatemp.

Existe sim um capacitor enorme na entrada, para ajudar algum filho de Deus escreveu com caneta preta em cima das letras que constavam os valor...., mas vou tentar substituí-lo.

E a mulher em casa com uma pilha de roupas....rs, daqui a pouco tenho que usar dois dias uma mesma roupa, rs.

Alessandro
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor brasilma » 18 Fev 2009 19:24

Se é fonte sem transformador, muito provavelmente é o que o Edson comentou, um capacitor poliester grande em série com a entrada.

Ele faz papel de uma resistência capacitiva e serve para limitar a corrente para que o circuito regulador possa trabalhar.
" A Teoria orienta e a Prática decide" ;-)
brasilma
Dword

Mensagempor alessandro » 18 Fev 2009 20:10

Brasilma, também acho que o Edson tem razão, já retirei o tal capacitor de poliéster de 2,2 micro farads/250VAC. Pena que não tenho outro aqui para testar, mas amanhã compro um novo.

Valeu!

Alessandro
Alessandro
alessandro
Byte

Mensagempor alessandro » 20 Fev 2009 07:57

Era isso mesmo! O capacitor que estava na placa, ao invéz de estar com seus 2,2uF estava com 160nF, a tensão estava praticamente toda nele.

Trocado capacitor, maquina funcionando, esposa feliz e eu já posso voltar a dormir no quarto....rs.

Valeu pessoal!

Alessandro
Alessandro
alessandro
Byte

Voltar para Circuitos Diversos