por Haroldo Coelho » 13 Fev 2009 17:12
Também não me chamem de velho, me chamem de antigo. 30 anos trabalhando com instrumentação, EH,EH.
Em navios petroleiros, ainda existem muitos controladores pneumáticos. E alguns se tornam impraticáveis de substituir por eletronicos pois estão em áreas classificadas - risco de incendio e explosão e por isso a pneumática é muito utilizada.
Em navios existem muitos componentes pneumáticos, como TIMERS pneumáticos, Sinaleiras( lâmpadas) pneumáticas, extrator de raiz quadrada- utilizado em malhas de controle de nível dágua da caldeira e combustão das caldeiras.., gerador de função( gera um sinal de saída tipo uma parábola em função da entrada que é linear( usado na automação das caldeiras- Controles de combustão com limites cruzados, etc, etc.
Para se trocar por eletronico, saída de 4-20 mA, temos que utilizar um conversosr P/I(Pressão para corrente).
Na área da praça de máquinas dos navios, como não é área classificada, aos poucos os controladores pneumáticos vem sendo substituídos por eletronicos.
Estamos desenvolvendo( querendo desenvolver) aqui na minha firma um conversosr P/I pois os que utilizamos só importados...não achei nenhum para vender made in BRASIL e não gosto de fomentar a compra de importações.