Indução de ruidos + robustes + Layout

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Indução de ruidos + robustes + Layout

Mensagempor geraldomelo » 15 Jan 2009 00:14

Pessoal , depois de alguns problemas com ruidos e layouts , gostaria de saber aopinião de vcs . Na imagem desse layout :

Imagem
Imagem

pelo resistor de 1k que sai de RA2 tem um PWM de +- 600hz , só que a trilha que alimenta diretamente o positivo do pic passa por baixo dele . isso não pode ser causa de algum problema . isso não pode causar ruido na linha de alimentação ??

outra coisa , o portB está com os pullups ligados e vou usar botões neles ligados ao terra .. até ai tudo correto , mas tem uma recomendação que diz :

Imagem
Imagem

Imagem
Imagem

1) supondo que iria usar resistor , qual seria o valor mais adequado para evitar ruidos e tbm garantir que o pino vai para o estado baixo quando acionado o botão , lembrando que os pullups estão ligados

2) agora supondo fazer um filtro como recomendado com os capacitores , quais os valores dos res e dos caps ..

abs

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor jorgeluiz » 15 Jan 2009 00:46

Numa saida PWM voce nao deve colocar capacitor, a nao ser que quer transformar em saida analogica. O resistor deve ser compativel com a carga que voce pretende alimentar. Se for transistor, depende da corrente de base do dito cujo. De mais informaçoes.
jorgeluiz
Byte

Mensagempor geraldomelo » 15 Jan 2009 02:46

AH sim Jorge , só explicando melhor , a parte do PWM , eu só quero saber do ruido mesmo se dá algum problema ele (resistor do PWM ) passar por cima da linha positiva que vai direto ao pic . agora falo dos resistores e/ou capacitores , para os pinos de entrada onde vão os botões ..

abs
geraldomelo
Byte

Mensagempor Washburn » 15 Jan 2009 07:53

Geraldo,

Não acredito que da forma como esta o circuito va induzir ruido do PWM para a alimentaçao.
Por curiosidade, seu PWM é gerado por software?
Por que não o PWM (on chip) do PIC?

Se alguem puder esclarecer melhor este detalhe dos capacitores eu tambem fico grato.
Il capolavoro...
Washburn
Bit

Mensagempor xultz » 15 Jan 2009 09:46

Por partos:
Sobre o PWM, ele não causará problemas se você filtrar a alimentação. Eu não vi capacitor nenhum ali. Se estiver mais para baixo da imagem, também está errado. Eu faria o seguinte: colocava os resistores dos pinos 18 e 17 mais para cima. Colocava o cristal mais para cima (assim o cristal fica mais perto e com trilhas mais curtas) e colocava um capacitor de 100nF omais perto possível do pino de Vcc. Ainda não é a configuração ideal, porque o correto é a trilha passar primeiro pelo capacitor e depois ir pro CI, mas é melhor que nada. O Vss do do 628 fica do outro lado, que é ruim de rotear também, então põe o capacitor na malha de terra e garanta uma ligação espessa até o Vss.
Sobre as entradas: o pullup interno só é adequado se você for usar tact-switches na própria placa, e não muito longes do PIC. Se for usar um conector e os botões mais afastados, faz de conta que o pullup nem existe. Coloca um pullup por resistor mesmo. Os valores vão depender muito da aplicação.
Por exemplo, ele será usado em local muito ruidoso? A distância da ligação dos botões é muito grande? O tempo de resposta entre pressionar o botão e o sinal ficar efetivamente baixo é muito crítico (abaixo de 100ms?). O consumo total do aparelho é um fator crítico?

Se houver problema de consumo (tocado por pilhas, por exemplo), os valores dos resistores têm que ser criteriosamente escolhidos, para serem do maior valor possível, senão tem impacto na durabilidade das pilhas. Se for tocado por uma fonte, aí fica mais confortável.
Quanto maior a distância, menor deve ser o valor do resistor. E é muito importante colocar um capacitor de pull down junto. Um valor inicial seria de 1k de pull up e 100n de pull down. Se o consumo é crítico, esse resistor pode subir, para até uns 47k. Porém, quanto menor, melhor. Se o tempo de resposta é crítico ( o botão é um micro-switch acionado por uma máquina, e ao ser solto que indica o fim de curso e deve desligar o motor imediatamente, por exemplo), o capacitor pode ser baixado para até 1n ou até menos, porém, quanto maior melhor, inclusive para debounce (porém ele deve ser rápido, do tipo cerâmico ou poliéster, eletrolítico deve ser evitado). Colocar o resistor em série é uma boa, mas lembre-se que quando o botão for pressionado, ele fica em série com o pull up. Assim, se usar 1k de pullup e 1k em série, ao pressionar o botão o sinal fica em 2,5V na melhor das hipóteses. Assim, o resistor em série sugiro que seja 10x menor que o pullup. E colocar mais um capacitor é também uma boa. A configuração do terceiro circuito da app note que você colocou sem dúvida é a melhor de todas. Por exemplo, os resistores sendo de 470R e os capacitores de 100n, mais um pullup de 10k. O resistor de pullup e o primeiro capacitor (o mais perto do PIC) deixa o mais perto do PIC possível, e os demais componentes (os dois resistores e o capacitor) o mais perto possível do conector.
Porém, é super fácil falar "ah, entope de resistor, capacitor, indutor, etc) e na hora de rotear, se ferra, porque você vai ligar, por exemplo 16 botões. Então tem que balancear isso também.

Ou seja, tudo depende da aplicação, espero que tenha dado pelo menos uma luzinha prá você. Se precisar de mais alguma dica, estamos aí!
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor geraldomelo » 16 Jan 2009 19:49

ok , valew sim ... deu uma luz sim ..

abs

Obrigado

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor Vonnilmam » 17 Jan 2009 01:39

Meu caro colega, quer um conselhe de quem já apanho muito com ruidos?

O conselho é simples e serve para a galera que utiliza mcus em projetos especialmente se a tensão de alimentação for 3,3v ou menor...

RUIDOS....misteriosos,

Após sofrer com acontecimentos estranhos e intermitentes acabei por observar que existem ruidos que são gerados por diversas fontes externas ou até mesmo internas (por ex. um PWM que controla um triak ou coisa do tipo), esses ruidos passam tranquilamente pela alimentação por mais bem filtrada que a fonte possa ser.

E acabam por interferir no MCU, dando um reset inesperado o provocando situações erroneas nos portes de entrada.

Então existe um filtro proprio para retirar da alimentação esses ruidos que giram entre 1mhz até uns 100mhz para os casos mais comuns (como por ex. ligar uma lampada ou retirar o ferro de soldar da tomada, gera ruidos dessa natureza).

São os chamdos filtros para EFI.
Eu particularmente costumo utilizar aqueles ferritinhos com 6 furinhos utilizados em amplificadores de audio para eliminar as interferencias de radios comunitarias e pxs da vida.
Enrrole (passe por dentro dos furinhos) um pedaço de fio rigido fino por duas vezes e instale esse "indutor" na saida do lm7805 por exemplo, coloque um capacitor ceramico de 1nf e outro de 100nf na saida do filtro (choquinho)....

Se tiver osciloscópio que triger poderá capturar tais ruidos.

Observe e dê muito atenção a construção das fontes de alimentação, a maioria dos problemas "fantasmagoricos" vem através da fonte de alimentação, outra dica é manter sempre uma distinção entre terras analogios e digitais, os mesmos devem ser unidos sobre o capacitor eletrolitico da fonte, no pé do capacitor devem sair ramificaçãos para os terras diversos a saber (digital, analogico e audio).

espero ter colaborado,
Von
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Washburn » 19 Jan 2009 07:47

Respostas muito boas tanto a do Vonnilmam quanto a do Xultz, não fui eu quem abriu o tópico mas o assunto me interessa tambem por isso fico grato.
Il capolavoro...
Washburn
Bit

Mensagempor geraldomelo » 20 Jan 2009 14:45

Pessoal , obrigado a todos mesmo ... Vonnilmam , achei sua solução muito interessante , mas nunca vi esse ferritinho que vc disse ....vc poderia falar mais disso , vc não poderia mandar umas fotos pra nós ??

abs

Geraldo
geraldomelo
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 23 Jan 2009 00:17

eu tava atoa por ae procurando outra coisa, achei esse pdf e lembrei desse topico... as vezes pode ter umas ideias interessantes!

http://www.motorola.com.cn/semiconducto ... AN2105.pdf
#innovation #poweredby #riscv https://github.com/darklife/darkriscv
msamsoniuk
Dword

Voltar para PIC