Ponte H

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Ponte H

Mensagempor ÁgioFelipe » 20 Jan 2009 11:39

Pessoal, estou querendo variar velocidade e sentido de um motor CC 12V, para isso preciso estudar sobre ponte H. Alguém sabe onde posso encontrar algum material sobre isso, vejo o pessoal falando de "ponte completa", "halfbridge", "deadtime" e não entendo nada.
ÁgioFelipe
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Mensagempor ffcprog » 20 Jan 2009 12:55

nossa pexi.!!
digita isso aqui no google.
"controle motor dc ponte"

vai achar apostilas, tutoriais, circuitos, dicas, utilizações práticas, etc etc etc

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Mensagempor ÁgioFelipe » 21 Jan 2009 11:44

Me respondam pelo menos qual a diferença da Ponte completa e da meia ponte.
ÁgioFelipe
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Mensagempor msamsoniuk » 21 Jan 2009 12:06

bom, eh soh dar uma olhada nos circuitos que vc descobre a diferenca:

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Mensagempor ÁgioFelipe » 21 Jan 2009 12:50

Ok, mas qual é a função da chave Q1 na primeira figura? É só para a possibilidade de frear o motor?
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Mensagempor ffcprog » 21 Jan 2009 13:11

/yes GUY.. It´s is!!
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Mensagempor ÁgioFelipe » 21 Jan 2009 16:02

E o que é o deadtime?
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Mensagempor MOR_AL » 21 Jan 2009 18:17

Olá ÁgioFelipe.

Você vai encontrar o que está procurando em livros sobre acionamentos e fontes chaveadas.

"ponte completa" é uma ponte em "H". Veja a segunda figura do Marcelo. O motor corresponde ao traço horizontal da letra H. Cada um dos quatro traços verticais correspondem a uma chave, que no caso são mosfets. Daí a "ponte completa" ou "H". As duas tensões de 12 V (não dá para ver o sinal delas) vão ao + Vcc (apenas uma tensão de alimentação, porém quatro chaves).

"halfbridge" é meia ponte completa. Veja a primeira figura do Marcelo. Normalmente a tensão de alimentação de Q1 é +Vcc, o terra de Q2 é conectado ao -Vcc e o lado do motor que está ligado à fonte vai ligado ao terra (o acionamento seria diferente). Este modelo utiliza apenas duas chaves, porém precisa de duas fontes de alimentação.

Fiz um projetinho para acionar um motor de 12V/3A de limpador de pára-briza. No meu caso acionava o motor ora em um sentido, ora em outro, mas nada impede de usar PWM para controlar a velocidade em cada sentido.
Segue o link com maiores detalhes. Já baixei, abri e verifiquei. O link está funcionando. Espero que seja útil.

http://rapidshare.com/files/187313165/Motor_Ponte_H.zip

Em tempo: Tentei, mas não consegui transformar o layout em PDF, para sair com as dimensões corretas.

Dead Time (tempo morto) - É o período em que nenhuma das chaves está sendo acionada, e que (normalmente) também já não há corrente circulando pela "carga". Me referi a "carga" e não "motor", pois dead time está mais associado ao tempo morto em uma fonte chaveada do tipo flyback. Este tipo de fonte pode possuir três períodos: Ton - em que a chave conduz (entre 5% e 50% do período total), Toff em que a chave não conduz, porém há corrente circulando no trafo e Tdead, em que não há mais corrente circulando nem no primário do trafo (e chave), nem no secundário do trafo. Tdead também é encontrado em fontes chaveadas do tipo "Buck".

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Mensagempor ÁgioFelipe » 21 Jan 2009 22:30

Moral, valeu pela explicação e pelo material.
Fazendo algumas simulações me deparei com essa dúvida, qual a diferença entre esses dois circuitos?
http://img525.imageshack.us/my.php?image=circ1mn6.jpg
http://img140.imageshack.us/my.php?image=circ2xm4.jpg

Na simulação Proteus o circuito de cima faz o motor girar mais rápido do que o de baixo. Porque???
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Mensagempor ffcprog » 22 Jan 2009 07:13

Veja que você utilizou para o motor o VDD 12V, e bara acionamento da base VDD 5V.
no de cima, você utilizou o TIP como chave/amplificador, garantindo uma maior passagem de corrente pelo transistor.

No de baixo, você utilizou o TIP como seguidor de base, basicamente como se fosse um regulador de tensão, cuja a tensão do emissor = Tensão de base - Vbe.

no caso de motores, o resistor da base do transistor, tem que ser calculado de tal forma que a corrente de fechamento do transistor atue como chave e não de forma linear, "isto para pwm".

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Mensagempor ÁgioFelipe » 23 Jan 2009 06:34

Hum, entendi + - . Alguém poderia explicar melhor?
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Mensagempor ffcprog » 23 Jan 2009 07:13

ffcprog escreveu:Veja que você utilizou para o motor o VDD 12V, e bara acionamento da base VDD 5V.
no de cima, você utilizou o TIP como chave/amplificador, garantindo uma maior passagem de corrente pelo transistor.

No de baixo, você utilizou o TIP como seguidor de base, basicamente como se fosse um regulador de tensão, cuja a tensão do emissor = Tensão de base - Vbe.

no caso de motores, o resistor da base do transistor, tem que ser calculado de tal forma que a corrente de fechamento do transistor atue como chave e não de forma linear, "isto para pwm".

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Veja que.:
no primeiro circuito você utilizou para o motor o VDD 12V, e para acionamento da base do transistor VDD 5V com resistor limitador de corrente. você utilizou o TIP como chave/amplificador, garantindo uma maior passagem de corrente pelo transistor, afim de o motor ter mais corrente entre os seus polos, fazendo com que o mesmo tenha um giro maior, possivelmente a tensão entre os polos do motor, deve estár na casa dos 10V ou mais, por isso o seu giro é maior.

No segundo circuito, você utilizou o TIP como seguidor de base, basicamente como se fosse um regulador de tensão, cuja a tensão do emissor que esta indo para o motor = Tensão de base - Vbe."se VBE for e 1V, então os 5V que vocÊ esta inserindo na BASE através do resistor, menos este 1V de potencial, a tensão no emissor para o terra é de 5-1=4V, ou seja o motor esta girando menos da metade do circuito 1, que esta alimentando o motor com 10V +/-.

no caso de motores, o resistor da base do transistor, tem que ser calculado de tal forma que a corrente de fechamento do transistor atue como chave e não de forma linear, "isto para pwm".

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Mensagempor MOR_AL » 23 Jan 2009 21:42

Olá.
Apenas uma pequena ressalva.
O circuito com motor (saída) no emissor é conhecido como "seguidor de emissor" ou "coletor comum". Seu ganho de tensão é menor ou no máximo, igual a um. Já o ganho de corrente é beta + 1 para corrente contínua, ou hfe + 1, para corrente alternada (valores que variam de 2 a 20 (aprox) para transistores de potência e de 100 a 350 (aprox.) para transistores para pequenos sinais).

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Mensagempor _blackmore_ » 25 Jan 2009 10:52

MOR_AL e ffcprog

Gostei da explicação dos colegas, ficou bem claro e mostrou que não é assim impossível trabalhar com MOSFET´s ... pode se mais difícil mas não impossível !! :)

Se poddível, eu gostaria de saber o que deverá ser feito (se é possível) limitar a corrente na saída da ponte H ? digamos que em determinando momento eu queira que o circuito forneça apenas 1A e hora eu queira regular para fornecer 5 ou 10 Ampères ... como faço ?

Cheguei a abrir um tópico com esta dúvidas mas as respostas para mim ainda foram simplistas :)

abrax!
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Mensagempor ÁgioFelipe » 26 Jan 2009 16:24

Ok, entendi.
Mas ai se eu quiser fazer uma ponte completa com 4 TIPs os de cima sempre estarão na configuração coletor comum e o motor vai estar sempre recebendo no máximo 5V, vejam a figura:

http://img218.imageshack.us/my.php?image=templk2.jpg

O que pode ser feito para aumentar a tensão no motor?
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