vc vai apenas detectar se o sensor esta obstruido ou nao, certo ? acho que eh bem mais simples ainda o negocio... uma vez eu fiz um sistema experimental similar, mas que fazia a medicao a distancia por um laser e um espelho. conforme o laser era obstruido, eu recebia um pulso em um foto-diodo, que era conectado apenas a um simples resistor de ajuste e a uma porta TTL, acho que uma 74LS05.
bom, como eh um sistema digital, 24 fios nao seriam muita coisa, mas claro, dah para dar uma melhorada nisso. uma solucao seria multiplexar, por exemplo, se vc tivesse 16 sensores, vc poderia montar um array 4x4 (4 saidas x 4 entradas), reduzindo de 16 para 8 fios. no caso de 24 sensores, poderia montar um array 4x5, assim reduz de 24 para 9 fios e ainda fica com potencial para chegar a 32 sensores.
obviamente vc precisa fazer uma varredura no array, combinando saidas e entradas uma a uma para checar o estado de determinado sensor. mas isso pode ser feito muito rapidamente, de fato, muito mais rapido do que os objetos conseguem passar na frente dos sensores, assim vc pega com precisao quando o sensor esta obstruido ou nao e incrementa a contagem.
chutando que vc consiga fazer pelo menos 100 mil varreduras completas por segundo, para vc perder um grao ele teria que passar seus 5 mm em menos de 1/100000 de segundo, o que deve dar uns 140km/h, se eh q eu nao errei tudo as contas, afinal jah eh sexta-feira depois das 18h!

hehehe