Layout do ORCAD em negativo.

Softwares para design e simulação de circuitos eletrônicos

Moderadores: 51, guest2003

Layout do ORCAD em negativo.

Mensagempor jmarcelopn » 04 Dez 2008 17:01

Ola... trabalho com Orcad (9.2 ou 15.7) desenvolvendo layouts para placas de circuito impresso. Estamos tentando fazer as plaquinhas por uma Fresa que utiliza arquivos do tipo Geber (.GBR) ou arquivos DXF. Acontece que quando tentamos carregar os arquivos eles aparecem de tal forma que a FRESA segue os pontos referente as trilhas e não ao resto da placa. Existe alguma forma de invertermos o layout para negativo pelo proprio ORCAD?
Eu sei que tem outros programas como o EAGLE que faz isso de forma muito facil. Mas eu quero usar no ORCAD. Ou usar algum meio de transformar os arquivos do ORCAD para outro software que inverta a imagem. No Eagle não consegui importar.

OBrigado.

João
jmarcelopn
Bit

Mensagempor joao.atibaia » 05 Dez 2008 07:15

Xará, tudo bem?

Existe uma forma de fazer isso pelo Corel.

Vou procurar meu tutorial e coloco aqui, ok?

Até mais.
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor rocknroll » 05 Dez 2008 07:49

Faz um tempinho que não mecho com o OrCAD, mas acredito que com o GerberView de para fazer o negativo. Este software vem junto no pacote do OrCAD.

flw
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor joao.atibaia » 05 Dez 2008 08:18

Desde aquela hora eu estava procurando o passo a passo, achei. hehehe

Agora é minha vez de contribuir com algo.

a- Após desenvolver o layout, exportar o mesmo em formato DXF, escolha os “layers” desejados, podendo ser mais de 1 ao mesmo tempo. Desabilitar o campo “Output Drill Symbols”.
b- Abra o Corel. No menu “Layout” clique em “Configurar página”, escolha “Papel” “Personalizado”, “Largura” 180,0mm e “altura” 150,0mm. Dê “OK”. Vá em “Arquivo” “Importar” e escolha o arquivo desejado. No campo “Projeção em 3D” deixe em “Superior”. No campo “Escala” habilitar “Inglesa”. Dar “OK” nas próximas 2 telas. Selecione o desenho e arraste para o canto inferior esquerdo. Feito isso, seguir o roteiro do arquivo “Passo a passo para preparar arquivo para fresar.cdr”. Este roteiro teve pequenas alterações em relação ao original.

Como faço pra colocar uma figura em jpg aqui?

c- Terminada esta etapa, teremos que espelhar o desenho, já que a face a ser fresada é a do Lado solda. Após isso, inserir os textos necessários para identificação da PCI. Neste caso, também deixaremos o texto sem preenchimento e com contorno de 0,001mm.
d- Para imprimir, vá em “Arquivo”, “Imprimir”, na aba “Geral”, em “Nome”, escolha Roland CAMM3 PNC-3000.
e- Vá em “Propriedades”, “Avançado”, clique 2 vezes em “Tool 1”, clique 2 vezes em “No.1”. Em “Z Down Position”, deixe o valor em -0,3. Este número será sempre negativo. Em “Z Up Position”, deixe o valor em 5,0. Este número será positivo. A velocidade de avanço ficará em 10mm/sec. Clique “OK” 2 vezes e mande imprimir.
f- Será pedido um nome e um local para salvar, mantenha o mesmo nome do arquivo original, porém, com extensão “prn”. Copie este arquivo para um disquete. [/img]
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor jmarcelopn » 05 Dez 2008 11:04

hun.... OBrigado por responderem.. Ei.. rock... se tiver um jeito do geberview fazer isso, eu ainda não achei... E joao... hun... gostei desse passo a passo e por acaso temos o Corel aki : D ... então vamos tentar. Quero ver se o programa que envia pra nossa fresinha consegue carregar esse arquivo... : D

Valeu

João.
jmarcelopn
Bit

Mensagempor joao.atibaia » 05 Dez 2008 12:09

Só tá faltando a figura, como coloco?

Ou posso mandar pra laguém colocar a figura aqui.
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor jmarcelopn » 05 Dez 2008 14:23

rs.... percebi agora... Então.. pode me enviar via e-mail se quiser....

jmarcelopn@ig.com.br

o roteiro que voce disse “Passo a passo para preparar arquivo para fresar.cdr” é para seguir a continuação das letras c. d. e....?
jmarcelopn
Bit

Mensagempor joao.atibaia » 05 Dez 2008 14:50

João, tô mandando via email, depois você sobe a figura pra cá?
joao.atibaia
Nibble

Mensagempor Renie » 05 Dez 2008 15:45

Olá João,

Aqui não se faz upload das imagens, ela precisa estar em algum
lugar acessível da net, aqui fica só o link.

Dê uma olhada no tópico abaixo, lá tem as dicas:

http://www.asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=847
Renie
Word

Mensagempor joao.atibaia » 08 Dez 2008 10:40

Valeu, Renie.

Logo mais eu coloco a figura.

Imagem
Imagem[/img]
joao.atibaia
Nibble

Voltar para Software EDA ( KiCAD, Altium Designer, Protel, Eagle, P-CAD )