8051 sobre o PIC

Software e Hardware para linha x51

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

8051 sobre o PIC

Mensagempor microcontrolador.pic » 03 Dez 2008 22:13

Pessoal,
qual é a maior vantagem de se utilizar 8051 ao invés de usar PIC em um projeto?

O 8051 tem vantagens sobre os microcontroladores PIC?

(Eu programo 8051 e PIC, só que não vejo vantagens no 8051... ...será que estou errado?)

Obrigado.
microcontrolador.pic
Nibble

Re: 8051 sobre o PIC

Mensagempor Renie » 03 Dez 2008 22:50

Olá Micro.....,

Se você domina os 2, só você pode responder!

Escolher entre um ou outro, pode ser influenciado pelo seu projeto a
desenvolver, custo de cada chip, etc!

Não existe um uC melhor, existe o que melhor se encaixa nas suas
nececidades e conhecimentos!

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor rubenprom » 04 Dez 2008 06:29

Bom, a diferença do PIC e o 8051 está tb nos perifericos que estes apresentam. Eu sei muito pouco dos ambos, mas sei que PIC possui AD ja os 8051 (na sua maioria, como no caso da serie AT89sxx) nao apresentam AD.

Bom, mas nada impede que possa se colocar um AD externo no 8051 neh. Embora ja tenha observado da srie philips e outros da Texas que existem 8051 com AD e DA e filtros digitais. Mas ano é facil encontrar no mercado ou qualquer loja de eletronica

Ruben
rubenprom
Byte

Mensagempor joao » 04 Dez 2008 07:22

Na minha época de estudante, a maior vantagem era o preço. Dava para comprar uns 4 chips 8051 pelo mesmo preço de 1 PIC. Claro que provavelmente o PIC tinha mais recursos, mas eu não usava, então para mim, o custo do 8051 era muito melhor.

[]'s
joao
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 04 Dez 2008 11:09

nao conheco o 8051 a fundo, mas posso falar do caso HC908 vs PIC... em termos de perifericos, eu diria que sao praticamente equivalentes, portanto podem perfeitamente ser usados para as mesmas aplicacoes.

o que diferencia eles eh o core e a filosofia por tras deles. o core do PIC eh um core RISC dimensionado para aplicacoes embarcadas de baixo custo. o core do HC908 eh um core CISC dimensionado para micro-computadores do passado, que hoje esta dimensionado para aplicacoes embarcadas de baixo custo.

o resultado final eh o mesmo, mas existe uma diferenca filosofica!

o HC908 eh resultado de uma evolucao natural: o processador dos computadores de hoje vai ser o microcontrolador de torradeiras de amanha! por outro lado, o PIC... sempre foi o PIC?!

bom, eu tambem acho a documentacao da motorola infinitamente superior, mas acho que isso faz parte da "filosofia". o mesmo mecanismo evolutivo esta hoje passando pelo 68000, na forma do cfv1.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor mastk » 04 Dez 2008 12:29

Bem do que estudei 8051, nao usaria ele para nada hj, pelo menos os AT89s8252/3

Vejo que tem muitos outros por ai, o que deixa dificil dizer, entao entre 8051 e PIC, melhor PIC, acho.
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 04 Dez 2008 13:56

Cisc x Cisc prefiro motorola 68hc11(ou os mais novos hc08) que é bem superior ao 8051(baseado na cpu8085),
Risc por Risc prefiro o Atmega(AVR) que é mais eficiente e tem custo similar ao PIC(Velho projeto da General Instruments).
Dá uma olhada nos 8051 da Atmel, tem varias opções interessantes com o core do 8051, mas acho que não vai ter o mesmo numero de perifericos do PIC ou do AVR Atmega.
O 8051 tem vantagem sobre o PIC quando vc usar memoria externa e adicionar mais perifericos pois se trata de outra arquitetura.
Diferente do PIC que em teoria não é expansivel, a menos que use memoria e perifericos II2, ou serial.
Tem algumas versões do 8051 que tem uma fpu e alguns fazem calculos via hardware de multiplicação e divisão, por ex. alguns da linha Siemens e Philips, mas o custo será maior que o do PIC 8 bits.
Tudo vai depender do que tu vai fazer, de qual MCU vai utilizar, pois todos tem boa documentação.
Editado pela última vez por enigmabox em 05 Dez 2008 07:15, em um total de 1 vez.
enigmabox

Mensagempor chipselect » 04 Dez 2008 18:57

bom, o 8051 é velho e ainda não conseguiram tirar todos de linha e não está preso só em um fabricante. Tem muito 8051 que vc não precisa de gravador específico, carrega o programa pela serial do bixo.

o pic só a Microchip faz. Geralmente vc precisa de um gravador dedicado para a linha PIC.

os dois vc encontra em quase todo lugar, mas o 8051 é menos exigente e frequenta qualquer boteco.

Acho os PICs são mais "sensíveis" a ruído.
chipselect
Word

Mensagempor B-EAGLE » 05 Dez 2008 17:17

é, não há um microcontrolador melhor que o outro mesmo, depende da sua aplicação e projeto...

eu uso os 2, cada um se encaixa melhor em um projeto e outro no outro...

quanto a documentação dos motorola/freescale como o Marcelo falou, realmente é muito boa, desde os tempos que eu usava o HC08 JL3... hehehe

estou pensando seriamente em voltar a usá-los....
B-EAGLE
Word

Mensagempor andre_luis » 05 Dez 2008 21:23

microcontrolador.pic escreveu:...O 8051 tem vantagens sobre os microcontroladores PIC?...

Também já fiz esta pergunta, e a comparação foi a seguinte, no meu caso :

Há 8 anos atráz, seria economicamente mais vantajoso trabalhar com PIC16F.
Há 4 anos atráz, seria economicamente mais vantajoso trabalhar com ATMEL.

Nos casos onde o programa realizava cálculos matemáticos, eu preferi o core 51, que tem instrução de multiplicação, mas atualmente até os 18F estão muito baratos, por isso, hoje eu optaria pelo PIC.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 06 Dez 2008 00:34

andre_teprom escreveu:Há 8 anos atráz, seria economicamente mais vantajoso trabalhar com PIC16F.
Há 4 anos atráz, seria economicamente mais vantajoso trabalhar com ATMEL.

pois eh... economicamente vantajoso para quem ? :D

- economicamente vantajoso para a empresa: eh o sonho de todo empresario. e tambem o caso mais comum. a empresa pensa soh nela mesma, entao os desenvolvedores se ferram trabalhando com porcaria, criam um produto porcaria e este eh vendido em grande quantidade, a preco de porcaria. o cliente se ferra comprando porcaria, mas nao reclama, afinal, se ele nao quer porcaria, que vah comprar algo da sony ou apple! quem ganha eh a empresa: vende como agua e eh soh lucro, afinal porcaria produzida por escravos nao custa praticamente nada.

- economicamente vantajoso para voce (desenvolvedor): eh o sonho do desenvolvedor. e um pesadelo para pequenos clientes! mas quando a empresa tem clientes grandes o suficiente, nao existe limites para os desenvolvedores e eles nao pensam duas vezes, fazem tudo do bom e do melhor... do ponto de vista deles! bom, eu escuto lendas aqui no trampo sobre como chuck norris chorou como uma garotinha tentando configurar ip trunk em um dos nossos produtos "entry level" e como Deus conseguiu fazer o rebuild completo do RTOS chorus em menos 772 dias (um recorde, se bem que foi depois da 3.a tentativa!).

- economicamente vantajoso para o cliente: raridade total! :D francamente, eu acho que se o cliente tivesse um minimo embasamento tecnico para diferenciar uma pedra de 99 centavos, um media gateway de 50 mil dolares e um iphone de 200 dolares, ele nao pensaria duas vezes... como steve jobs marketaria: "as pessoas nao querem pagar 50 mil dolares num computador tao complexo que elas precisem contratar 20 funcionarios para operar... mas elas tambem nao querem pagar 100 dolares em uma caixa com botoes e luzes que nao faz nada! elas querem pagar 1999 dolares em um macintosh!"
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rgmanica » 23 Dez 2008 13:30

Tá.

E alguém aí trabalhou com ADuC? Tive a oportunidade e achei muito bom. Vários periféricos e memória. Porém o preço...
rgmanica
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Dez 2008 15:57

Bem, quando se fala 8051 se esta referindo a toda família do 8051 da Intel e dos demais uC dele derivado de outros fabricantes.
O 8051 são os únicos uC com processador Booleano (de um bit) é portanto o uC ideal para o Grafcet e para a linguagem Booleana.

-----------------------------------------------------------------------------------------
Marcelo Samsoniuk
Não existe uC "porcaria" como bem colocou o Renie , todos são satisfatórios, e o PIC apesar de todas as deficiências e limitações é bastante robusto e confiável. Se você necessitar de algo bem simples como contrôle de um portão automático um PIC10F é preferível que um Arm 32 bits.
Ou não ?
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 23 Dez 2008 22:13

pois eh, eu nao vou perder meu precioso tempo explicando algo tao obvio e nem tao pouco vou citar nomes... mas imagine assim: vc tem empresas onde as pessoas enchergam as coisas obvias e gostam de agradar os clientes (apple, motorola, sun, hp, sony, nvidia, etc) e vc tem empresas onde as pessoas nao enchergam um palmo na frente do nariz e ainda fazem tudo da forma mais dificil para acabar com seus clientes (intel, ibm, microsoft, infineon, etc).

coisas idiotas que as pessoas enchergam sao:

- pq a instrucao move nao pode mover qq coisa para qq lugar ?
- pq colocar um pino RD e outro WR se um unico pino RW eh suficiente ?
- pq criar regras se depois cria-se uma serie de excessoes ?
- pq um design assimetrico seria melhor que um simetrico ?
- pq usar segmentacao ou comutacao de bancos se vc pode enderecar linearmente ?

e por aih vai, a lista eh infinita e as vezes eh motivo de piada em muitos livros especializados... as empresas que visualizam as diferencas chamam isso de *qualidade*. as empresas que nao visualizam dizem que isso nao eh crucial... e como a maioria das pessoas nao compreendem, elas acham que realmente nao eh crucial, entao acabam comprando produtos sem qualidade... vc acha bacana comprar algo quebrado ou produzido pela metade ? pois eh isso que faz quando compra produtos dos fabricantes que nao investem em R&D e que nao possuem visao de qualidade.

eu pessoalmente acho dificil vc desenvolver algo bom partindo de algo ruim, pq processos ruins contaminam todo o seu ciclo de desenvolvimento e vc perde tempo consertando algo que deveria ter saido bom de fabrica! se vc esta acostumado com uma solucao deficiente e limitada, sera que vc nao vai acabar impondo ao cliente final uma solucao deficiente e limitada tambem ? no caso da microsoft funciona, pq as pessoas sao idiotas ao ponto de consertarem os problemas que a microsoft deveria ter consertado! sem comentarios...

vamos para um caso real: decada de 80, de um lado o time da ibm, intel (e microsoft) com uma porcaria de computador, rodando uma porcaria de sistema operacional (mas era o que dava para rodar na porcaria de hardware disponivel...). do outro lado o time da apple e motorola com um excelente computador, rodando uma interface grafica. nao dah nem para o comeco neh ? o ibm pc era um arremedo de maquina 16 bits que mal atingia 0.2 mips, enquanto o macintosh era uma maquina de arquitetura limpa e simetrica, que suportava operacoes de 32 bits e que picotava 1 mips.

bom, a motorola hoje esta fora do mercado de computadores, entao alguem pode argumentar que ter uma tecnologia melhor e mais racional eh um fracasso. por um lado sim, pq custa mais caro ter algo melhor. no entanto, o 68000 continuou sendo produzido e na decada de 90 foi a forca motriz da industria de palmtops (e continua sendo produzido ateh hoje).

por outro lado, nao significa que a intel venceu fazendo porcarias, muito pelo contrario: eles soh sobreviveram pq investiram pesado para bater o concorrente! nao tinha jeito, se eles nao evoluissem, certamente hoje os PCs nao teriam performance para interfaces graficas como as que rodavam nos macintoshes e teriam sido destruidos pelos concorrentes risc.

em relacao a deficiencias e limitacoes versus confiabilidade e robustez, acho que sao coisas divergentes. nao tem como vc conseguir confiabilidade e robustez se o processo jah comeca com deficiencias e limitacoes... vc vai sujar o codigo consertando coisas que deveriam vir consertadas de fabrica e isso vai introduzir falhas... nao tem jeito. comecou tudo errado jah, vai terminar tudo errado.

eh uma questao de escala: uma solucao que nao possui deficiencias e limitacoes vai ter uma escala de confiabilidade e robustez superior. e bom, cada um decide como gastar seu dinheiro... eh tipo aquela propaganda dos canos e dos miquinhos neh ? nao digo que tenha solucao totalmente ruim ou solucao totalmente boa, mas com certeza existe solucao melhor e pior! :)

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Marcelo Samsoniuk
Não existe uC "porcaria" como bem colocou o Renie , todos são satisfatórios, e o PIC apesar de todas as deficiências e limitações é bastante robusto e confiável. Se você necessitar de algo bem simples como contrôle de um portão automático um PIC10F é preferível que um Arm 32 bits.
Ou não ?
msamsoniuk
Dword

Mensagempor rgmanica » 24 Dez 2008 18:03

se puxou, mas ainda não sei se você gosta mais dos 8051 do que dos outros!!!!
:lol:
rgmanica
Bit

Próximo

Voltar para 8051