68K ou coisa assim, again

Software e Hardware para uC da Qualcomm, NXP, FreeScale e Motorola

Moderadores: 51, guest2003

Mensagempor enigmabox » 03 Nov 2008 14:56

Mastk,

Aterrar direto acho que não dá, em loop aberto fiz o teste no modo aterrado e funcionou, mas a confirmação do Dsack0/1 tem que ser feita, quando o AS e/ ou DS em modo de escrita estão em low. Em 8 bits, Dsack0=0 e Dsack1=1, modo 16 bits, Dsack0=1 e Dsack0=0. Se tem que confirmar com 8 , 16 e 32, tem que ficar mudando a combinação do Dsack no tempo certo.
Na tempistica, tive que usar um divisor 74ls393 e depois um 74hs164 para gerar os tempos certos, junto com o sinal CS de um 74hc138. No 74hc164, dependendo da saida posso, criar a confimação Dsack, em 32,16 e 8 bits.
No momento desliguei o clpd da placa, vas vou retornar futuramente quando eu definir o ckt definitivo. No momento é melhor usar CI´s 74xx na placa para facilitar o debug e ver os sinais com o osciloscopio.
Tenha boa sorte com a placa de video, espero que funcione bem, quando tiver resultados tire umas fotos e mostra para nós.

Marcelo,

Aquele livro que tu indicou sobre o 68000, consegui comprar no mercado livre.
Este projeto de gerar video dentro de um MCU, eu tinha visto com um Atmega32 em um site russo, onde os caracteres vc enviava via porta serial para o MCU apresentar.
Legal deve ser usar o Parallax Propeler, dentro tem de tudo, saida vga, interface com mouse e teclado, etc e varios MCU rodando junto, tudo dentro de um chip.
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 03 Nov 2008 18:36

uia! qual livro ?!? hehehe jah nem lembro!

bom, eu vou tentar bolar algum circuito de video com o HC908 mesmo, nem que seja apenas para ele gerar as temporizacoes do hsync, vsync e blank, acho que jah dah uma boa ajuda, daih o resto fica um pouco mais facil eu acho... mas vou fazer uns testes iniciais de performance para ver se eu vou trabalhar apenas com NTSC ou se rola VGA ou acima :)

bom, no 68030 acho que nao rola mesmo fixar DSACKx, pois os tempos em multiplos de clock sao bem mais curtos que no 68000, alem disso o clock eh bem maior, fica um tempo de acesso minusculo dae. fazendo o circuito de DSACKx vc tem mais flexibilidade para subir o clock do core, escolher memorias com tempos de acesso variados e usar melhor o recurso de cache on-chip.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 04 Nov 2008 07:13

Marcelo Sam,

O livro que tu tinha mostrado era o Programação Assembler para Microprocessadores 68000 da McGraw-Hill.
O livro tem uns 20anos mas para um iniciante em 68K como eu, já é uma boa ajuda. Comprei no mercado livre através de um colega meu por R$25,00.
Isso mesmo Marcelo, para trabalhar com o Dsack0/1 não é fácil como o Dtack do 68K. Tem que ver a tempistica do 68020/68030 para gerar a confirmação do ciclo no tempo certo.
Por isso fiz um circuito que permite ligar a varios tempos de confirmação. Fazendo uma combinação dos tempos com o CS da memoria/perifericos, pode se ligar o barramento em 8/16 e 32 bits sem nenhum problema.
Estou com a intenção de deixar a eprom/flash/perifericos em 8 bits e montar um banco de ram de 32bits para rodar o programa principal, depois tb gostaria de ligar para brincar, um CI de audio como o AY3-8910, o mesmo que foi utilizado o MSX, com 3 canais de audio,que tenho varios aqui em estoque. Mas farei isso somente depois que a placa de video comunicar com a placa do 68030.
enigmabox

Mensagempor enigmabox » 10 Nov 2008 10:32

A todos os ouvintes e telespectadores!

Consegui fazer a comunicação da placa de video com a placa CPU68030, após substituir alguns circuitos da linha 74LS estavam dando problemas, por circuitos integrados 74HC.
Já consegui apagar a tela e enviar caracteres para o mc6847.
Agora falta montar a interface serial e uma interface para teclado, depois vou bolar um sistema operacional.
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 11 Nov 2008 12:33

bota umas fotos do negocio funcionando! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 11 Nov 2008 13:06

Marcelo Sam.

Agora estou elaborando melhor o software, já que tudo funciona.....
Engraçado, analisando com o osciloscópio, vi que os CIs da linha 74LS são mais lentos na comutação do sinal, assim criava uma grande instabilidade no sistema, apos substituir todos por linha 74HC e 74HCT tudo funciona de modo estável.
Deixei por enquanto neste primeiro prototipo o Dsack em 8 bits, para ficar mais compativel com os perifericos que vou utilizar.
Por enquanto somente usei o modo de video 32x16 com uma cor e com inversão do fundo, como pode ser visto na foto:

Imagem
Imagem
Imagem
enigmabox

Mensagempor msamsoniuk » 11 Nov 2008 21:40

parabens enigmabox! isso mostra que nem soh de PIC, ARM e BASIC vive o hobbista brasileiro! ficou muito bom o resultado, aposto que steve jobs se orgulharia de vc! ;D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor enigmabox » 12 Nov 2008 06:58

Marcelo Sam.

Agradeço a vc tb pelas dicas que passou durante neste topico, que ajudaram muito no desenvolvimento do sistema.
Depois de conhecer um pouco o 68030, dá pra perceber porque é um processador muito versatil e com arquitetura muito mais completa que outras CPU por ai...
Bom, esta foi a primeira fase, vou continuar com o projeto, melhorando a placa e futuramente publicar no meu site pessoal o projeto, para que outros conheçam tb.
Marcelo, o primeiro micro que tive contato em 1986 foi um Apple, que tenho até hoje, usei por varios anos, e isso foi um dos incentivos que me deu corajem de criar um sistema assim, tentando ver as dificuldades e experiencias que o pessoal da Apple teve em portar o sistema com 6502 para a arquitetura 68K.

:D
enigmabox

Mensagempor mastk » 12 Nov 2008 07:52

Parabens nigma mano :D :D :D :D

Porta LS, so serve para coisas lentas e incompativeis, ja vi em escola projetos falharem por causa delas. Economia nesse tipo de projeto nem pensar rsrs
mastk
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 12 Nov 2008 08:04

Parabéns enigmabox!! Ando acompanho este post, meio que de forma oculta, até porque não tenho capacidade para dar pitaco. Reconheço a sua dedicação, e me sinto orgulhoso de ser um forista do asm51 e ter contato com pessoas inteligentes como você, quem sabe um dia eu chego lá,hehehe.

Abraço
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor pbernardi » 12 Nov 2008 09:01

Pô, parabéns mesmo.

Só de imaginar o trabalho que dá pra ordenar esse monte de fios coloridos aí já me faria desistir do trabalho.

Um belo projeto, sem dúvida.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor enigmabox » 12 Nov 2008 10:24

Obrigado a todos pelos parabens!!
Ainda tem que melhorar bastante coisa na placa CPU, incluir os perifericos, assim como corrigir alguns erros que fiz nas conexões.
Um dos motivos tb por ter iniciado a desenvolver o sistema, foi a vivencia neste site, onde tive varias dicas.
Bom .... agora sei mais um pouquinho do 68K...hehe
Um abraço a todos!
enigmabox

Mensagempor mastk » 12 Nov 2008 12:56

o que significa WYOSG?
mastk
Dword

Mensagempor enigmabox » 12 Nov 2008 13:27

Mastk,

São as iniciais do meu nome....hehe
enigmabox

Mensagempor guest2003 » 12 Nov 2008 17:14

heheh é quase igual o famoso WYSWYG dos editores...

What You See What You Get...

:)
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

AnteriorPróximo

Voltar para NXP (ex-FreeScale (ex-Motorola))