Audio LPC2368 Conversor D/A

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor jeanfernandes » 05 Nov 2008 02:03

IRFAD2

Eu usaria a saida SSP, para meter num D/A de 24 bits....e depois disso eu usar um compressor / limitador.
Nao adianta tirar leite de pedra. Se for pra fazer algo decente esquece esse D/A do ARM....a primeira experiencia que fiz com o Demo que vem no Keil (USB Audio ja me deu o norte).

Existe um projeto/artigo na circuit celar que trata disso do conversor D/A na saida de um LPC2148 se nao estou enganado.

Voce pode tambem se quiser gastar menos pegar um conversor D/A de 16 bits....matar ae uns 2...pra tirar o ruido....
Tem que por uns ferrite de 600 Ohms / 100 Mhz...em alguns pontos do ARM (alimentacao, puxada do cristal pro terra e por ae vai).....

Outra coisa se quiser isolar audio essas coisas todas ae quevoces falaram, usem operacionais de vergonha, tipo NE5532, os mesmos os OPA da Texas/BurrBrown.

Esses LMxits ae é pra fazer brinquedo...fazer zuada...
E finalmente para jogar audio pra fora e plugar num line in de pc ponha um transformador balanceador 600:600 isole os terras...o do PC ja sao uma m*...imagine ligado com o do ARM....

Num é pirex ? Eu to aprendendo...kkkkkkkkkkkkk
:roll:
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 05 Nov 2008 02:18

Continuando

Se voce quer fazer filtros de graves e agudos....
da pra fazer uns biquad dentro do proprio arm, ja que pelo que voce
esta fazendo esta usando PCM ou ADPCMc com sinal fonte....

Umas equações pé de chinelo que voce pode encontrar por ae....
Como a sua frequencia de amostragem de 22KHz....implementar um filtro desses com 3 seções é moleza pro ARM....

Eu e o pirex fizemos uma coisa do tipo, mas apenas para calcular a coisa (os coeficientes), mas imagino que para ler da memoria e jogar na SPI com um buffer circular com um delay ae de 30 ms....dá pra fazer sim sem muito esforço....

Mas uma diferenca enorme é fazer o compressor de audio.
Com um range ae de uns 30 ou 40 dB fica baum o som....
tem uma dica que nao testei confesso, mas poderia criar um terra virtual com um diodinho....pra fugir do terra do ARM....

Ou um par de bobina em ferrite toroide pra isolar a alimentacao e o terra digital...do analogico (com a palavra eita ...ele num ta mais aqui...o fabim :( ).

É importante sim desacoplar o DC que sai do ARM e acoplar num DC de vergonha (imagine que é como colocar pernas de pau no audio...pra ficar mais longe do terra, o menor sinal possivel).... porque ai voce pode depois trabalhar num range de sinal maior. ... se os AMPOP forem de baixo ruido (NE5532) mesmo voce perdendo uns 3 Volts do range dele....(ele nao eh rail to rail) é possivel sim atraves de uma isolacao por transformador, jogar esse sinal limpinho (ou ao menos imperceptivel aos oreias) ....pro estagio seguinte, principalmente porque voce isola os terras.....
Editado pela última vez por jeanfernandes em 05 Nov 2008 02:29, em um total de 1 vez.
Jean P. Fernandes - Eng. Eletrônico - (83) 2102-2116 - APEL - www.apel.com.br - Campina Grande - PB
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 05 Nov 2008 02:25

Tem uma dica tambem assim, parece estranha ehehehhe
mas num é naum.....

Imagine que voce possa usar um fitro passa baixa ...que a frequencia de corte varie com determinado nivel de sinal de entrada....por exemplo

quando ce ta la com o compressor ligado e o cid moreira falando ai o bixim...ta abertaum.....
o cara calou ou o nivel ficou abaixo do nivel minimo do compressor e um pouco acima do ruido de fundo do sistema o filtro...tome lapada
fecha....tirando o xxxxxxxsssssssssssssss.... que fica no fim....

QUem usava muito essa tecnica era a Orban....
nem sei mais como eh....nao consigo ver o esquema eltrico dentro dos DSP.s....

Olhe que num é um AUDIO GATE naum...funciona como
mas num é...pois num mexe no tempo de ataque de um possivel compressor de audio antes....
jeanfernandes
Word

Mensagempor jeanfernandes » 05 Nov 2008 02:31

Ops
E nunca use fonte chaveada.
Aqui no brasil ainda nao fizeram uma de vergonha.
A gente vende sistemas pra audio, e vou te dizer..
se nao fosse os eqipamento que a gente poe depois do pc
nossa sinhora... placa de audio pra comecar a brincar e dizer
assim que tem algo decente so aquelas Platinum pra la....
E desacopladas na saida do P2....com trafo....
O ruido gerado por um PC é algo que se perde em torno de 26 dB de relacao sinal ruido..relativo ao som teorico que sairia de uma placa de som noiseblaster ....
Pode acreditar....
Pra conseguir > 70 dB de sinal ruido saindo do PC
so com fonte thermatalke .... e placa Delta 1010LT....
que hoje custa mais que um PC vagaba desses...
(isso é so constatação, nao li em revista naum)....
jeanfernandes
Word

Mensagempor Sergio38br » 05 Nov 2008 07:11

Bom dia, por acaso não seria um COMPANDER acoplado a filtros passa-faixa?

[ ]'s
Sergio[/b]
Sergio38br
Word

Mensagempor lrfad2 » 12 Nov 2008 09:34

Bom dia a todos,

Marcus e Jean... cara vcs são f... rs.. tem um monte de coisa que eu nem imaginava..rs... veleu mesmo pelas dicas

Bom terminei os testes e consegui uma solução bem próximo do que preciso. Só para "fecharmos esse caso" vou descrever brevemente o que foi feito depois da nossa útlima conversa.

1 - proto-board não é referência..rs. eu sabia que ele inseria ruído dependendo do que estava perto do que. Tomei coragem e remontei tudo deixando as conexões entre componentes o mais perto possível, inclusive diminuindo o tamanho dos terminais. Por exemplo, montei um bloco com o LM1036 e todos os componentes de polarização, desacoplamento, etc tudo próximo. Montei um outro bloco com o amplificador e assim por diante.

2 - coloquei dois filtros passa-baixa em cascata entre o processador e o "equalizador"

3 - Na minha fonte coloquei um capacitor cerêmico de 0,1uF na saída em paralelo com o de 47uF. Melhorou um pouco o ruído na alimentação

4 - Fiz uma caixa acústica para o emu alto-falante.... pode ser de papelão mesmo, que já ajuda pra caramba

Bom é isso ai gente. Como diriam os Mythbusters: "Mito desvendado!"..rs

Muito obrigado a todos que participaram e até a próxima.

Abraços
"Quem come de tudo, está sempre mastigando"
lrfad2
Byte

Anterior

Voltar para ARM