AndreAmorim escreveu:Porém ja deu pra levantar outra duvida, relação custo x beneficios.Atualmente qual seria mais interessante uClinux ou Linux?.... será que abrir mão de MMU e outros recursos que um arm mas robusto pode oferecer,vai me levar realmente no fim das contas a reduzir o custo de um projeto baseado em linux embarcado?...
Assumindo que tudo mais permaneça constante e que a questão seja apenas custos, ou seja ambas as soluções dêem conta do problema e não existam outras limitações técnicas envolvidas, existe uma tendência para redução de custos no hardware com o µCLinux, contrabalançado por uma tendência para aumento de custos com desenvolvimento de software próprio.
Eu disse tendências por quê tudo depende do tamanho do projeto e do quanto você realmente vai precisar desenvolver em software, pois algumas soluções já são atendidas prontamente por software já disponível, e por quê esta tendência na redução do custo com o hardware só poderia ser chamada de regra para um certo volume mínimo de produção, e ainda assim teriam excessões e imprevistos.
Para um projeto pequeno e que requeira um certo desenvolvimento em software, ou até mesmo que requeira uma certa certificação de qualidade, eu não vejo o µCLinux como uma alternativa competitiva pois o tempo de desenvolvimento e testes será maior (o uso da MMU te permitiria acelerar o debug e a política de testes, se você tiver uma), e existe software pronto de nível mais alto disponível para Linux cujo port pra µCLinux é inviável.
Eu digo isto tudo também pois o µCLinux não é um sistema embarcado tão light, ele fica no meio termo: requer uma quantidade de flash e ram que via de regra os microcontroladores de mais baixo custo não oferecem, e dispensa a MMU; Como já foi mencionado, nesta faixa de preço começam a aparecer os µCs já com MMU, e em alguns casos com soluções com grande capacidade de flash e ram, o que permite rodar o Linux full com tranquilidade.
Via de regra, o que vai mandar na questão custos é a quantidade: você precisa ter uma referência de consumo em unidades finais, e calcular quanto tempo você consegue ter retorno sobre os custos de desenvolvimento das varias opções de projeto, e a partir daí (ponto do zero a zero), qual o lucro obtido e em quanto tempo. Em alguns casos você vê facilmente que não conseguiria vender aquele certo número de unidades que tornaria uma alternativa viável, e já a descarta, noutros casos é mais complexo.
Não há regra que dê conta de todos os problemas pelo menor custo (e custo pode ser medido de várias formas, não só em dinheiro, as vezes o maior custo é o tempo empregado até obter a solução), vai depender muito da tua necessidade específica.