NXP LPC236x + Ethernet PHY

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

NXP LPC236x + Ethernet PHY

Mensagempor polesapart » 09 Out 2008 12:43

Pessoal,

Tenho um projeto em fase de orçamento que terá um LPC 236x e ethernet.

Estou na dúvida quanto a seleção do dispositivo PHY para interface ethernet, basicamente sobre disponibilidade de mercado e componentes auxiliares. Me indicaram o 78Q2123, alguma dica? Vi que ele precisa de um transformador 1:1 e aparentemente vou ter que importar (é confiável/viável financeiramente fazer estas coisas aqui?).

Eu como pilhas tcp/ip no café da manhã mas hardware não é meu forte, qualquer dica é bem vinda...
polesapart
Byte

Re: NXP LPC236x + Ethernet PHY

Mensagempor msamsoniuk » 09 Out 2008 13:02

pq vc nao usa um microcontrolador com PHY integrado ?

polesapart escreveu:Pessoal,

Tenho um projeto em fase de orçamento que terá um LPC 236x e ethernet.

Estou na dúvida quanto a seleção do dispositivo PHY para interface ethernet, basicamente sobre disponibilidade de mercado e componentes auxiliares. Me indicaram o 78Q2123, alguma dica? Vi que ele precisa de um transformador 1:1 e aparentemente vou ter que importar (é confiável/viável financeiramente fazer estas coisas aqui?).

Eu como pilhas tcp/ip no café da manhã mas hardware não é meu forte, qualquer dica é bem vinda...
msamsoniuk
Dword

Mensagempor polesapart » 09 Out 2008 13:45

Marcelo Samsoniuk escreveu:pq vc nao usa um microcontrolador com PHY integrado ?

Bom, eu selecionei o 236x por que é item de estoque aqui e tem um controlador MAC integrado, e PHY tem bastante fornecedores (ta aí inclusive parte da minha dúvida, não sei qual escolher).

Mas pra este projeto específico não seria uma idéia ruim um com PHY embutido, aceito sugestões. O firmware vai ser simples, nada muito robusto e de hardware só vou precisar de ethernet e um bocado de GPIOs.

O LPC 2364 me custa +/- uns US$ 11 na porta da empresa, com impostos, aquele PHY que citei vai sair por uns US$ 3,50, ambos valor unitario pra uma aquisição inicial de 30 unidades. Alguma idéia?
polesapart
Byte

Mensagempor Rodrigo_P_A » 09 Out 2008 14:30

Oi, desculpe fugir do assunto, mas por favor, se você puder, me indica onde você vai comprar esse chip PHY por US$3,50 e em multiplos de 30. eu estou procurando um chip PHY com um preço bom assim, e num encontrei em nenhum local.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor polesapart » 09 Out 2008 15:28

Rodrigo_P_A escreveu:Oi, desculpe fugir do assunto, mas por favor, se você puder, me indica onde você vai comprar esse chip PHY por US$3,50 e em multiplos de 30. eu estou procurando um chip PHY com um preço bom assim, e num encontrei em nenhum local.

Bom, obtive uma cotação do 78Q2123 por +/- US$ 1,80 numa loja lá fora, provavelmente foi na mouser ou na arrow, não lembro qual.

Entrava neste preço a partir de 25 unidades, mas eu desconsiderei o valor do frete neste cálculo pq eu cotei junto com outras coisas que eu já terei que trazer e o frete não sofreria acréscimo (a forma correta de calcular seria colocar a proporção desta compra com relação aos outros itens, mas de qualquer forma dava +/- US$ 1.90).

Desconsiderando o frete, com impostos ia dar +/- US$ 3,50, um pouco menos se a empresa não cobrar taxas pra fazer o desembaraço na alfândega, mas normalmente cobram.

Mas não tem muito choro, considerando o frete, trazer só as 30 unidades sairia quase 10 dólares por peça, o frete dá mais que o dobro que o valor das peças. Provavelmente compensaria comprar por aqui mesmo, só que neste caso eu é quem pediria uma referência de onde :-)

Outra coisa é que, como eu falei, esse integrado pede mais um trafo. Normalmente essas coisas são chatas, tem que ser de ferrite, sei lá, é capaz de sair mais um dólar cada encrenca dessas, sem impostos, hehe.

No datasheet de outros PHY que vi só pedia aquele filtro de ferrite, pelo que vi tem alguns conectores que já vem com eles (e com os leds) e não são absurdamente caros. É claro que com o dólar subindo do jeito que tá tudo fica meio caro hehe.

É um saco projeto que não tem escala, preciso dar uma de pão duro nos materiais, deste vai sair mesmo umas 30 unidades/ano ...

Abraços!
polesapart
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 09 Out 2008 21:55

ah, mas se vc quer baixo custo esqueca componentes integrados, alex!

fica um projeto mais limpo e coerente, mais isento de falhas e facil de implementar, mas infelizmente tanto um mcu+phy quanto um rj45+trafo+led vao custar mais caro quando comparados com os precos dos componentes separados.

apesar de permitir uma maior qualidade, nao eh isso que eleva o preco, e sim o volume: os componentes separados tem maior probabilidade de ter venda combinada com outros componentes, entao temos um volume maior e custo menor.

uma outra opcao eh vc parar de trabalhar para gente pobre! hehehe ;D
msamsoniuk
Dword

Mensagempor MarcusPonce » 09 Out 2008 23:31

Este é um dado muito importante: 30 unidades/ano. Ou seja, se você economizar US$1,00 por placa fará a economia de US$30,00 por ano.

Não sei se você mesmo montará as placas, mas veja que a pequena quantidade torna mais caro a montagem e também a PCB (os fotolitos vão fazer diferença também). Até mesmo ficar telefonando em busca de um componente que ficou difícil de encontar poderá gera um custo por placa mensurável.

Mas creio que preço de venda das placas montadas será em grande parte para cobrir o desenvolvimento. Então, se me permite, deveria ser feito o projeto da maneira que for mais rápida e segura, usando componentes que você já conhece. Ou pelo menos já tem um Application Note com os componentes, se tiver algum código junto melhor ainda.

O Samsoniuk escreveu defendendo a abordagem com componentes menos integrados com uma argumentação correta a favor do custo deles que tende ser mais baixo. Por outro lado, assim serão mais componentes para soldar (certamente manualmente) e a PCB vai ficar maior.

Pois é, baixa produção tem estes inconvenientes mesmo.

Sobre a sua pergunta na primeira mensagem relativa ao trafo de 1:1 a resposta é que o normal é comprar pronto, importado.
MarcusPonce
Byte

Mensagempor polesapart » 10 Out 2008 16:00

Antes de mais nada, obrigado a todos pelas dicas, estão sendo de grande valia.

Bom, eu resolvi pesquisar que µCs seriam fáceis de encontrar com PHY integrado. Não limitei minha pesquisa à nenhuma arquitetura ou fornecedor, e o que encontrei com melhor preço foi um ARM da Luminary. A diferença de preço ficou em torno de um dólar, mas ainda não descobri se precisa do trafo, se não for o caso está no empate, com vantagens na dimensão da placa, o que é interessante.

Vou dar uma pesquisada mais a fundo e depois posto mais detalhes.

Marcelo, deixar de trabalhar pra pobre? Onde eu assino?

O problema é que este projeto é pra uma grande empresa, só que indiretamente. Intermediários embolsam o lucro, estou na base da pirâmide, pago pra trabalhar, sabe como é. hehehe.

Abraços!
polesapart
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 10 Out 2008 18:52

hahaha vc podia assinar um cheque para me pagar uma pizza! :D

bom, existem configuracoes mii-to-mii e phy-to-phy em que vc nao precisa utilizar trafos. mas isso se aplica apenas no caso de arquiteturas orientadas a sistemas e sub-sistemas, onde normalmente vc tem diversos sub-sistemas interconectados atraves de um backplane. no lugar de usar um bus paralelo como vme ou pci, utiliza-se ethernet.

mas nesse caso todos os sub-sistemas estao eletricamente interconectados e o sistema como um todo provavelmente esta fechado em um caixa metalica. jah para conexao de sistemas independentes, possivelmente por um cabo metalico, acho que nao tem como fugir do trafo, pois os sistemas podem nao estar eletricamente interconectados e o cabo fica exposto, transmitindo e recebendo interferencia externa.

talvez este pdf de uma ideia melhor de como funciona e como selecionar um trafo para sua aplicacao:

http://www.ceetus.com.cn/paper/Function ... netics.pdf

de qq forma, eu acho que eh mais para saber o que esta fazendo mesmo hehehe a dica mais certeira ainda eh pegar um conector RJ45 com trafo e led integrado, pq assim vc garante nao apenas que esta usando um trafo corretamente dimensionado para a sua aplicacao, mas tambem vai integrar 4 componentes discretos em apenas um! :)
msamsoniuk
Dword

Mensagempor pbernardi » 10 Out 2008 19:08

polesarp, você está tentando economizar U$ 30,00 no projeto?

Uma pergunta retórica (não precisa responder, só pra pensar): quanto vale um dia de trabalho seu?

Para volumes baixos assim, se for algo pra empresa mesmo, me parece mais recomentdável comprar um kit pronto e só fazer o rerroteamento. Vc economiza em horas de roteamento, retrabalho, montagem, custos de PCBs (já que invariavelmente a gente nunca acerta uma PCB razoavelmente complexa de primeira :) ).

Melhor ainda se for um kit de desenvolvimento que venha com um software muito simililar a sua aplicação. Ganha mais $, já que o custo (tempo) de desenvolvimento de SW é menor.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor polesapart » 13 Out 2008 19:37

pbernardi escreveu:polesarp, você está tentando economizar U$ 30,00 no projeto?

De certa forma, sim, estou :-) Leia abaixo.

pbernardi escreveu:Uma pergunta retórica (não precisa responder, só pra pensar): quanto vale um dia de trabalho seu?

Bem mais que isto. Só que preciso justificar a escolha dos componentes, apresentar duas ou três opções e dizer por que preferi uma com relação as demais. Inclusive não escolhi a mais barata, minha indicação está sendo pra opção mais integrada mesmo, dado o ganho no espaço físico da placa (o projeto tem restrições de tamanho físico, eu é que ainda sou leigo nessa coisa de hardware e não atendi este requisito deste o princípio). Mas não se preocupe, que estou ganhando pela proposta e o projeto (e este ao menos por enquanto ainda é sustentável), eu estava brincando quando disse que pago pra trabalhar hehe :)

pbernardi escreveu:

Para volumes baixos assim, se for algo pra empresa mesmo, me parece mais recomentdável comprar um kit pronto e só fazer o rerroteamento. Vc economiza em horas de roteamento, retrabalho, montagem, custos de PCBs (já que invariavelmente a gente nunca acerta uma PCB razoavelmente complexa de primeira :) ).

Melhor ainda se for um kit de desenvolvimento que venha com um software muito simililar a sua aplicação. Ganha mais $, já que o custo (tempo) de desenvolvimento de SW é menor.

Se fosse pra empresa, eu concordaria em gênero, número e grau. Se eu tivesse urgência em apresentar o projeto, eu concordaria em pelo menos parte. Mas como existem certas premissas e restrições por parte do cliente (excluindo isto, o projeto é super simples), não dá pra pensar nisto, especialmente na parte de SW, normalmente a licença destas demos é meio restrita (embora as demos usando ip sobre ethernet usem quase sempre a lwip e a uip, cuja licença é tranqüila), e isto é algo que o cliente não concordaria.

Mas valeu, aliás, agradeço a todos, eu já consegui coletar praticamente todas as informações que eu precisava. Se o cliente não teimar com nada em particular (sabe como é, as vezes vc só vê vantagens em seguir por um caminho mas o cliente quer ir por outro), provavelmente não perturbo mais vocês.

[]s!
polesapart
Byte

Voltar para ARM