Ferramenta desenvolvimento ARM STM32

Software e Hardware para linha ARM

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Mensagempor Monk » 28 Mai 2008 23:04

Andei lendo em alguns forums gringos que o Keil não funciona com as placas da Olimex.
Tomem cuidado na hora de comprar uma placa de desenvolvimento, procure saber se a IDE que vc irá trabalhar suporta .
Monk
Bit

Mensagempor Rodrigo_P_A » 28 Mai 2008 23:44

Monk escreveu:Andei lendo em alguns forums gringos que o Keil não funciona com as placas da Olimex.
Tomem cuidado na hora de comprar uma placa de desenvolvimento, procure saber se a IDE que vc irá trabalhar suporta .

Acho que o que você quer dizer é que o Gravador da Olimex não funciona no Keil, e não a "placa de desenvolvimento".

Realmente, aquele JTAG da Olimex, é via Porta paralela, ele é bem barato, mas eu nunca consegui fazer ele funcionar direito no Keil.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Monk » 29 Mai 2008 08:42

Não, estou falando da placa de desenvolvimento em si.

Eu estava dando uma olhada no manual da placa STM32-P103, e lá lista os softwares de desenvolvimento OpenOCD, IAR e Crossworks, mas não cita o Keil.

Achei estranho e resolvi pesquisar, se as pessoas conseguim usar com o Keil. E então achei esse tópico no forum da Keil.

O cara que abre o topico fala que com o ULINK não funciona.
Outro fala que que com ULINK2 não funcionava. Então ele tirou uns resistores da placa e passou a funcionar.
Um terceiro cara fala que com ULINK não vai de jeito nenhum, nem mechendo na placa.
No final o cara que abriu o tópico diz que funciona com ULINK2, mas não deixa claro se ele mechou na placa dele.

EDIT: Consertei o link do topico.
Editado pela última vez por Monk em 29 Mai 2008 09:11, em um total de 1 vez.
Monk
Bit

Mensagempor Rodrigo_P_A » 29 Mai 2008 08:45

Agora eu entendi.

coisas da eletrônica.

Eu uso o J-LINK, ULINK1 ULINK2 e ULINK ME e nenhum apresenta problemas.

pode ser algum resistor incorreto na placa da olimex mesmo.
Rodrigo_P_A
Dword

Mensagempor Maia » 29 Mai 2008 17:59

Pro Jeff e mais quem quiser uma plaquinha que fiz no EAGLE.

http://mihd.net/jskizx

Imagem
Maia
Byte

Mensagempor jeff » 29 Mai 2008 20:07

Oi Maia, muito legal sua placa, mas o link nao abre!
abraços
jeff
Byte

Mensagempor Maia » 29 Mai 2008 22:09

Maia
Byte

Mensagempor jeff » 29 Mai 2008 22:41

Obrigado Maia, vou baixar o eagle pra ver
abraços
jeff
Byte

Mensagempor jeff » 19 Jun 2008 01:15

Como o colega Maia disponibilizou o layout da placa do ARM CORTEX-M3 pra usar, e eu tentei fazer pelo metodo do papel glossy e ferro de passar, mas por causa do TQFP64 nao obtive bons resultados, resolvi mandar fazer industrialmente, entao como o pedido minimo é 10 placas, gostaria de ver se tem alguem interessado em dividir o custo de produçao?
Quanto o ARM eu pedi amostra e a ST me enviou 02 peças, entao creio que nao seja dificil vcs receberem tb.
Quem quiser me contacte.
Abraços,
Jefferson
jeff
Byte

Mensagempor jeff » 17 Set 2008 01:19

Alguem esta usando a placa do STM32 da Olimex??
jeff
Byte

Mensagempor Monk » 17 Set 2008 08:14

Eu estou usando as placas da olimex. Tanto a STM32-P103 como a STM32-H103.
Uso com o JTAG da propria olimex, ARM-USB-TINY.
E estou usando a IDE Rowley Crossworks.
Monk
Bit

Mensagempor jeff » 17 Set 2008 21:07

Oi Monk,
eu comprei essa STM32-P103 e tentei gravar com um JTAG paralelo da placa do ARM STR711 da placa da ST "made in Brazil", mas nao funcionou nem no IAR, nem no Crossworks.
Vc sabe se o ulink funciona ou o j-link, ou algum generico?Pq senao irei comprar o JTAG USB OCD.
Se vc tiver msn, me add para conversarmos: jeffesmagal@hotmail.com
Abraços
jeff
Byte

Mensagempor Monk » 17 Set 2008 23:11

Pro ARM-USB-TINY funcionar eu tive que trocar uma configuração no crossworks, troquei "nTRST Open Drain" de "Yes" para "No"
Pro Wiggler(Seu JTAG provavelmente é um clone do Wiggler) tem uma opção parecida lá no Crossworks. "Invert nSRST". Tenta mecher lá.

Esses JTAG´s USB de ARM são uma complicação só, eles costumam ser amarrados a uma IDE especifica e pronto. Ou seja.... Ulink só no Keil, Jlink só no IAR, Rlink só no Rasonaice, CrossConnect só no Crossworks.
E até pouco tempo esses da Olimex só com OpenOCD(Eclipse)
Só recentemente o Crossworks começou a suportar mais algums. Dizer que o IAR tem planos de começar a suportar tambem, mas vai saber quando.

Já dizerem em outros forums que dá pra fazendo um monte de coisa dá até pra botar funcionar o USB-Tiny no Keil e no IAR, mas não fica uma coisa muito confiavel. E ferramenta de debug tem que ser confiavel.

Não pesquisei muito sobre o suporte do Wiggler pois não me interessava um JTAG paralelo, mas acho que é Keil e IAR suportam sim. Procura alguma coisa no forum da sparkfun, na lista do yahoo lpc2000 e no forum da ST. São ótimas fontes de informação.

No final das contas, optei por usar a IDE Crossworks exatamente porque ela suportava o USB-Tiny. Os outros JTAGS USB são muito caros.
Monk
Bit

Mensagempor Monk » 19 Set 2008 14:13

Eu estou achando o STM32 muito bom.
Monk
Bit

Mensagempor Rodrigo_P_A » 28 Dez 2008 09:44

Monk escreveu:Pro ARM-USB-TINY funcionar eu tive que trocar uma configuração no crossworks, troquei "nTRST Open Drain" de "Yes" para "No"
Pro Wiggler(Seu JTAG provavelmente é um clone do Wiggler) tem uma opção parecida lá no Crossworks. "Invert nSRST". Tenta mecher lá.

Esses JTAG´s USB de ARM são uma complicação só, eles costumam ser amarrados a uma IDE especifica e pronto. Ou seja.... Ulink só no Keil, Jlink só no IAR, Rlink só no Rasonaice, CrossConnect só no Crossworks.
E até pouco tempo esses da Olimex só com OpenOCD(Eclipse)
Só recentemente o Crossworks começou a suportar mais algums. Dizer que o IAR tem planos de começar a suportar tambem, mas vai saber quando.

Já dizerem em outros forums que dá pra fazendo um monte de coisa dá até pra botar funcionar o USB-Tiny no Keil e no IAR, mas não fica uma coisa muito confiavel. E ferramenta de debug tem que ser confiavel.

Não pesquisei muito sobre o suporte do Wiggler pois não me interessava um JTAG paralelo, mas acho que é Keil e IAR suportam sim. Procura alguma coisa no forum da sparkfun, na lista do yahoo lpc2000 e no forum da ST. São ótimas fontes de informação.

No final das contas, optei por usar a IDE Crossworks exatamente porque ela suportava o USB-Tiny. Os outros JTAGS USB são muito caros.

Sei que estou atrasado hehe, mas o J-LINK funciona na maioria das IDEs
Rodrigo_P_A
Dword

Anterior

Voltar para ARM