Layoutista no RJ

"Comercio" de componentes entre foristas

Moderadores: 51, guest2003, Renie, gpenga

Layoutista no RJ

Mensagempor fender » 18 Ago 2008 19:30

Pessoal, alguém conhece algum layoutista que more aqui no Rio de Janeiro?

Preferência na cidade do RJ.

Abraços

Humberto
fender
Byte

Re: Layoutista no RJ

Mensagempor andre_luis » 18 Ago 2008 23:42

Eu.

Na verdade, sou projetista, mas que faço minhas próprias placas, sobretudo quando possuem altas restriçoes de tamanho ou isolação e blindagem.

A propósito, trabalho na Barra, e moro próximo.

Mas, se quizer algo mais 'normal' a um custo padrão de mercado, posso indicar um rapaz, chamado Paulo Filadelfo, que é conhecido por toda a industria carioca relacionada ao ramo da eletronica.

Manda um Private...

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor veioloko » 19 Ago 2008 07:44

Desculpem o OFF mas é impressão minha ou LAYOUTISTA esta virando um cargo tipo técnico eletrônico, tecnico mecanico, desenhista, etc?!

Pra mim é meio estranho Layoutista, é uma combinação meio estranha, até bizarra...

Trabalho com desenhos de pcb....estou como desenhista projetista...normalmente dado a quem meche com desenhos mecanicos...
vai entender....
veioloko
Byte

Mensagempor andre_luis » 19 Ago 2008 08:37

Minha opinião :

Tanto para a área de mecânica como de eletrônica, existe a diferença entre o Desenhista (=Layoutista) e o projetista.

O caboclo que faz suportes mecanicos sem articulação, sem calculo de esforço e o escambáu é meramente um desenhista; Já o camarada que calcula esforço mecanico, torção, extrusão e tem experiencia prática com execução de fabricação, esse sim é projetista.

De modo análogo, quando eu não fazia Layout, havia muita jente sem sequer ter formação técnica que desenhava placas. Obviamente, assistido pelo projetista que sabia das condições e restrições do projeto. O projetista de placas, deve ter noção da dificuldade da mantagem, da disposição dos conectores e dissipadores para fora da placa, noção da tecnologia de confecção da PCI (e assim impor as regras de distancias), deve saber interpretar um esquemático para saber da espessura das trilhas, se essas trilhas devem ter mascara de solda, da distancia entre trilhas em função do potencial eletrico de cada net, bem como barramentos potencialmente perigosos (reles e solenoides), etc, etc...

Então, pra resumir, quendo se trata de um projeto que envolva algum risco de dar caca, eu mesmo prefiro fazer minhas placas. Decidi isso depois de contratar o serviço de um Layoutista que cometeu dúzias de erros numa placa.

É isso.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 19 Ago 2008 10:37

Faço todo o layout na mão e mando para a empresa GIGA(Que fica aqui no Rio) ou então mando direto o esquemático e eles fazem o resto. O trabalho é excelente, porém um pouquinho caro, mas vale o custo-benefício.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor joao.atibaia » 19 Ago 2008 11:39

Esticando o off...

Já trabalhei em empresas onde havia o desenhista projetista eletrônico e o mecânico, assim como já fui desenhista layoutista, desenhista técnico, apenas layoutista.

Ainda continuo na área de pcb, mas hoje estou registrado como técnico eletrônica.
joao.atibaia
Nibble

Voltar para Troca-se/ Procura-se/ Ofertas