LM2576 aguenta os 3A alegados?

Componentes, Dispositivos, Equipamentos, etc...

Moderadores: 51, guest2003, Renie

Mensagempor Msconfig » 09 Ago 2008 16:24

Chegou a PCI e o indutor, que não mudou em nada comparado ao que eu havia feito. Vou pedir um toroide da Toroid para ver qualé...

Fotos HDTV da pci:

Imagem

Imagem
Msconfig
Byte

Mensagempor MOR_AL » 10 Ago 2008 16:24

Olá pessoal!
Bom. Como não possuo a biblioteca do LM2576, fiz a simulação de um circuito que se comporta aproximadamente como ele para visualizar suas formas de onda de corrente no indutor (iL1) e tensão de saída (V0).
O circuito foi projetado meramente para observar o comportamento da parte de potência. Não foi otimizado e nem é prático de ser montado. Aliás, a potência dissipada no mosfet deste circuito é proibitiva.
A tensão de entrada é de +12V e a tensão de saída é de 5,0V sobre 3A.
O circuito pode ser visualizado no link:
http://rapidshare.com/files/136350277/C ... A.JPG.html
Os primeiros milissegundos, logo após a energização, podem ser visualizados no link:
http://rapidshare.com/files/136350873/G ... l.JPG.html
O eixo da corrente é apresentado mais à esquerda. O gráfico da corrente está mostrado em verde.
O eixo da tensão é apresentado junto ao quadriculado.
O gráfico da tensão está mostrado em vermelho.
Observe a limitação de corrente atuando nos dois primeiros milissegundos.
Detalhes da forma de onda da corrente sobre o indutor e tensão de saída podem ser visualizados no link:
http://rapidshare.com/files/136351139/G ... e.JPG.html
O software usado na simulação (bem simples e fácil de se trabalhar) foi o Simetrix/Simplis da Catena ( http://www.catena.uk.com/ ), disponível para download na versão limitada.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 13 Ago 2008 09:44

Coloquei 2 diodos e o ruido na saida reduziu pela metade, este pico que está aparecendo é proveniente do chaveamento, ou seja, aparece na frequencia de 52khz. Mudei de indutor e o ruido não sumiu, pode ser a placa também, vou testar meu projeto, depois eu corro atrás da solução deste ruido.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 13 Ago 2008 13:57

Acho que descobri o problema, quando aterro as duas ponteiras do osciloscópio some o ruido. PQP, não acredito.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 13 Ago 2008 19:48

Olá Jorge_Francisco.

O terra da ponteira do osciloscópio tem que ficar próximo à ponta medidora. As vezes eu enrolava o fiozinho terra em volta da ponteira, para evitar formar uma espira maior com núcleo de ar, próximo aos componentes magnéticos.
Se o dissipador não estiver conectado ao terra, também pode ocasionar o aparecimento de mais ruído. Quando possível, eu encosto o dedo no dissipador para ver se os picos de ruído na saída diminuem. Estou me referindo aos picos e não ao ripple normal na saída. Este último é grandemente influenciado pela Resistência em Série Equivalente nos eletrolíticos de saída. As vezes é melhor substituir um único eletrolítico de saída por dois ou mais em associação paralela. A Indutância Série Equivalente diminui. Por fim há diferença na qualidade dos eletrolíticos entre fabricantes.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Alexandro » 14 Ago 2008 20:41

Puts, com esses problemas q vcs tao tendo eu vou desistir desse chip :(

Bom agora vou tentar utilizar esse mesmo ja q ele esta disponivel aki no Brasilsilsil..
Me falem mais dos problemas com esse CI !

Valew.
Alexandro
Byte

Mensagempor guest2003 » 15 Ago 2008 07:32

Onde tem ? e por quanto ?

grato
http://www.sethi.com.br (Institucional)
http://www.sethi3d.com.br (Impressoras 3d)
http://www.sethi.com.br/blog (Blog Impressoras 3d)
guest2003
Word

Mensagempor Jorge_Francisco » 15 Ago 2008 12:46

Meus problemas já foram resolvidos, na verdade o CI é super facil de usar, o F*** é mandar fazer a p*** do indutor por um preço e qualidade boa. Usei o indutor toroidal e funcionou bem para corrente de 1,2A, usei um indutor de 330uH comum e funcionou bem para corrente abaixo de 1A. Como não sou entendido, só pude experimentar na prática, não sei quais consequencias de se deixar este indutor comum ao invés do toroide, lembrando que para correntes abaixo de 1A.

Comprei na SQUIB, não lembro o preço.

Abraço.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Alexandro » 15 Ago 2008 13:45

Jorge, mas vc testou com pelo menos 2A de carga ? Será que o conjunto desse indutor e CI conseguem chegar a isso ? No caso 5vdc.
Alexandro
Byte

Mensagempor fabim » 15 Ago 2008 13:52

tava olhando o data desse LM.
Pelo jeito tem CACAS, pra dar perecutecu nos 1A.

Tensão Source.
L maxima.
Pode acontecer que o Max Ton do LM versus o Vsource, em consequencia disto o maletito não consegue manter a tensão de saida.

Tipo assim, ele ja atingiu o Maximo Ton, a tensão da entrada é de 12V por exemplo, com carga de saida de 1.2A em 5V, que esta dando 3.8V, 2.8V.
Experimente fazer o seguinte, com isso você vai tirar a prova se é o indutor que esta com valor sobre dimensionado em indutância.

Ligue este circuito em uma fonte variavel, nos ditos por exemplo 12V, ligue uma carga de 5R na saida pra dar 1A.
Verifique a tensão sobre o resistor, para 12V, depois para 8 por exemplo e depois vá subindo até uns 17V.
Lógica, se para 12 a tensão esta abaixo do esperado com 1A, e com 17V a tensão sobre 1A esta correta, quer dizer que o indutor esta acima do maximo permitido para o range de V source.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Msconfig » 15 Ago 2008 15:27

Boa dica, Fabim.

Eu acho que pequei no lay-out das placas (foto acima), mas quando chegarem os indutores e faço esse teste.

No meu caso eu uso 2 LM2576T-ADJ, um para 5V e um para 12V. Ambos alimentados com 27. Nesse caso, pelo datasheet os indutores tem que ser de 100 e 150uH.
Msconfig
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 15 Ago 2008 19:56

Muito boa a informação fabim, irei testar e te digo no que aconteceu, só poderei dizer se funciona bem, quando interligar tudo e ver qual será a corrente, por enquanto estou só testando.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor MOR_AL » 16 Ago 2008 00:24

Olá.

O negócio é o seguinte:

1 - Tentei projetar o indutor de 150uH com um núcleo toroidal, com o único manual de que disponho (o da Thornton). O problema é que eles têm uma permeabilidade relativa muito alta. Isso significa que a tendência é de saturar. Ou seja, a medida que a corrente de carga aumenta, o fluxo magnético aumenta a ponto do ferrite entrar na região de saturação e tudo se passa como se não houvesse ferrite. Isso ocasiona a redução do valor da indutância do indutor, e consequentemente, um aumento brusco e descontrolado da corrente. A tensão de saída deixa de ficar regulada. Acho que este CI possui um limitador de corrente, sendo assim, ele não fica trabalhando em seu estado normal.
2 - Há fabricantes, no exterior, que vendem o ferrite já com diversos valores de permeabilidade, dentre eles o que é necessário para esta aplicação. Mas importar poucas quantidades já é difícil e as vezes inviável, por outro lado, a experiência mostrou que após a montagem, se descobre que o núcleo ideal é um outro, sendo necessária nova importação. Havendo a possibilidade de se importar o núcleo, deve-se seguir o procedimento de obtenção do indutor que o manual fornece.
3 - Há uma outra possibilidade de se obter este indutor. Usando núcleo de ferrite com gap. O papel do gap é de diminuir a permeabilidade do núcleo do indutor, visto que o percurso magnético no indutor contém o gap (não magnético). Esta solução se baseia em adquirir o núcleo aqui do Brasil.
Há dois fatores negativos nesta solução.
a) O material do núcleo apresenta uma perda maior que o normal para a frequência de oscilação do CI (por volta de 52kc/s). Uma saída para este inconveniente seria sub-utilizar o núcleo, fazendo ele trabalhar com uma densidade do campo magnético menor. Isso implica em se aumentar o tamanho do núcleo.
b) Com a inclusão do gap no percurso magnético, a produção de ruído eletromagnético pelo indutor é bem maior que para a solução com núcleo toroidal. Provavelmente será necessário blindar este indutor com uma tira de folha de cobre envolvendo o núcleo pelo seu exterior.

Disponho de alguns núcleos nacionais aqui comigo. Vou calcular este indutor e se eu tiver o núcleo necessário para este indutor, eu vou montar e testar. Caso dê tudo certo eu posto aqui a receita de como montá-lo.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor CCandido » 16 Ago 2008 12:59

pela logica todos step-down abacaxi mesmo para filtrar
nao seria o caso de usar 2 intdutores
1 para o 52khz
1 para picos de a frequencia deve ser bem mais elevada....
imagino que se pudece medir a frequencia dos picos seria mais facil
montar um filtor so pra elas
CCandido
Byte

Mensagempor MOR_AL » 16 Ago 2008 14:06

Olá!
Finalmente, após umas 5 horas, terminei de calcular o bendito do indutor. :x
Como fiz muitas contas (cerca de 40 ou mais), a probabilidade de eu ter cometido um erro no meio do caminho não é desprezível, apesar de ter conferido cada uma delas. :?: Sabe como é né, precisa ter outra pessoa para conferir, caso contrário a gente passa por ele e nem percebe o erro cometido. :?:
Vou ver se tenho o material e tentar montar o indutor. :arrow:

CCandido.
Você está certo! O que se faz é acrescentar filtro LC (passa-baixa) após a saída da fonte. Este filtro é composto por um indutorzinho toroidal no fio de saída de V0 (normalmente com apenas uma espira) e um capacitor para o terra. A frequência de corte superior deste filtro é bem maior que a frequência de corte do filtro LC original. A finalidade é de se retirar os tais picos (quase que impulsivos) presentes neste ponto.
PS: O ponto de monitoração da tensão para o divisor resistivo de realimentação fica entre estes dois filtros, e não após os dois.
MOR_AL
MOR_AL
Dword

AnteriorPróximo

Voltar para Componentes\Equipamentos Eletrônicos