por MOR_AL » 06 Ago 2008 18:09
Olá Controladores. Tudo bem?
Quando me referi a "futuros desentendimentos" quis dizer que, sem as especificações de projeto bem definidas, o cliente pode estar imaginando um equipamento e o projetista outro. Ambos não estariam "vendo" o que o outro pensa.
Não pretendi incluir o relacionamento cliente-projetista na equação. Só pensei em dar uma dica para você obter o que deseja a um custo apropriado.
As especificações são importantes também, porque mostrando exatamente o que você deseja, é possível se fazer uma proposta com o custo mais de acordo com projeto.
O Veioloko também levantou o outro ponto que eu me referí. Um controle PID deve ser ajustado para todo o loop, incluindo o ambiente em que se deseja controlar a temperatura. Ou seja, ele deve ser de alguma forma ajustável, uma vez que cada usuário possui o seu ambiente (forno).
Outro detalhe. É praticamente impossível controlar a temperatura em todo o abiente. Você consegue controlar a temperatura na região próxima ao sensor. O que é feito é aceitar-se uma variação de temperatura tanto junto ao sensor como no ambiente com a temperatura controlada.
Na verdade, teoricamente, para um perfeito controle da temperatura (erro nulo da temperatura, erro nulo da variação da temperatura e erro nulo da segunda derivada da temperatura), o seu sistema deveria ser do terceiro tipo, terceira ordem. Os 3 polos deveriam partir da origem do root-locus e a medida que o ganho do sistema fosse ajustado, deveriam migrar para o semiplano lateral esquerdo. Um polo real e dois complexos conjugados formando um ângulo de + e - 45 graus com o semi-eixo real negativo.
Este projeto custaria bem mais que algumas dezenas de milhares de reais.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain